[TUTORIAL] - Limpando TBI do Novo Corsa!

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu »

heberkenup escreveu:alguem por favor manda pro meu email o esplicação completa de como limpar a tbi? heberkenup@yahoo.com.br desde ja agradeço abraço galera
hebernup esse link Limpeza da TBI Corsa novo serve para todos, não temos um tutorial especifico, com muito detalhado, mas, msg dos usuarios explicando como efetuou a limpeza, etc, use a pesquisa que tem muito tópico antigo cheio de detalhes, fotos, ok.
Não é complicado, é só desmontar, limpar e colocar de volta.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

OBS: TBI Corsa novo serve para todos - MPFI/VHC com o mesmo corpo da borboleta...ja os novos com corpo com tudo embutido ainda não temos referncia com fotos e tal.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ja que os topicos antigos estao bem longe de serem alcancados devido aos inumeros topicos, aqui vai um repasse do que foi discutido la atras e como tem muitos chegando, aqui vai um restrospecto...

Geralmente quando se faz essa faxina no corpo da borboleta/TBI, esta peca esta internamente toda negra de borra conforme as fotos anteriores mostrando o local onde esta a sede da valvula IAC. Se a sede da valvula esta negra, imaginem o interior da peca toda, entao...

Ha dutos que so sao desobstruidos mediante retirada do corpo/TBI, nao adianta limpar so as costas da borboleta, como fazem por ai, o servico fica meia sola.
Ha um duto primario que recebe vapores do motor/carter e entope com facilidade devido ser muito restrito, algo em torno de 3mm mais ou menos.

Quando o motor estiver com dificuldade em pegar, pega falhando, morre em marcha lenta, o famoso motor apaga no semaforo, so pega bem se calcar o acelerador, esta na hora de dar uma geral na valvula IAC que controla a entrada de ar para a marcha lenta.

Porque isso acontece: a borboleta estando totalmente fechada, quando o pedal do acelerador esta inativo, sem uso, nao tem entrada livre de ar, o motor apaga.

Para o motor nao morrer estando em marcha lenta, o ar passa por fora da borboleta, um duto exclusivo e e controlado por uma valvula, movimentada por um motor - motor de passo.

Ja nos carburados, a lenta e controlada pela propria borboleta.

Estando esse duto semi obstruido, o motor ficara com a rotacao irregular, nao pegara, a menos que voce acelere e de a partida, mas, ao soltar o acelerador, apaga.

Quando a valvula IAC de marcha lenta esta com problema de borra, travamento pelo mesmo motivo, o motor quando pega nao da aquela aclerada ate proximo a 1200 RPM e depois de alguns segundos estabiliza, ou seja, permanece com uma rotacao cosntante e baixa tipica de RPM de marcha lenta.

Quando notarem que, ao ligar o motor, a rotacao nao der aquela acelerada e depois de alguns segundos abaixar e estabilizar, podem providenciar a limpeza da valvula IAC.

Teste do motor de passo

Depois de feita a limeza na valvula IAC, conecte o plug no motor de passo sem o mesmo estar aparafusado no local, ligue a ignicao sem dar partida, so para acender as lampadas do painel, veja se o embolo da valvula se move (contrair/retrair). Faca uns dois testes assim. Ligar e desligar a pre-ignicao. Se nao se mover e porque o motor de passo esta queimado.

Se pegar sem o motor sediado, a rotacao subira as alturas, devido a livre entrada de ar, so isso, CUIDADO! O ruido vai ser infernal!

Quando esta tudo em ordem de dentro do veiculo se ouve o ruido do motor ao acionar a chave na pre-gnicao, mas, em ambiente bem silencioso e a tampa do motor levantada, claro.

Pelas fotos ja da para se ter nocao do que desmontar.

Bem espero ter sido claro nesse faca voce mesmo! Qualquer duvida ai opinem se algo fugiu do correto/incerto, ok?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Quanto a limpeza da valvula IAC, mergulhe a mesma em gasolina/querozene (nao usem produtos que afetem plasticos. Cuidado com Thinner!) ate a metade de seu corpo, deixe alguns minutos para amolecer a oleosidade empregnada no eixo da haste, depois inverta a posicao, coloque gasolina onde sai o eixo da haste e deixe alguns minutos virado para cima, providencie a limpeza final com um pincel, escova dental, remova tudo que for foco de borra, lave-a bem e siga os passos no topico anterior.

So nao desnrosque a haste de seu eixo, ou seja, nao force a haste para nada.

No Youtube esta cheio de clips sobre IAC.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


LeoBF
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 09 2009f Janeiro 2009 05:48:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeoBF »

Fala ae galera, estou precisando da ajuda de v6... nao consegui acessar esse link com o tutorial, se puder, gostaria que alguem me enviassem por e-mail: leonardo_nbarj@hotmail.com


Oq acontece, meu corsa está oscilando na lenta, antes era pouco, agora aumento, chegando ao ponto de eu não conseguir sair com o carro sem ter que dar uma acelerada forte, muitas das vezes tendo que puxar o freio de mão e acelerar forte para sair... gostaria de saber oq pode ser isso??? Eu pude reparar que minha Sonda Lambda esta com akela parte de metal meio froxa, solta, e a parte de cerâmica está rachada... não sei se pode ser isso, eu acho que sim, sei la, gostaria da opinião de v6...

e por favor quem puder me enviar o tutorial da limpeza por e-mail, agradeço...


Desde já agradeço a compreensão de todos.
Abraços

Leonardo
Leonardo de Brito Ferreira.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Leo seguinte, não se tem um fixo tutorial sobre o serviço com detalhes, mas, só relatos do que se tem que fazer, ok?
La no link do itanium que não esta mais acessivel tinha fotos das peças e tal.
Seguindo estas recomendações e se tiver paciencia em procurar a fundo tóipicos antigos em Mecanica e preparação vai achar muita coisa por lá.
A hora que tiver tempo vou ressuscitar esses tópicos. È só a net ajudar. Tenho 1 Mega qui e nem parece.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Tem um modo mais rápido, vá em Profile, total de mensagens, encontrar todas as mensagens de fulano e terá todos os posts do autor.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


LeoBF
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 09 2009f Janeiro 2009 05:48:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeoBF »

Alcineu, Beleza, amanhão eu vou aproveitar para procurar com mais calma...

mas em relação a minha Sonda Lambda, será que tem algo haver???
Leonardo de Brito Ferreira.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

LeoBF escreveu:Alcineu, Beleza, amanhão eu vou aproveitar para procurar com mais calma...

mas em relação a minha Sonda Lambda, será que tem algo haver???
se a parte da ceramica esta rachada, só trocando, pois, se cair agua ali da curto na sonda, deve ter afetado o circuito interno, etc.
Meu mano tinhaum Palio com essa parte da ceramica da sonda torta. Toda vez que chovia e ele saia com o carro, o motor apagava...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alexemaria
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Novembro 2008 02:09:00 PM
Localização: Várzea Grande - MT
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexemaria »

Na boa, preciso muito desse tutorial, sobre limpesa de tbi, e não consegui, nenhum desses link's "deu rock" não. Se alguem puder me ajudar e mandar por e-mail, serei grato. Valeu. alexemaria@ig.com.br
1.0 mpfi 98. corsa é corsa, os outros, apenas carros.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”