[TUTORIAL] - Troca da Bomba de Combustível - Corsa B

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gregotec
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fio da bomba

Mensagem por gregotec »

Boa trade, obrigado pela atenção, conversando com um amigo Japones técnico de eletronica trabalhou na Sony do Japão, ele me falou q o espaquete não aquenta gasolina, vou tentar desmontar o conector e soldar, se não der vou por 2 camadas de espaquete.

Amigo Valcer quanto tempo vc esta com este espaquete ja deu uma olhada pra ver como esta?

Eu acredito em vcs, mas seu Minoru me deixou preocupado com o uso do espaquete !!!


vou fazer amanha e posto aki pra vcs !!!


Obrigado


Corsa Wind 95 Gasolina e GNV



SemControle
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Mensagem por SemControle »

se nao temos com q isolar, o negocio é deixar as imendas desencontradas entao, uma mais perto da tampa e o outro fio mais perto do refil entao...e com folga "justa" q nao possa se encontar....no meu MPFI era tudo de plastico no copo da bomba, entao nao teria perigo perder o isolamento e ir parar no ferro

momento gambi
pq nao cortar tubinho de mangueira de combustivel e deixar em cima das imendas, pra mangueira nao passear, os inforca gato bem travado nos fios :D


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Valcer
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Mensagem por Valcer »

Gregotec,

Troquei a bomba em março se não me engano... tenho que ver nas revisões que tenho anotadas, mas acho que foi nessa data mesmo!
Ainda não abri pra ver como está, mas já estava ciente de que um dia teria que abrir pra trocar antes que esfarelasse e caísse pra dentro do tanque.
Essa idéia que o Eduardo deu é uma boa também, pois se colocar o espaguete e colocar uma mangueira de combustível bem justa por cima, possivelmente o espaguete vai durar mais tempo e não tem perigo de cair dentro do tanque.
Mas se você tiver apenas as duas alternativas: fita-isolante ou espaguete, se eu fosse vc iria sem dúvida no espaguete!!


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gregotec
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fio do refil

Mensagem por gregotec »

Boa tarde amigo Valcer, fiz a emenda hoje com espaquete coloquei 2 camadas, esta funcionando
so que a manqueira da tbi muito velha e resecada inchou e furou. comprei outra e vou substituir.
eu coloquei a bomba universal Seineca meu corsa so tem um bico sera que esta dando muita pressão ?

quantos bar e a bomba do corsa wind 95 ?

um abraço


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Re: fio do refil

Mensagem por SemControle »

gregotec escreveu:Boa tarde amigo Valcer, fiz a emenda hoje com espaquete coloquei 2 camadas, esta funcionando
so que a manqueira da tbi muito velha e resecada inchou e furou. comprei outra e vou substituir.
eu coloquei a bomba universal Seineca meu corsa so tem um bico sera que esta dando muita pressão ?

quantos bar e a bomba do corsa wind 95 ?

um abraço
quem comanda a pressao é o regulador de pressao, mas o EFI trabalha na casa de 0,8 bar


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gregotec
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emenda nos fios da bomba

Mensagem por gregotec »

Boa noite, então por ser uma bomba universal ela deve ser construida para funcionar em 4 bicos,
não e o meu caso com um bico. esta bomba servi para o meu carro ?

comprei manqueira para injeção e braçadeiras vou instalar !!!

obrigado


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Mensagem por SemControle »

servir serve, eu acho q vai precisar de um manometro pra dar uma acertada no regulador de pressao pq ela vem maior vazao, logo enche a linha e isso comeca a ser demonstrado em mais pressao....
nao diz qnts bar e qnt de vazao? nao q isso seja fundamental, pq essa pressao é a nominal e a vazao medida nela....se trabalhar com mais pressao a vazao sera menor e menor pressao, maior vazao, mas ai quem determina essas variaveis sera o dosador, ja viu né, provavel ter q trabalhar nele

so um exemplinho pra endender, monta o turbo e a pressao nao baixa de forma alguma a valvula de alivio toda desparafusada, é q o furo do coletor pra valvula de alivio é pequeno e a passagem de ar é pouca pra fazer a pressao baixar mesmo a valvula estando aberta


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gregotec
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fio do refil

Mensagem por gregotec »

Bom dia, não veio nada escrito na caixa somente universal !

onde fica o dosador ?


obrigado mais uma vez, um abraço


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Mensagem por SemControle »

nem meche, sem manometro é melhor deixar como ta, q pelo menos ta funcionando por mais q esteja um pouco rico, se estiver né, é melhor ir em oficina por o manometro e la acertar...
fica la na TBI


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fio do refil

Mensagem por gregotec »

Boa tarde, e paranoia minha achando que a bomba vai estourar as mangueiras, estorou a da tbi pq e original ainda e estava toda mole e rachando.

