[INFO] - Segredos dos Painéis de Instrumentos dos Corsas B e C

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
johnata dos anjos
:: Super ::
Mensagens: 82
Registrado em: Quarta-feira 13 2019f Novembro 2019 07:46:50 PM
Localização: Tuparetama - PE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

[INFO] - Segredos dos Painéis de Instrumentos dos Corsas B e C

Mensagem por johnata dos anjos »

Olá pessoal do CC! Hoje vim mostrar coisas que descobri sobre o Painel de Instrumento do Corsa!! Achei coisas interessantes aqui que não sabia sobre o Corsa, e me surpreendi com estes "segredinhos"! Então estou compartilhando o que eu achei com vocês. Ok, bora começar!

CORSA B PAINEL COM CONTA GIROS e PAINEL SEM CONTA GIROS

Imagem

Imagem

(PAINEL COM CONTA GIROS)

Então, se olharmos direitinho, vemos todas as luzes espiãs que vem no painel de instrumentos do Opel Corsa. E vemos também que muitas luzes espiãs não funcionam nos nossos Corsas brasileiros.

Começando pelo aviso do Cinto de Segurança! Isso mesmo, o Opel Corsa tinha aviso de Cinto de Segurança, me impressionei, nem imaginaria que teria pelo menos esse aviso especial. (Nem o Corolla do meu pai tem isso rsrsrs). Eu quando tiver o meu Corsa, vou fazer isso funcionar, tenho certeza disso :mrgreen:

Depois, temos acima dele o EPS! O que seria isso? (Electric Power Steering) ou (Direção Assistida Elétrica)! Isso mesmo, o Opel Corsa tem DIREÇÃO ELÉTRICA! Isso desde 1993, quando lançaram o Corsa na Europa! Então, a luz EPS, significa que é a luz da Direção Elétrica, que quando você liga o carro, ela acende, dizendo que está "iniciando" o sistema e que você não saia com o carro até ela desaparecer, igual a luz da injeção. :wink:

Abaixo, temos a luz espiã do modo (S)! Essa luz identifica o modo de condução em que o carro está, e ela só funciona nos Corsas com Cambio Automático!

Ao lado direito, temos a luz indicadora do Airbag! Ela funciona nos Corsas, tanto no Europeu quanto no brasileiro para aqueles que vinha com Airbag de fábrica. Outro ponto que descobri também, é que o Opel Corsa, tinha opcional de AIRBAG LATERAL!!! Eu nem acreditei, mas existe sim! É raro mas você encontra lá fora o Corsa com esse opcional.

Do outro lado, perto do velocímetro, temos a luz indicadora do ABS, que vinha nos Corsas com ABS, como por exemplo, os GSI e alguns GLS brasileiros. Já que lá fora era quase obrigatório ter ABS.

Um pouco em cima, ao lado da luz de óleo, temos o indicador de REBOQUE! Isso mesmo, alguns modelos de Corsa vinham com opcional de reboque já na fábrica. E essa luz indicadora serve para quando você engatar o reboque ao seu carro, ele avisar que você está transportando alguma carretinha ou reboque pra você não esquecer :mrgreen:

(PAINEL SEM CONTA GIROS)

Temos outro, que pelo visto tem somente no painel sem conta giros. Ele fica ao lado da luz indicadora do freio de mão. Aquele símbolo, é o pré-aquecimento para motores a diesel! Pois o Opel Corsa tem versões com motor Diesel, que geralmente foram as mais vendidas. Só acende essa luz nos motores a Diesel.

CORSA C

Imagem

Aqui temos todos os avisos lá do Corsa B, com mais algumas coisas muito legais também, já que esta é outra geração.

Além de todas as luzes do Corsa B, temos na ao lado direito abaixo do EPS e acima da luz indicadora de reboque / trailer, temos a luz indicadora do Controle de Estabilidade! Isso mesmo, o Corsa C tinha Controle de Estabilidade em algumas versões. Isso mostra o quão moderno é o Corsa!

Abaixo do indicador de modo condução (S) "dentro" do Conta Giros, temos o indicador do Modo Neve! É como se fosse o Controle de Tração, para que em dias de neve, o carro não patine os pneus no asfalto. Isso só para o Cambio Automático!

Ao lado esquerdo abaixo da luz da injeção temos a Luz de advertência de mau funcionamento dos componentes eletrônicos do motor, isso vem nos Opel / Vauxhall Corsa.


Espero que tenha mostrado o quão interessante é esses "segredinhos" dos nossos queridos Corsas! :mrgreen:
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2711
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Wilson »

Rapaz. Isso é interessante, aprendi mais uma. Belo tópico, parabéns.
Imagem
johnata dos anjos
:: Super ::
Mensagens: 82
Registrado em: Quarta-feira 13 2019f Novembro 2019 07:46:50 PM
Localização: Tuparetama - PE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por johnata dos anjos »

Valeu Wilson, muito obrigado! :D
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Imagem

Só complementando:

- O painel do meu 96 não tem a parte da luz do EPS (mas o painel tem a trilha pra ela);
- O "S" do câmbio automático fica do lado esquerdo da luz do farol alto;
- A luz de aviso do cinto de segurança vem sem lâmpada (mas o painel tem a trilha pra ela);
- A luz do air-bag tem a lâmpada;
- A luz indicadora da lanterna de neblina traseira tem a lâmpada também;

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
johnata dos anjos
:: Super ::
Mensagens: 82
Registrado em: Quarta-feira 13 2019f Novembro 2019 07:46:50 PM
Localização: Tuparetama - PE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por johnata dos anjos »

Muito bem lembrado Fernando, esqueci de mencionar a luz do "S" do câmbio automático, que em dias depois descobri para que servia.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Me parece que nas PCBs da Europa tem um soquete a mais só para o EPS, é o soquete 15 da foto abaixo.
Imagem
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

O EPS vai na trilha 12 deles. Aqui nas nossas PCBs, a trilha 12 está conectada na trilha 11 (luz de anomalia, soquete 12 nosso)
johnata dos anjos
:: Super ::
Mensagens: 82
Registrado em: Quarta-feira 13 2019f Novembro 2019 07:46:50 PM
Localização: Tuparetama - PE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por johnata dos anjos »

gtmski escreveu: Sábado 15 2022f Janeiro 2022 05:46:58 PM O EPS vai na trilha 12 deles. Aqui nas nossas PCBs, a trilha 12 está conectada na trilha 11 (luz de anomalia, soquete 12 nosso)
Bacana irmão! Lá podem ter essas diferenças pelo fato de existir mais equipamentos nos veículos...
johnata dos anjos
:: Super ::
Mensagens: 82
Registrado em: Quarta-feira 13 2019f Novembro 2019 07:46:50 PM
Localização: Tuparetama - PE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por johnata dos anjos »

gtmski escreveu: Sábado 15 2022f Janeiro 2022 05:46:58 PM O EPS vai na trilha 12 deles. Aqui nas nossas PCBs, a trilha 12 está conectada na trilha 11 (luz de anomalia, soquete 12 nosso)
Bacana irmão! Isso pode acontecer talvez, devido a quantidade de equipamentos por lá ser maior nos veículos...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”