[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

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FabricioDF
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[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por FabricioDF »

Pessoal, esta semana tive a surpresa de ver que alguns colegas me pergutaram sobre a colocação de respiro de óleo no Corsa GSi. Um dos colegas me disse que achou tutorial para Corsa 8V, mais não havia encontrado para o 16V, embora tivesse visto no meu cadastro de perfil de usuário, que eu possuía um respiro instalado.

Sendo assim, resolvi fazer esse breve tutorial de instalação.

Esse tipo de adaptação no respiro de óleo serve principalmente para evitar que o TBI seja vítima do vapor de óleo, sendo emporcalhada por uma mistura grudenta de óleo e combustível. No caso no GSi, ainda tem a vantagem de reduzir a quantidade de material carbonizado que chega na EGR.

Vamos ao procedimento.....

Gostaria de ter feito passo-a-passo, mais já estava instalado, por esse motivo vou descrever o processo.

Primeiramente, vamos precisar de um filtro de respiro, uma mangueira em "L" ( no meu caso extraída de um radiador de Monza, 3 abraçadeiras, e um pequeno cano de metal para acoplar a mangueira ao filtro.

O primeiro passo é achar o bocal de ventilação do motor (respiro, como quiser).

Para encontrar o local certo, precisamos retirar a tampa decoratica do moto (CHEVROLET 16V), soltando os dois parafusos da tampa.

Acima da bobina, no local marcado com o círculo vermelho, encontraremos duas mangueiras saindo da tampa de válvulas.

Imagem

A nossa mangueira-alvo e a mais fina, representada pelo circulo vermelho abaixo:

Imagem

O que teremos que fazer é desacoplar essa mangueira, e colocar a nossa mangueira em "L" com uma abraçadeira no local dela, com o nosso nosso filtro de respiro de óleo na outra ponta, acoplado com o auxilio do caninho de metal.

A ponta da mangueira retirada do local original, deve ser bem vedada para evitar entrada falsa de ar no coletor, prejudicando assim a marcha lenta no nosso carro. No meu caso, foi feito com um parafuso com uma porca em sua ponta, apertado no meio por uma abraçadeira.

Feito isso, é só colocar essa ponta vedada acomodada em um local.

Imagem

Após colocada a mangueira com o respiro em seu devido local, deve-se arrumar um ponto de fixação para evitar que a mangueira fique balançado e possa vir a rasgar, cair ou danificar outra estrutura.

Na foto abaixo, pode-se ver como fica o resultado final, assim como o ponto de fixação com uma abraçadeira de nailon que eu usei no GSi.

Imagem

Coloca-se novamente então a tampa decorativa e pronto.

Caso queira, pode-se colocar um tanquinho de armazenamento antes do respiro, evitando assim que o vapor de óleo suje as áreas proximas ao suspiro.

Espero ter ajudado a galera!!

Abraço a todos!!!


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JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Tópico devidamente fixado e com umas "correçõezinhas" de português!

Parabéns pelo excelente tópico Fabrício!

JMarcelo


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FabricioDF
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Mensagem por FabricioDF »

JotaMarcelo escreveu:com umas "correçõezinhas" de português!

JMarcelo

Podia ter falado que foi eu que pidi pra corrigir né...... :roll:


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JotaMarcelo
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Mensagem por JotaMarcelo »

Fabrício Packness escreveu:Podia ter falado que foi eu que pidi pra corrigir né...... :roll:
Hehehehe, sou mau...

JMarcelo


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CesarBaruch
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Mensagem por CesarBaruch »

Gostei muito do Post. quero fazer.

Não consegui ver as fotos, é problema com o Firefox?


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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por [email protected] »

Fabrício Packness escreveu:Pessoal, esta semana tive a surpresa de ver que alguns colegas me pergutaram sobre a colocação de respiro de óleo no Corsa GSi. Um dos colegas me disse que achou tutorial para Corsa 8V, mais não havia encontrado para o 16V, embora tivesse visto no meu cadastro de perfil de usuário, que eu possuía um respiro instalado.

Sendo assim, resolvi fazer esse breve tutorial de instalação.

Esse tipo de adaptação no respiro de óleo serve principalmente para evitar que o TBI seja vítima do vapor de óleo, sendo emporcalhada por uma mistura grudenta de óleo e combustível. No caso no GSi, ainda tem a vantagem de reduzir a quantidade de material carbonizado que chega na EGR.

Vamos ao procedimento.....

Gostaria de ter feito passo-a-passo, mais já estava instalado, por esse motivo vou descrever o processo.

Primeiramente, vamos precisar de um filtro de respiro, uma mangueira em "L" ( no meu caso extraída de um radiador de Monza, 3 abraçadeiras, e um pequeno cano de metal para acoplar a mangueira ao filtro.

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A nossa mangueira-alvo e a mais fina, representada pelo circulo vermelho abaixo:

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O que teremos que fazer é desacoplar essa mangueira, e colocar a nossa mangueira em "L" com uma abraçadeira no local dela, com o nosso nosso filtro de respiro de óleo na outra ponta, acoplado com o auxilio do caninho de metal.

A ponta da mangueira retirada do local original, deve ser bem vedada para evitar entrada falsa de ar no coletor, prejudicando assim a marcha lenta no nosso carro. No meu caso, foi feito com um parafuso com uma porca em sua ponta, apertado no meio por uma abraçadeira.

Feito isso, é só colocar essa ponta vedada acomodada em um local.

Imagem

Após colocada a mangueira com o respiro em seu devido local, deve-se arrumar um ponto de fixação para evitar que a mangueira fique balançado e possa vir a rasgar, cair ou danificar outra estrutura.

Na foto abaixo, pode-se ver como fica o resultado final, assim como o ponto de fixação com uma abraçadeira de nailon que eu usei no GSi.

