[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

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aar
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Mensagem por aar »

axo quer vou fazer isso no meu carro, abri a tbi dele a pouco tempo atras por falhas de funcionamento e estava muito emporcalhada, dps da limpeza o carro melhorou o funcionamento...foi um trampo duka pra limprar meia boca a tbi e os sensores agregados a ele. não quero fazer esse trampo todo tão cedo!

li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.

meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!



abraços!


willedu
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Mensagem por willedu »

aar escreveu:axo quer vou fazer isso no meu carro, abri a tbi dele a pouco tempo atras por falhas de funcionamento e estava muito emporcalhada, dps da limpeza o carro melhorou o funcionamento...foi um trampo duka pra limprar meia boca a tbi e os sensores agregados a ele. não quero fazer esse trampo todo tão cedo!

li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.

meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!



abraços!
Acho que esse argumento aí de lubrificar as camisas por cima não é coerente eim... vejamos....

1) o óleo que se liquefaz fica preso na TBI, no coletor, borboleta, etc., escorrendo bem pouco para os cilindros, mas tão pouco que é quase nada
2) o vapor do óleo é vapor de óleo apenas.... se mistura com ar + combustível, queima e sai pelo escape

No caso do 16v, se for pensar bem, fica pior ainda, veja:

1) A entrada de ar na borboleta é por baixo, a saída, por cima.... o coletor é longo e passa por cima da tampa de válvulas antes de retornar ao cabeçote, então o vapor do óleo vai passando e liquefazendo um pouco, o que escorre para dentro da tubulação que vem do filtro de ar e parte fica retido na própria borboleta. O óleo não chega a escorrer para dentro do cilindro... tanto é que o coletor do 16v fica bom borra rapidinho, por causa desse vapor

e lembre-se também... se escorresse óleo em grande quantidade além da lubrificação normal do motor.. o que iria acontecer... ele iria queimar e soltar a maior fumaceira no escape, igual motor fumando, então essa de cair óleo pra lubrificar tá esquisita eim.

[]s
WillEdu

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zobom
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Mensagem por zobom »

Esse sistema é adotado para evitar a detonação no motor. Geralmente ele tem 2 entradas, uma delas antes da TBI e outra indo diretamente para o coletor. A pressão positiva que sai desse "respiro" (se desacoplado pode se ver que ele sopra), entra diretamente na admissão, sendo uma mistura de vapor de combustivel e uma parte de óleo, contaminando a mistura controladamente a fim de evitar a detonação e evitar que o vapor vá diretamente para o meio ambiente, sendo então queimado junto com a mistura. Ganho ou beneficio nenhum será adquirido retirando esse "respiro", pois o vapor é em sua maior parte combustivel que deveria ser reaproveitado estará sendo desperdiçado, o vapor de óleo só se dá quando o motor trabalha em temperatura mais elevada do que o normal ou então quando o óleo está incorreto e/ou já passou do tempo de troca.


FabricioDF
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Mensagem por FabricioDF »

Alí não sai vapor de combustivel não, apenas vapor de óleo da tampa de valvulas...

Combustível + Oleo = borra!

O beneficio é de não sujar o TBI....

Lembrando que existe outro suspiro que sai diretamente da tampa e termina no coletor, que continua cumprindo a sua função, porém, sem emporacalhar a TBI

A função de retornar o oleo vaporizado para o motor é apenas para não joga-lo no meio ambiente. Não confundir com recirculação de gases do escape, que tem função ambiental e anti-detonantes
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nandose
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Mensagem por nandose »

Dae galera,

Otima dica, meu carro quando pega, ele de vez em quando da uma embrulhada.... como se estivesse afogado, vou mandar limpar a TBI e verificar o atuador de marcha lenta, pode realmente ser por esta sujeira....


AGORA... ATENÇÃO......

Assim como a borra do oleo suja a TBI e coisas mais, esse filtrinho, ele tem pouca vazão, e pode entupir facil com o vapor do oleo... e como é um suspiro do motor, se entupir pode começar a estourar retentores, como do volante, e pingar oleo....

Portanto, tem que se verificar constantemente, se não está sujo....

Flw...

Abraço
NandoSE - Luiz Fernando
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nandose
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Mensagem por nandose »

Uma Duvida,

Com relação a economia de combustivel, esse reaproveitamento do suspiro mesmo que minima coisa interfere?
NandoSE - Luiz Fernando
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willedu
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Mensagem por willedu »

NandoSE escreveu:Uma Duvida,

Com relação a economia de combustivel, esse reaproveitamento do suspiro mesmo que minima coisa interfere?
No meu tava interferindo pra consumir mais...

Sei lá se tem algum motivo a ver com sujeira na TBI, porém quando desviei o respiro, ele começou a fazer mais km/L.

[]s
WillEdu

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Eduloner
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Mensagem por Eduloner »

Fabrício Packness escreveu:
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Até aí, colocar o filtro no respiro do óleo e isolar a mangueira para a TBi sussa ... Porém, na foto acima há uma mangueira mais fina que encontra-se desconectada. :( :?:

Para que ela server ??? deve-se efetuar a vedação dessas entradas também ???

Há algum modelo específico de filtro a ser aplicado nesses casos ??? Obrigado !

Valew !


FabricioDF
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Mensagem por FabricioDF »

Esse é outro respiro também, que sai da tampa de valvulas e vai para o coletor.

Ele estava desligado, pq para tirar as fotos, eu tive que tirar o cabos de velas, e esse respiro passa por cima de todos os cabos. Depois que eu tirei as fotos, ele foi devidamente recolocado no local


Para a função que eu especifiquei (não sujar o TBI), não é necessário mexer com ele, ja que ele desemboca depois da borboleta.
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Eduloner
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Mensagem por Eduloner »

Eu li e re-li mas não encontrei, e me surgiu a dúvida:

Qual o tipo de FILTRO devo utilizar para fazer o respiro ? Há alguma marca específica, tamanho.

Alguém poderia colocar a especificações de alguns filtros do mercado e onde encontrar ?

Valew !!!!!


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