Fiz a troca no início do ano e agora montei um videozinho bem resumido... Se for útil pra alguém, ótimo.
[TUTORIAL] - Troca da junta do cárter
- Fernando 4100
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O procedimento de limpeza é muito importante... eu uso um estilete para raspagem no bloco e um disco de arame na furadeira para o cárter e da última vez usei a cola Grey 999.
Gostei da dica do parafuso.
Gostei da dica do parafuso.
- gtmski
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Junta e vedante? Porque os manuais de reparação citam dois procedimentos, dependendo do ano... ou é junta ou é vedante... mas entendo seu ponto. Quanto ao vedante, acho mais útil ali um vedante semissecativo ao invés de silicone.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
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Eu sempre achei mais útil uma semissecativa tipo Wurth 814, Tekbond 204, ThreeBond 1104 do que a junta "que sempre vai vazar", mas eu NUNCA testei um silicone.
- gtmski
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O Wurth W814 é para até 0,2 mm de folga. Há o W815 se o camarada quiser exagerar, este cobre até 0,635mm de folga, mas não é semissecativo
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Adaptando essa dica do Fernando, acho ideal usar esses guias sem cabeça em todos as roscas, ou deixar pelo menos uns 2 sem os guias para pode encostar o cárter no bloco.
Dessa forma nenhuma rosca ficaria obstruída e acho que evitaria de mexer o cárter sem querer.
Dessa forma nenhuma rosca ficaria obstruída e acho que evitaria de mexer o cárter sem querer.
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Dois em diagonal são suficientes...
Esse Grey 999 é excelente, seca em pouco tempo... uso ele para o cárter, bomba d'água, suporte da VT... não precisa fazer aquele cordão, basta um filete amassado com o dedo.
Nunca ponho em excesso para não espremer e sobrar para dentro do motor, que é onde mora o perigo de se desprender aos pedaços e entupir em algum lugar... se ocorrer pra fora, sem problemas.
Não sei os outros, mas esse suporta mais de 300°C.
Esse Grey 999 é excelente, seca em pouco tempo... uso ele para o cárter, bomba d'água, suporte da VT... não precisa fazer aquele cordão, basta um filete amassado com o dedo.
Nunca ponho em excesso para não espremer e sobrar para dentro do motor, que é onde mora o perigo de se desprender aos pedaços e entupir em algum lugar... se ocorrer pra fora, sem problemas.
Não sei os outros, mas esse suporta mais de 300°C.
- Manfio
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Como apoio é suficiente, mas o problema é que vai entrar produto nos orifícios dos parafusos ao pressionar o cárter. O segredo nesse caso é aplicar a quantidade ideal. Os mais criteriosos usam até câmera endoscópica automotiva para analisar se entrou produto no cárter.
- Manfio
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O Marin do Garagem 113 odeia colar o cárter do Corsa. Essa junta de borracha/cortiça é um bom para montar, mas já fica o pensamento de quantos anos vai aguentar.
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