[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Alí não sai vapor de combustivel não, apenas vapor de óleo da tampa de valvulas...

Combustível + Oleo = borra!

O beneficio é de não sujar o TBI....

Lembrando que existe outro suspiro que sai diretamente da tampa e termina no coletor, que continua cumprindo a sua função, porém, sem emporacalhar a TBI

A função de retornar o oleo vaporizado para o motor é apenas para não joga-lo no meio ambiente. Não confundir com recirculação de gases do escape, que tem função ambiental e anti-detonantes
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


nandose
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Sexta-feira 07 2003f Novembro 2003 09:07:24 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por nandose »

Dae galera,

Otima dica, meu carro quando pega, ele de vez em quando da uma embrulhada.... como se estivesse afogado, vou mandar limpar a TBI e verificar o atuador de marcha lenta, pode realmente ser por esta sujeira....


AGORA... ATENÇÃO......

Assim como a borra do oleo suja a TBI e coisas mais, esse filtrinho, ele tem pouca vazão, e pode entupir facil com o vapor do oleo... e como é um suspiro do motor, se entupir pode começar a estourar retentores, como do volante, e pingar oleo....

Portanto, tem que se verificar constantemente, se não está sujo....

Flw...

Abraço
NandoSE - Luiz Fernando
Corsa Club Member - RS
Corsa GSi - Vermelho Bach - 1995


nandose
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Sexta-feira 07 2003f Novembro 2003 09:07:24 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por nandose »

Uma Duvida,

Com relação a economia de combustivel, esse reaproveitamento do suspiro mesmo que minima coisa interfere?
NandoSE - Luiz Fernando
Corsa Club Member - RS
Corsa GSi - Vermelho Bach - 1995


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

NandoSE escreveu:Uma Duvida,

Com relação a economia de combustivel, esse reaproveitamento do suspiro mesmo que minima coisa interfere?
No meu tava interferindo pra consumir mais...

Sei lá se tem algum motivo a ver com sujeira na TBI, porém quando desviei o respiro, ele começou a fazer mais km/L.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


Eduloner
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Fevereiro 2007 09:57:31 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eduloner »

Fabrício Packness escreveu:
Imagem

Até aí, colocar o filtro no respiro do óleo e isolar a mangueira para a TBi sussa ... Porém, na foto acima há uma mangueira mais fina que encontra-se desconectada. :( :?:

Para que ela server ??? deve-se efetuar a vedação dessas entradas também ???

Há algum modelo específico de filtro a ser aplicado nesses casos ??? Obrigado !

Valew !


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Esse é outro respiro também, que sai da tampa de valvulas e vai para o coletor.

Ele estava desligado, pq para tirar as fotos, eu tive que tirar o cabos de velas, e esse respiro passa por cima de todos os cabos. Depois que eu tirei as fotos, ele foi devidamente recolocado no local


Para a função que eu especifiquei (não sujar o TBI), não é necessário mexer com ele, ja que ele desemboca depois da borboleta.
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


Eduloner
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Fevereiro 2007 09:57:31 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Eduloner »

Eu li e re-li mas não encontrei, e me surgiu a dúvida:

Qual o tipo de FILTRO devo utilizar para fazer o respiro ? Há alguma marca específica, tamanho.

Alguém poderia colocar a especificações de alguns filtros do mercado e onde encontrar ?

Valew !!!!!


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Eduloner escreveu:Eu li e re-li mas não encontrei, e me surgiu a dúvida:

Qual o tipo de FILTRO devo utilizar para fazer o respiro ? Há alguma marca específica, tamanho.

Alguém poderia colocar a especificações de alguns filtros do mercado e onde encontrar ?

Valew !!!!!
É filtro pra respiro óleo mesmo...
O meu, que ta nas fotos e RACECHROME
Abraços
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


valdeir alves leal
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 08 2007f Setembro 2007 11:53:00 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valdeir alves leal »

ai meu irmão, show de bola essa sua dica do respiro de oleo, vou fazer no meu corsa GSI 16V !so tenho uma duvida ,quando sujar o filtro eu troco ou eu lavo ele ?e como faço essa limpeza?abração!!


FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

Cara, da pra limpar, mas tem que ser com LM ou algo parecido.

Limpar com agua e sabão e não fazer nada é a mesma coisa..

Deixar um tempo de molho numa solução forte de LM fica legal

abraço!
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”