[TUTORIAL] - Aviso Sonoro de Farol Aceso

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Wilson
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[TUTORIAL] - Aviso Sonoro de Farol Aceso

Mensagem por Wilson »

Dados Técnicos:

Código DNI: 0410
Nome: Sinalizador acústico de farol aceso


Característica: 3 terminais, cor Cinza, sem suporte, 12 V
Montadora:
GM Opel: 90240665 ou 90464777


FUNÇÃO: Quando se retira a chave do contato, ou ainda esteja ela na posição DESLIGADO o relé recebe o sinal elétrico do PÓS-CHAVE, emitindo um sinal intermitente acústico a fim de alertar o motorista que os faróis estão acessos.

O relé é alimentado com um fio TERRA, um fio alimentação 12V (+) e um fio do PÓS-CHAVE (-).

· Fica na caixa de fusíveis da linha CORSA logo acima dos fusíveis, ficando na TERCEIRA POSIÇÃO.
Imagem

Figura da caixa de fusíveis

· Na linha CORSA que não veio com esse opcional de linha da fábrica o painel de relé está com a fiação invertida.

Imagem
Figura da fiação normal


Imagem
Figura da fiação invertida

· Colocando-se o relé na caixa de fusíveis no 3º soquete da esquerda pra direita como na figura abaixo, ainda sem inverter a fiação, você verá que o relé funciona mas num tom acústico quase imperceptível. Para ouvi-lo será necessário colocar o ouvido bem próximo da caixa de fusíveis e ainda assim com silêncio absoluto.

· Se você quiser testar antes de inverter a fiação, coloque três pedaços de fios nos contatos do relé a fim de se colocar as pontas dos fios no soquete e simular a situação de esquecimento de faróis acesos.

Imagem
Figura do relé com os fios

Note que no desenho o os fios já estão invertidos portanto deverá funcionar corretamente. Se acaso você colocar invertido ou em soquete errado, fique tranqüilo pois apenas não irá funcionar. Nada será danificado.

Funcionou ! ? Ótimo !

Agora vem o procedimento para a inversão dos fios

Retire os parafusos da caixa de fusíveis. Na figura o número 21. Tem dois um de cada lado.

Imagem
Figura com o parafuso n. 21

Antes de puxar o painel de fusíveis verifique se não há nenhuma cinta fixando os fios em alguma parte da carroceria do carro. (No meu caso tinha uma fixando o conector de diagnóstico no chicote central). Qualquer fixação vai dificultar a retirada do painel.

Para retirar o painel por trás da coluna do carro será necessário deslocar o painel para cima e girá-lo para trás (conforme as setas na figura abaixo), ficando assim com os fios virados para a sua frente. Para identificar os fios a serem invertidos é só colocar o relé no soquete, ou ainda contar os soquetes da esquerda para a direita.

Imagem
Figura do painel de fusíveis girando

Os conectores das pontas dos fios do painel de fusíveis são aqueles que são colocados no painel e fica travado dá um trabalhão para retirar, você deverá ter paciência.

Ou ainda abra o relé e inverta os fios do relé retirando a solda dos conectores e soldando um pequeno pedaço de fio invertido, que é muito mais simples do que a retirada do painel de fusíveis e inversão dos fios e conseqüentemente bem menos trabalhoso.

E ainda vai dar pra você sair a noite... e não esquecer o farol acesso. Hahahah ! !

Escrito por: Wanderlei – SP
Editado pela última vez por Wilson em Quarta-feira 10 2012f Outubro 2012 01:39:43 PM, em um total de 2 vezes.
Wagner Tadeu dos Santos
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Mensagem por Wagner Tadeu dos Santos »

Boa Noite.

Meu Corsinha tem esse problema, não avisa que o farol está aceso. Irei fazer esse teste, invertendo a posição do rele.

Outra coisa, a buzina do meu carro não funciona se a ignição estiver ligada, mas quando desligo o carro ela funciona normalmente. Se alguém puder me dar uma dica o porque disso estar ocorrendo. Agradeço.
daniel da cunha
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Mensagem por daniel da cunha »

agora fiquei com umas questões na cabeça , tem como por (como alguns carros europeus ) que lanterna acenda quando ligar o carro e o mesmo deligue quando desliga o carro ? e o amigo wagner ai acima o meu é o vidro que sói funciona quando a chave esta ligada e tambem gostaria de poder levantar os vidros com o carro desligados
dilfes
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Mensagem por dilfes »

Wilson.. parabéns pela explicação... você sabe me informar se funciona no corsa 95? pretendo fazer isso no proximo fim de semana

obrigado!
anderson9212
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Mensagem por anderson9212 »

A minha corsa wagon tem esse aviso sonoro de farol aceso
lcmartinez.jr
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Mensagem por lcmartinez.jr »

Wagner Tadeu dos Santos escreveu: Outra coisa, a buzina do meu carro não funciona se a ignição estiver ligada, mas quando desligo o carro ela funciona normalmente. Se alguém puder me dar uma dica o porque disso estar ocorrendo. Agradeço.
Wagner, estava com o mesmo problema no meu corsa, levei no auto elétrico e o cara sacou o volante e viu que os contatos da buzina estava soltos...

Explicação: atras do volante, tem uma peça de plástico com dois terminais, que serve para dar o contato no interruptor da buzina, esses são presos por um suporte de plástico, que no meu caso estavam quebrados.
O dono da aut. elétrica disse para o cara fazer uma gambi, porque a peça é cara e difícil de encontrar. Conclusão o eletricista encaixou os terminais no lugar e colou com super bonder, ficou show.....

Leve em um auto elétrico, veja o que realmente pode ser...

Abs.
marcospheitosa
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Mensagem por marcospheitosa »

tem como fazer esse procedimento de sinal sonoro para os farois no classic 2007?
juniorbedendo
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Mensagem por juniorbedendo »

Esse sinal sonoro é emitido para qual auto-falante, já tem um instalado em algum lugar?Ou preciso também instalar tipo um piezoelétrico? ou ainda será que manda pros do rádio?
Abraço!
*Junior Bedendo*
JFR
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Mensagem por JFR »

Gostei dessa ideia e estou neste momento olhando no meu corsinha o dito rele...so que o meu corsa nem tem esse rele montado!! Gostava de saber qual a potencia do rele para eu poder comprar um e fazer entao a ligacao...Abraco
Marcos Escramosina
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Mensagem por Marcos Escramosina »

Gente, o proprio relê tem internamente um circuito eletrônico que emite o som de alerta e pode ser encontrado em lojas elétricas com o codigo 90464777 no caso da GM e segue o link do mercado livre,
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -da-gm-_JM

Att.
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