Vou trocar pela nova e vou observar se tem vazamento !!!

obrigado


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Mensagem por SemControle »

mangueira de injecao aguenta facilmente uns 10bar de pressao, so vai ter q conferir a pressao de trabalho pra nao ficar errado o carro


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Valcer
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Mensagem por Valcer »

Bom galera, em dezembro (27-12) resolvi ir viajar pra uma cidade próxima da minha e no meio do caminho fui vendo que a pressão do combustível ia caindo bastante (tenho manômetro) conforme ia mais longe e resolvi parar pra ver se estava tudo em ordem lá no cofre do motor... e eis que quando paro, escuto aquele barulho alto de bomba dentro do carro... coisa que não fazia antes, ai desci do carro e quase cai de costas com o barulho que estava saindo debaixo do carro...kkk um zunido alto demais.
Imediatamente dei o balão e voltei pra casa com a pressão cada vez mais baixa e eu morrendo de medo do carro parar no meio da estrada.
Consegui chegar em casa vindo na boa com o carro fraco, falhando e com exatos 0,4k de pressão, enquanto a pressão que estava quando saí era de 1,8k.
Resolvi abrir o tanque já pra ver um probleminha no marcador e quando vejo, a bomba estava toda corroída do álcool com uma gosma branca em volta dela e em todo refil da bomba.

A bomba faleceu com exatos 6 meses de uso no álcool puro, um lixo de produto.
Quando comprei tinham 3 modelos de bomba:

Uma marca que não lembro R$69,00, a FRANNA R$89,00 que é a que comprei e a DELPHI R$169,00.
Comprei a intermediária achando que aguentaria pelo menos 1 ano até eu comprar uma boa e original de algum carro flex original de fábrica... só que não deu tempo, o barato acabou saindo caro! Fiz uma economia porca e acabei tendo que gastar 2 vezes.
A noite eu posto fotos de como a bomba ficou...


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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Para verem como o alcool corroói o plástico de péssima qualidade dos produtos de péssima categoria.
Procure por Bosch, VDO, Delphi, Magnelli-Marelli, estas sim são de 1ª linha.
Valeu ai o alerta para quem vai trocar a bomba...


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

vale lembrar q sua bomba estava trabalhando bem esforcada, acima do nominal dela....

mas é normal o uso de alcool aparecer essa gosma, ja vi muito esse gel/gosma em gicle de carburador


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Mensagem por Valcer »

Então velho, o duro que na caixa dela e no site, a pressão nonimal máxima é de 1,5~3,5 e eu rodava a 1,8, quase a metade...
Mandei um email para a fabricante da bomba, quando tiver uma resposta eu posto aqui.

As fotos não ficaram bem nítidas, mas essas manchas nela são todas com depressão em que passando a unha dá pra sentir que foi corroído mesmo.


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

entao nem de EFI era sua bomba....
cara rodei muito tempo com uma Delphi externa de blazer/monza/kadett
e nunca tive problemas de falta em curvas essas coisas...e fui eu mesmo q adaptei tudo


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reyleon
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Re: [TUTORIAL] - Troca da Bomba de Combustível - Corsa B

Mensagem por reyleon »

[quote="Valcer"]
[b]----5° Parte----[/b]
Agora com o pré-filtro removido, é hora de retirar a bomba.
Solte as 3 travas da tampa superior do copo, desconecte a mangueira, retire a tampa que segura a bomba e puxe para cima . É bem simples.
[img]http://img816.imageshack.us/img816/883/62101427.th.jpg[/img][/quote]
Preziado Valcer,
muito obrigado pela a sua ensina da troca da bomba de gasolina,
mais tenho una pequena dúvida: cuando vc retira a bomba (vir foto acima), dentro do deposito de gasolina fica um copo plastico, que eu nao pode retirar.
¿Sabe vc como retirar o copo fora do depósito?
Saludos... Gabriel...





reyleon
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Mensagem por reyleon »

Valcer escreveu: ----5° Parte----
Agora com o pré-filtro removido, é hora de retirar a bomba.
Solte as 3 travas da tampa superior do copo, desconecte a mangueira, retire a tampa que segura a bomba e puxe para cima . É bem simples.
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Preziado Valcer,
muito obrigado pela a sua ensina da troca da bomba de gasolina,
mais tenho una pequena dúvida: cuando vc retira a bomba (vir foto acima), dentro do deposito de gasolina fica um copo plastico, que eu nao pode retirar.
¿Sabe vc como retirar o copo fora do depósito?
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