Os motores atuais de um litro têm representado um desafio para os preparadores. Com o grande desenvolvimento em busca de torque e potência imposto pelas fábricas a esses motores, tem sobrado pouca margem de trabalho para os preparadores, que correm o risco de deixar o carro sem torque, no caso de preparação aspirada, ou de reduzir em muito a vida útil do motor (em qualquer preparação).
Apesar de o aumento de potência desejado ser pequeno, 20 cv representam 33% da potência original do motor, o que corresponderia a um acréscimo de 45 cv num motor-padrão de 2 litros e 16 válvulas. Para obter tal ganho sem prejudicar o torque, só sobrealimentando o motor -- com um turbo bem-dimensionado, intercooler e 0,4 Kg/cm2 de pressão, por exemplo. Para um aumento de 15 cv pode-se optar por um veneno aspirado leve, com remapeamento de injeção/ignição, um comando com cerca de 10 graus a mais de permanência e 10 mm a mais de levantamento (lift) e coletor de escape dimensionado.
O desempenho estimado para as modificações sugeridas é o seguinte:
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Corsa com motor original (em azul), com preparação aspirada (em verde) e com turbo (vermelho)
Potência máxima
Veneno aspirado 75 cv
Turbo a 0,4 kg/cm2 86 cv
Rotação de potência máxima
Veneno aspirado 6700 rpm
Turbo a 0,4 kg/cm2 6000 rpm
Velocidade máxima
Veneno aspirado 160 km/h
Turbo a 0,4 kg/cm2 168 km/h
Rotação à velocidade máxima
Veneno aspirado 5800 rpm
Turbo a 0,4 kg/cm2 6010 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h
Veneno aspirado 13,0 s
Turbo a 0,4 kg/cm2 11,2 s
Torque máximo
Veneno aspirado 9,1 mkgf
Turbo a 0,4 kg/cm2 12,0 mkgf
Rotação de torque máximo
Veneno aspirado 3350 rpm
Turbo a 0,4 kg/cm2 3000 rpm
Encurtamento recomendado na relação de transmissão
Veneno aspirado 13,36 %
Turbo a 0,4 kg/cm2 não é necessário
Aumento recomendado na injeção de combustível
Veneno aspirado -
Turbo a 0,4 kg/cm2 33,3 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo
Veneno aspirado 0,48 g
Turbo a 0,4 kg/cm2 0,55 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão e/ou o emprego de pneus mais largos. Caso o aumento de potência não seja muito grande, pode-se mantê-los originais e contar com resultados pouco piores. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.
Como se vê, o desempenho obtido é semelhante ao do Corsa 1,6-litro, pois o motor original já dispõe de potência específica (cv/litro) elevada e o Wind é mais leve que o GL. Pode ser necessário aumentar ligeiramente o volume de injeção na preparação aspirada, mas o medidor de vazão do sistema muitas vezes dá conta do recado. Ainda no aspirado, o torque máximo não diminui (observe nas curvas) mas é transferido para rotação pouco mais alta, pois o comando utilizado não difere muito do original e o remapeamento se encarrega de recuperar um pouco o torque.
Fonte:BCWS
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- Wilson
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Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27 2012f Setembro 2012 10:35:40 PM, em um total de 1 vez.
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Olá,
Estou com uma dúvida, poderia me ajudar?
Estou indo para o Paraguai, e gostaria de trazer um volante esportivo, e quem sabe um kit, (volante, manopla, freio de mão). Como devo pedir, é por tamanho para caber no meu corsa wind 95?
Aguardo ajuda
Abraço
Estou com uma dúvida, poderia me ajudar?
Estou indo para o Paraguai, e gostaria de trazer um volante esportivo, e quem sabe um kit, (volante, manopla, freio de mão). Como devo pedir, é por tamanho para caber no meu corsa wind 95?
Aguardo ajuda
Abraço
Guilherme.Acosta WIND 95 PRETÃO
- Wilson
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Pergunte se serve para o Corsa, no caso do volante costuma vender o cubo separado, compre um cubo que sirva para o Corsa.
Atenciosamente,
Atenciosamente,
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Tenho um corsa MPFI 1.0 e bico só o corsa me atende bem.Mas gostaria de almentar a potencia dele. um kit turbo para mim seria bom mas o porem q quando e instalado o kit teria q trocar varias coisas para ter um bom funcionamento entao resumindo menos de 2,500 reais nao tenho um kit turbo..
Um motor aspirado no meu corsa ajudaria muito? e seria mais em conta?
Um motor aspirado no meu corsa ajudaria muito? e seria mais em conta?
- MarcosPulso
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Hum.... Tentarei fazer no meu Abraços
FOTOS: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96689
"CORSA ROUBADO"
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eu tenho um corsa 1.0 mpfi o problema é que ele só fica com giro abaixo de 1000 rpm. oq eu posso fazer para resolver isso
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Vc faria as modificações necessárias, ficaria por quanto?
-
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ola gostaria de saber se alguém já sofreu com a maldita válvula EGR?
meu corsa wegom 1000 16v tem esta maldita válvula e tive vários problemas ate que meu amigo e mecânico descobriu o problema cronico, a principio a solução foi isolar a bendita.
solucionado o problema aparente mente ate q depois de +ou- 8meses o meu carro voltou a falhar parece o mesmo problema, perde força em baixa e da uma falha q parece vela queimada mas não e já troquei velas, cabos e bobina.
aguardo sugestões . Obrigado!
meu corsa wegom 1000 16v tem esta maldita válvula e tive vários problemas ate que meu amigo e mecânico descobriu o problema cronico, a principio a solução foi isolar a bendita.
solucionado o problema aparente mente ate q depois de +ou- 8meses o meu carro voltou a falhar parece o mesmo problema, perde força em baixa e da uma falha q parece vela queimada mas não e já troquei velas, cabos e bobina.
aguardo sugestões . Obrigado!
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Estou com um problema com meu corsa wind 96 efi, quando voce da a partida e acelera rapido ele morre e depois parece que o carro esta com excesso e demra em pegar, ja troquei bomba , sonda lambida, sensor map, sensor de rotação, bico, bobina ja foi feito teste com outro modulo e nada resolve.Mauro gonçalves escreveu:ola gostaria de saber se alguém já sofreu com a maldita válvula EGR?
meu corsa wegom 1000 16v tem esta maldita válvula e tive vários problemas ate que meu amigo e mecânico descobriu o problema cronico, a principio a solução foi isolar a bendita.
solucionado o problema aparente mente ate q depois de +ou- 8meses o meu carro voltou a falhar parece o mesmo problema, perde força em baixa e da uma falha q parece vela queimada mas não e já troquei velas, cabos e bobina.
aguardo sugestões . Obrigado!
Alguem pode me ajudar
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- Registrado em: Sábado 05 2011f Março 2011 02:40:23 PM
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Olá edu_1984, tenho um corsa Wind 1.0 EFI 94, que antes de fazer a retífica completa do motor, também quando ligava e acelerava rápido ele não moria mas embolava. Depois da retífica ele ficou muito beberão, não fazia nem 10km/l (cidade) troquei a sonda lambda, porém a luz de injeção eletrônica sempre acendia por alguns instantes na estrada. Foi passado scaner e verificou-se que estava dando excesso de combustível, tinha muita pressão na linha de combustível, 2,2 BAR quando o correto seria 0,8 BAR. Foi trocado o regulador de pressão da linha de combustível, e acertado a pressão de 0,8 BAR. Resultado: agora o carro está super econômico 13,5 km/l (cidade), 17 km/l (estrada)!
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