Acho que esse argumento aí de lubrificar as camisas por cima não é coerente eim... vejamos....aar escreveu:axo quer vou fazer isso no meu carro, abri a tbi dele a pouco tempo atras por falhas de funcionamento e estava muito emporcalhada, dps da limpeza o carro melhorou o funcionamento...foi um trampo duka pra limprar meia boca a tbi e os sensores agregados a ele. não quero fazer esse trampo todo tão cedo!
li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.
meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!
abraços!
1) o óleo que se liquefaz fica preso na TBI, no coletor, borboleta, etc., escorrendo bem pouco para os cilindros, mas tão pouco que é quase nada
2) o vapor do óleo é vapor de óleo apenas.... se mistura com ar + combustível, queima e sai pelo escape
No caso do 16v, se for pensar bem, fica pior ainda, veja:
1) A entrada de ar na borboleta é por baixo, a saída, por cima.... o coletor é longo e passa por cima da tampa de válvulas antes de retornar ao cabeçote, então o vapor do óleo vai passando e liquefazendo um pouco, o que escorre para dentro da tubulação que vem do filtro de ar e parte fica retido na própria borboleta. O óleo não chega a escorrer para dentro do cilindro... tanto é que o coletor do 16v fica bom borra rapidinho, por causa desse vapor
e lembre-se também... se escorresse óleo em grande quantidade além da lubrificação normal do motor.. o que iria acontecer... ele iria queimar e soltar a maior fumaceira no escape, igual motor fumando, então essa de cair óleo pra lubrificar tá esquisita eim.
[]s