[TUTORIAL] - Limpeza Sistema de ventilação forçada do cárter

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

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Lucas/RS
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[TUTORIAL] - Limpeza Sistema de ventilação forçada do cárter

Mensagem por Lucas/RS »

Beleza galera !!
Este é um tutorial bem simples de como vocês podem fazer em casa a limpeza do sistema de ventilação forçada do cárter.
Vários foram os motivos que me levaram a fazê-lo. Os principais:

1° - Vazamento constante na junta da tampa de válvulas. Mandei trocá-la várias vezes, mas o vazamento sempre reiniciava. Pesquisando sobre o assunto, vi que o problema poderia vir do excesso de pressão na parte do comando de válvulas, ocasionado pela obstrução do filtro;

2° - Este serviço deve ser feito pelo menos 1 vez por ano, de acordo com o plano de manutenções preventivas contido no manual do proprietário. Tenho o carro há mais de 6 anos, e nunca foi feito;

3° - Incompetência dos mecânicos: vocês acham que algum deles já me recomendou fazer este serviço algum dia ??? Nem preciso responder...

4° - Não quero alterar as características originais do motor, como retirar as mangueiras da TBI e instalar suspiro c/ filtro. Vai da vontade de cada um, mas minha experiência de mais de 13 anos em manutenção industrial me diz que a grande maioria das alterações feitas em máquinas é porque houveram problemas decorrentes da não-execução de manutenção preventiva. Ou seja: ao invés de fazer a manutenção correta, opta-se por alterar as características das máquinas. Os resultados são quase sempre ruins;

5° - Pesquisei no fórum e não encontrei nada a respeito;

Ferramentas necessárias:
- Chave de boca 8 mm;
- Chave torx T30;
- Chave de fenda
- Bandeja p/ realizar a limpeza das peças;
- Pincel (também p/ a limpeza).

Materiais:
- 1 pç. Junta da tampa de válvulas;
- 1 pç. Bisnaga de Adesivo p/ juntas de motores diesel 3M (opcional);
- Algum solvente para utilização na limpeza das peças (utilizei gasolina mesmo).

Vamos ao trabalho então. Vale lembrar que meu Corsa é um 1.0 8V MPFI 1996.

Manual do proprietário, com a indicação da execução deste serviço (quase sempre negligenciado):
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O motor do "Kinder" ("criança", em alemão) até que está bem limpo...
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mas olhem abaixo da tampa de válvulas... eis o maldito vazamento que nunca some !!
Imagem[/img]

Primeiro, com auxílio da chave de fenda, retire as mangueiras que conectam a tampa de válvulas à TBI.

Após isso, com a chave Torx T30, solte os parafusos da tampa de válvulas na sequência indicada abaixo:
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Retire a tampa e a junta da tampa de válvulas, e veremos então a árvore-de-comando de válvulas.
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Por outro ângulo...
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Aproximando um pouco mais, temos aqui as 2 câmaras da esquerda...
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e as 2 da direita:
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Tampa de válvulas, vista da parte externa:
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Novamente a tampa, mas vendo a parte interna. Com a chave de boca 8mm, solte os parafusos indicados. São 5 no total. Retire então o suporte plástico do filtro, e a chapinha metálica presa ao seu lado.
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Dentro do suporte plástico, já veremos o nosso filtro. O filtro é um conjunto de 6 chapinhas de metal ranhuradas unidas através de solda-ponto bem no centro. As chapinhas possuem as ranhuras dispostas sempre de forma diferente em relação à anterior.
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Parte interna da tampa, sem o suporte e sem a chapinha metálica. Bastante sujeira por aqui.
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Filtro ainda preso ao suporte.
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O mesmo conjunto, só que visto de lado. Notem a sujeira entre as placas de metal do filtro:
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Com auxílio da chave de fenda, force o filtro para cima, alternando entre os lados direito e esquerdo e sem fazer muita força, para não quebrar nenhuma parte do suporte plástico. Feito isso, temos em mão o filtro. Que sujeira !!!
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Visto de lado:
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O suporte plástico sem o filtro. Aqui, muita sujeira também.
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Agora você já tem todas as peças desmontadas, pegue a bandeja e a gasolina e é hora de lavá-las. Você pode raspar a sujeira mais grossa antes, para facilitar a limpeza.
Essa etapa não tem foto, pois a sujeira não era pouca, e estava com as mãos imundas de óleo e gasolina.
Começei lavando a tampa de válvulas, pois queria pintá-la depois. Após a lavagem, deixei ela secar bem. Parti então para as outras peças. Pra quem tem tempo, vale deixar o filtro de molho na gasolina de um dia pra outro, a fim de soltar mais a sujeira.

