Alguém converteu a álcool...

Trancado
Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Alguém converteu a álcool...

Mensagem por Rorion »

Galera do Rio,

Alguém já converteu o carro a álcool simplesmente trocando o chip, ou seja sem mexer em mais nada no motor.
Se sim, já rodam a qnto tempo e qual o feedback dessa conversão: carro vive engasgando, desregulando, houveram quebras de peças, ou algo mais relevante. E coisas positivas da conversão.
Seria de grande valia um parecer da galera q já roda a mais de 1 ano.
Abraço e aguardo retorno dos amigos conterraneos.

P.S: lancei a questão no forum geral mas até o momento não obtive resposta.


Luciana_Rocha
:: Moderador ::
Mensagens: 2687
Registrado em: Domingo 04 2004f Julho 2004 10:16:27 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Luciana_Rocha »

Bem....

no meu entender nao deve fazer muito bem pro carro nao....
Tanto q ate mesmo os carros flex as pessoas falam pra nao andar muito tempo em um tipo de gasolina e depois mudar pra outra, pois o carro " se acostuma" com o combustivel q tah usando...
Ate pq um tem um combustivel q é mais corrosivo que o outro...

Sei lah...
soh uma opiniao...
rrsds
Imagem


wilane
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quinta-feira 24 2006f Agosto 2006 05:29:53 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wilane »

Rorion escreveu:Galera do Rio,

Alguém já converteu o carro a álcool simplesmente trocando o chip, ou seja sem mexer em mais nada no motor.
Se sim, já rodam a qnto tempo e qual o feedback dessa conversão: carro vive engasgando, desregulando, houveram quebras de peças, ou algo mais relevante. E coisas positivas da conversão.
Seria de grande valia um parecer da galera q já roda a mais de 1 ano.
Abraço e aguardo retorno dos amigos conterraneos.

P.S: lancei a questão no forum geral mas até o momento não obtive resposta.
Olha só amigão, estou rodando com meu corsa a álcool a 2 meses. Coloquei o módulo flex e mais nada.
Sobre as peças vários mecânicos já disseram, e uma galera aki do CC também, que nos corsas 97 pra cima não faz diferença, porque as peças do motor são as mesmas dos carros flex. Tanto é que se você for comprar uma peça do motor do carro a gasolina e outra de carro a flex, a numeração da peça é a mesma. Portanto não há corrosão nem nada disso. Você tem que tomar cuidado é com a bomba de gasolina, que é diferente para carros a alcool e a gasolina.
Nas bombas para carro a gasolina existe um sensor que fica em contato com o combustível. Se você colocar álcool com a bomba para gasolina, o álcool cria tipo um "borro" nesse sensor, e isso estraga a bomba. Nas bombas para álcool esse sensor não entra em contato com o combustível (alcool). Já me disseram que para não precisar trocar a bomba de gasolina por uma a alcool é só colocar, tanque sim tanque nao, aditivo para flex.
Em relação à potência, quando o carro está frio, ele trepida um pouco, não puxa tanto, mas depois de uns 2 ou 3 minutos volta ao normal, pára de trepidar e fica até mais potente.

Espero ter ajudado um pouco, talvez a galera aí me corrija ou te ajude mais. Abraços!!!!!!!!


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Valeu pelos pareceres Luciana e Wilane.
Estou pensando em converter meu corsa à Álcool, e sei que ele foi concebido para rodar a gasolina, porém já ouvi falar sobre o que o wilane disse: que os anos que antecederam o lançamento dos flex a indústria automobilística já vinha preparando os motores e peças constituintes até porque nossa gasolina possui álcool em determinada proporção.
Minha preocupação é justamente do carro já vir rodando a 5 anos com gasolina e agora converto ele pra rodar só a álcool!!!

Não ouvi ainda relatos de rodagem de por exemplo mais de 1 ano do pessoal na web. Revistas especializadas nem se metem na jogada porque não interesa a eles ($$$), então venho recorrer aos fóruns pedindo opinião de vocês.

O que entra em contato direto com o novo combustível (que eu me lembre aqui...): Tanque de combustível, tubulações, bicos injetores, câmara de combustão, pistões,linha de escapamento (gases da queima). Pelo visto são tudo peças já preparadas para o efeito corrosivo do álcool se formos na premissa de já terem sido previstos essas proteções devido a adição de álcool na gasolina ou mesmo do futuro com os flex. Tem ainda a taxa de compressão que é diferente de motores concebidos a gasolina dos concebidos a álcool e flex fuel.
Ouvi falar também que durante 1 ano após conversão deve-se ter mais atenção com a manutenção principalmente do filtro de combustível e bicos injetores, pois o álcool faz um efeito de limpeza no tanque de combustível que a anos armazena gasolina fazendo com a sujeira se acumule no filtro e se saturado possa transmitir para os bicos sujando-os e deixando o carro com falhas e ou gastando muito (vale lembrar que estamos falando de um carro concebido a gasolina e que já roda a 5 anos com esse combustível). Bem, é o pouco que posso contribuir para essa discussão.
A questão de trocar só um chip é show de bola, claro se o carro não se tornar uma bomba relógio, nesse caso acho que valeria a pena. Mas pra isso precisava de mais relatos que serão bem vindos.
Abraços


wilane
:: Millennium ::
Mensagens: 160
Registrado em: Quinta-feira 24 2006f Agosto 2006 05:29:53 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wilane »

Poisé, vc tem que fazer isso mesmo, porque a pior coisa que tem é fazer algo e depois se arrepender por falta de informação. Bem, só pra ajudar mais um pouco nessa questão, tem outra coisa: o álcool ajuda mais na conservação do motor do que a gasolina, aumentando seu tempo de vida útil. Isso porque na combustão o álcool libera menos calor que a gasolina, esquentando menos o motor, dentre outras coisas...


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

wilane, vc colocou o módulo flex?
mas vc roda com gasolina ou alcool ou mistura em qualquer proporção?
se eu chipar a álcool , teria q no caso do alcool ficar com mais de 70% do preço do litro da gasolina, retirar o chip a alcool e recolocar o chip gasolina original e usar novamente gasolina afim de ter mais economia.
No seu caso o módulo automaticamente identifica o combustível e parametriza os dados?
ou vc possui uma chave no painel na qual vc informa que seu carro está com gasolina ou alcool, ou seja, ou seu tanque possui gasolina na totalidade ou alcool na totalidade. Se é esse o caso, o sistema funciona bem, vc tem ou teve algum problema

Valeu


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Rio de Janeiro”