Imagem

Coloca-se novamente então a tampa decorativa e pronto.

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qual a vantagem de colocar um respiro de oleo ???, a inves de deixar original


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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por willedu »

[email protected] escreveu:qual a vantagem de colocar um respiro de oleo ???, a inves de deixar original
No caso de um motor original, apenas manter o corpo de borboleta limpo, evitando alguns problemas, como travar o motor de passo (atuador de marcha lenta). Mantém o coletor limpo também, mas esse é o de menos...

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Mensagem por hgdfire »

Para que serve este respiro????





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Mensagem por eddie13 »

Qual a vantagem de colocar um filtro na ponta dessa mangueira?

Não poderia puxar uma mangueira sem nada na ponta?





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willedu
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Mensagem por willedu »

eddie13 escreveu:Qual a vantagem de colocar um filtro na ponta dessa mangueira?

Não poderia puxar uma mangueira sem nada na ponta?
O filtro remove o cheiro ruim (cheiro de óleo quente) e também evita que a mistura pegue fogo, além de dar uma melhorada no ar que sai evitando poluir tanto o meio ambiente.... isto é... um filtro bom, pq aqueles baratinhos de papel não fazem nada disso, apenas enfeitam... :)

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Mensagem por eddie13 »

A sim...

Valeu Willedu!





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Mensagem por hgdfire »

Eu ainda nao entendi nada....





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Mensagem por willedu »

hgdfire escreveu:Eu ainda nao entendi nada....
O sistema gera pressão dentro do cárter e cabeçote... essa pressão é vapor de óleo, esse vapor sai e entra novamente pela admissão e é queimado pelo motor, só que parte dele vira borra na admissão (incluindo TBI, etc.), causando alguns problemas a longo prazo.

A idéia do respiro é isolar esse vapor de óleo... ele não é mais readmitido, sendo liberado para a atmosfera, através de um filtro que evita alguns problemas como poluir demais, cheirar forte ou pegar fogo. Isso evita também que a TBI fique suja e aconteçam os tais problemas a longo prazo.

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Mensagem por hgdfire »

VLW!!!! agora entendi!!!!

eu tinha um monza 89, comprei faz 2 semanas um corsa sedan 2000, estou aprendendo ainda... ainda mais que eu estava acostumado a carburador e nao injeção.....

o que e TBI (é a injeção??)


vlw mesmo





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Mensagem por willedu »

hgdfire escreveu:VLW!!!! agora entendi!!!!

eu tinha um monza 89, comprei faz 2 semanas um corsa sedan 2000, estou aprendendo ainda... ainda mais que eu estava acostumado a carburador e nao injeção.....

o que e TBI (é a injeção??)


vlw mesmo
TBI é o lugar que fica aquele conjunto borboleta, atuador de marcha lenta, etc., no carro... nos carburados é um pouco diferente mesmo. Se o carro for EFI fica um pouco mais parecido, mas MPFI já é bem diferente.

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Mensagem por aar »

axo quer vou fazer isso no meu carro, abri a tbi dele a pouco tempo atras por falhas de funcionamento e estava muito emporcalhada, dps da limpeza o carro melhorou o funcionamento...foi um trampo duka pra limprar meia boca a tbi e os sensores agregados a ele. não quero fazer esse trampo todo tão cedo!

li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.

meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!



abraços!





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Mensagem por willedu »

aar escreveu:axo quer vou fazer isso no meu carro, abri a tbi dele a pouco tempo atras por falhas de funcionamento e estava muito emporcalhada, dps da limpeza o carro melhorou o funcionamento...foi um trampo duka pra limprar meia boca a tbi e os sensores agregados a ele. não quero fazer esse trampo todo tão cedo!

li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.

meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!



abraços!
Acho que esse argumento aí de lubrificar as camisas por cima não é coerente eim... vejamos....

1) o óleo que se liquefaz fica preso na TBI, no coletor, borboleta, etc., escorrendo bem pouco para os cilindros, mas tão pouco que é quase nada
2) o vapor do óleo é vapor de óleo apenas.... se mistura com ar + combustível, queima e sai pelo escape

No caso do 16v, se for pensar bem, fica pior ainda, veja:

1) A entrada de ar na borboleta é por baixo, a saída, por cima.... o coletor é longo e passa por cima da tampa de válvulas antes de retornar ao cabeçote, então o vapor do óleo vai passando e liquefazendo um pouco, o que escorre para dentro da tubulação que vem do filtro de ar e parte fica retido na própria borboleta. O óleo não chega a escorrer para dentro do cilindro... tanto é que o coletor do 16v fica bom borra rapidinho, por causa desse vapor

e lembre-se também... se escorresse óleo em grande quantidade além da lubrificação normal do motor.. o que iria acontecer... ele iria queimar e soltar a maior fumaceira no escape, igual motor fumando, então essa de cair óleo pra lubrificar tá esquisita eim.

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Mensagem por zobom »

Esse sistema é adotado para evitar a detonação no motor. Geralmente ele tem 2 entradas, uma delas antes da TBI e outra indo diretamente para o coletor. A pressão positiva que sai desse "respiro" (se desacoplado pode se ver que ele sopra), entra diretamente na admissão, sendo uma mistura de vapor de combustivel e uma parte de óleo, contaminando a mistura controladamente a fim de evitar a detonação e evitar que o vapor vá diretamente para o meio ambiente, sendo então queimado junto com a mistura. Ganho ou beneficio nenhum será adquirido retirando esse "respiro", pois o vapor é em sua maior parte combustivel que deveria ser reaproveitado estará sendo desperdiçado, o vapor de óleo só se dá quando o motor trabalha em temperatura mais elevada do que o normal ou então quando o óleo está incorreto e/ou já passou do tempo de troca.





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