Aqui, temos o filtro limpo:
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O suporte:
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A chapinha metálica:
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E a tampa de válvulas, desta vez já pintada. Usei Renner Colorjet Auto Alta-temperatura.
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Agora começa a montagem das peças. Coloque o filtro no suporte, empurrando-o para baixo. Prenda o suporte do filtro e a chapinha metálica na tampa de válvulas. Aqui podemos ver o filtro limpo dentro do suporte:
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O próximo passo é colocar a junta na tampa de válvulas. Primeiramente, retire qualquer fragmento de junta velha que ainda esteja grudado na tampa. Após isso limpe a superfície onde ficará a junta com um pano embebido em gasolina, a fim de retirar qualquer vestígio de óleo.
Agora coloque um pouquino de Adesivo para Juntas 3M na tampa e mais um pouco na junta. Deixe a cola secar 10 minutos antes de colocar a junta na tampa. Decorrido o tempo, encaixe a junta na tampa, cuidando para que a furação encaixe perfeitamente nos ressaltos internos. O uso de cola é opcional.
Abaixo, a tampa já com a junta nova:
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Repita este passo para colocar a tampa no cabeçote: retirar os fragmentos de junta velha, limpar com gasolina, passar um pouco de cola na junta e um pouco no cabeçote, e esperar a cola secar por 10 minutos antes de colocar a tampa.
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Coloque a tampa. Não se esqueça de colocar os suportes dos cabos de velas e do chicote juntamente com os parafusos. Encoste os parafusos com a mão, e dê o aperto nos de acordo com a sequência abaixo. Para quem possui torquímetro, usar 8 N.m (5,8 lbf.pé) de força no aperto. Para quem não possui, dá algo em torno de 1/2 volta de aperto nos parafusos.
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Está aí a tampa já colocada. Falta bem pouco agora !!
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Recoloque as mangueiras que ligam a tampa à TBI, recoloque os cabos de velas nos suportes, feche a tampa do óleo, e pronto !! Antes de dar a partida no motor, espere 1 ou 2 horas, a fim de secar o Adesivo para Juntas.
Está aí o motor do "Kinder" após o trabalho:
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Espero ter ajudado. E valeu pela atenção !!


VW Black Fox 2011/2012
Lucas
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

show foi para os fixoa


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs



Fabiomoc
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Mensagem por Fabiomoc »

Boa.. Boa...
Valeu...
Belo Topico...





santosca
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Mensagem por santosca »

Muito bom o tutorial, parabéns!

Uma pergunta: serve para o Corsa Novo, ou sistema é diferente?


Carlos
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Lucas/RS
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Mensagem por Lucas/RS »

Buenas !!
Para o Corsa novo, não encontrei o filtro relacionado no CEP Chevrolet. Mas as 2 mangueiras que conectam a tampa à TBI ainda existem nos Corsas novos.
Acho deve haver um sistema sim, de repente não é 100 % igual, mas pelo menos semelhante ao descrito no tutorial.


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Fabiomoc
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Mensagem por Fabiomoc »

Me disseram que para o junta da tampa de valvula nao é necessario usar a cola..

Isso é verdade??

T+..
Abrass..





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Lucas/RS
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Mensagem por Lucas/RS »

Você tem razão sim.
Para a montagem desta tampa não é necessário o uso de cola, tanto é que deixei bem claro que seu uso era opcional.
Sabe porque utilizei? Porque foi a primeira vez que eu mesmo desmontei esta parte do motor e não conhecia o real estado do assentamento do cabeçote e da tampa. Dizem que esta tampa costuma empenar com bastante facilidade, e é por isso que optei por um pouco de cola.


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seupaulo
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Mensagem por seupaulo »

Belo tutorial!
Uma dica, evitem tirar a tampa com o motor muito quente, pois isto pode empenar a mesma ai vai ter que usar cola para evitar vazamentos, e sempre que possivel uso um torquimetro no aperto.
Abraços





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dmaneiro
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Mensagem por dmaneiro »

cara.. show de bola teu tópico..
bem completo e explicativo..
parabens.. só tenta descobrir porque tem fotos com link quebrado..

grande abraço


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Lucas/RS
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Mensagem por Lucas/RS »

Buenas !!

A respeito das fotos com link quebrado, acho que o problema é no Imageshack mesmo. Dependendo do dia e do horário, algumas fotos parecem estar off mesmo, mas aí é só clicar c/ o botão direito no ícone e ir em "mostrar imagem", que ela irá carregar de novo.

É boa a dica anterior sobre desmontar a tampa c/ o motor quente. Não sabia dessa ainda. Mas quando fiz o tutorial, por coincidência o motor já estava frio.

Sobre torquímetro, nem é preciso dizer: quem possui, UTILIZE SEMPRE !!!


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F J R
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Mensagem por F J R »

PARABENS PELO POST....

VOU TER Q FAZER UMAS COISSINHAS NO MEU CARRO E JA VOU MANDAR O MECANICO FAZER ESSA LIMPEZA E VOU ACOMPANHAR DE PERTO...


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Mensagem por eduardo.sic »

Excelente post, só tem um detalhe, não é necessário colocar cola na junta, ela pode escorregar e dar uma dor de cabeça danada.

usando a junta original que custa em média 12,00 é instalar e pronto.

Você ta de Parabens, o motor está impecável.


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Mensagem por lucasfontenele »

Eeww!!! Parabéns Muito bom tutorial! só fica a pergunta e os vhc's são iguais.
Parabnes!


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Muito bom!!!

Mensagem por Maycon0801 »

Muito bom tutorial! Parabens!!! O que fiquei mais surpreso foi a limpeza do seu motor, como vc conseguiu fazer isso?/ aa e gostei tbm da pintura da tampa irei fazer o mesmo no meuu, fikou showw.
Vlw abraçoss





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Mensagem por F J R »

ISSO PODE PARECER MEIO IDIOTA MAS ESSA LIMPEZA SERVE PRA QUE? AJUDA A BAIXAR OU MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR OU ALGO DO TIPO...
SEI Q PODE PARECER BESTA MAS MELHOR SER BESTA E TIRAR A DUVIDA Q SER O ESPERTO E FICAR COM A DUVIDA RSRSRSR


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Mensagem por Lucas/RS »

lucasfontenele escreveu:Eeww!!! Parabéns Muito bom tutorial! só fica a pergunta e os vhc's são iguais.
Parabnes!
Acredito que os VHC devem ter alguma semelhança sim. O VHC atual ainda tem os respiros de óleo no mesmos lugares que os MPFI e os EFI. Mas o veredicto final deve ser dado por alguém que já desmontou um VHC.


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Re: Muito bom!!!

Mensagem por Lucas/RS »

maycon0801 escreveu:Muito bom tutorial! Parabens!!! O que fiquei mais surpreso foi a limpeza do seu motor, como vc conseguiu fazer isso?/ aa e gostei tbm da pintura da tampa irei fazer o mesmo no meuu, fikou showw.
Vlw abraçoss
A limpeza não tem segredo: água, detergente e esponja. Talvez o segredo seja nunca deixar o motor ficar encardido. Por isso que eu tava loco com o vazamento na junta !


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Mensagem por Lucas/RS »

fjr_gaviao escreveu:ISSO PODE PARECER MEIO IDIOTA MAS ESSA LIMPEZA SERVE PRA QUE? AJUDA A BAIXAR OU MANTER A TEMPERATURA DO MOTOR OU ALGO DO TIPO...
SEI Q PODE PARECER BESTA MAS MELHOR SER BESTA E TIRAR A DUVIDA Q SER O ESPERTO E FICAR COM A DUVIDA RSRSRSR
Sua pergunta é boa.
O óleo do motor, quando submetido à circulação no motor em funcionamento, acaba esquentando, criando vapor e até pressão no interior do motor. É como esquentar água numa chaleira: o vapor precisa sair por algum lugar.
No caso do motor, para não jogar o vapor para o meio ambiente e causar mau-cheiro em volta do veículo, existem estes 2 locais onde há mangueira conectando a tampa de válvulas à TBI, que são os respiros por onde sai este vapor . O vapor de óleo é admitido novamente e é queimado junto com a mistura ar/combustível.
Este filtro que descrevi no tutorial serve para reter alguma sujeira maior e não causar problemas na linha de injeção de combustível. Se o filtro estiver sujo, acabará se formando pressão por onde o óleo circula: cárter, comando de válvulas, etc, podendo detonar as juntas e retentores destes locais.
Por isso é importante limpar este filtro.


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