[TUTORIAL] - Limpando TBI do Novo Corsa!

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
yugo
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 15 2009f Maio 2009 11:24:07 AM
Localização: Araçatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por yugo »

eu naum estou achando o tutorial, e o site que colocaram aí e de um corsa antigo, vc teria para o corsra modelo novo?


gustavovivas
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 24 2009f Maio 2009 12:34:32 AM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gustavovivas »

Alcineu, observei que vc conhece a fundo acerca do problema com o corsa econoflex (fica pulando/socando) em baixa rotação. Como sou de Vila Velha, vc por acaso é mecânico? Se não for, conheçe algum de confiança que possa olhar meu carro.
PS. não quero levá-lo às concessinárias pois não confio nos serviços oferecidos por elas.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá gustavovivas.
Não sou mecanico. Nesse sistema Econoflex o acelerador é eletronico, confere? É mais complexo do que os MPFI.
Da mais problema no corpo da borboleta, onde fica a valvula IAC e sensor de posição da borboleta.
Mas vou te indicar a oficina do Candotti ali do lado da desportiva ferroviaria.
Lá só meche com carburação e injeção.
Melhor levar onde só mechem com injeção, pois, eles tem toda a parafernália para tal, ok?
Fica mais garantido.

Mas voltando ai ao seu caso, quando voce diz socando/pulando é em marcha lenta, sem estar acelerando?

retorne
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


gustavovivas
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 24 2009f Maio 2009 12:34:32 AM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gustavovivas »

Olá Alcineu. Boa noite.

Obrigado pela dica. Levarei o veículo lá amanhã.
Quanto ao poblema que o meu corsa vem apresentando, ele não aparece nem em alta rotação (acelerando forte), nem em marcha lenta (ponto morto), mas sim quando se mantém uma acerelação estável (entre 1500 e 3000 rpm), ou seja, ao manter a aceleração constante ele começa a socar como se estivesse falhando. É impossível manter uma aceleração constante por exemplo de segunda macha a 2000 giros, pois ele começaa pular forçando-me a mudar de marcha, e aí acaba aumentando o consumo. Por exemplo no álcool ele tá fzendo entre 5,5 e 5,9 na cidade. Acho que o consumo está elevado e o fato acima narrado pode estar contribuindo para isso. Pode ser algum problema na TBI (sujeira talvez).

Fora isso o econoflex é um bom carro (está na média), rápido, confortável, bom acabamento (na versão premium).

Espero que tenha compreendido.

Até mais.


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

Gostaria de saber se posso utilizar o CAR80 para limpeza dos componentes. e aquela junta da TBI precisa trocar?
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

E ai pessoal resolveram as pendencias ai?

Quanto ao Car80, dependendo do estado do corpo da borboleta, aconselho a retira-lo e lavar/limpar.
Retire o motor de passo, sensor de posição da borboleta e mergulhe o corpo na gazolina e limpe. Principalmente aquele tubinho curvo duto de entara dos vapores do carter, aquele com a mangueira mais fina.
Este e danado para entupir devido a restrição muito fina la dentro do corpo.
Vejam na foto a ponta do tubinho metalico e onde sai com um buraquinho muito restrito com um circulo vermelho.
Como citei em outro topico esta entrada de ar/vapores do carter altera um pouco a marcha lenta.
Confiram ai.
Quanto a foto ai foi copiada daqui do forum...

Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

alcineu escreveu:E ai pessoal resolveram as pendencias ai?

Quanto ao Car80, dependendo do estado do corpo da borboleta, aconselho a retira-lo e lavar/limpar.
Retire o motor de passo, sensor de posição da borboleta e mergulhe o corpo na gazolina e limpe. Principalmente aquele tubinho curvo duto de entara dos vapores do carter, aquele com a mangueira mais fina.
Este e danado para entupir devido a restrição muito fina la dentro do corpo.
Vejam na foto a ponta do tubinho metalico e onde sai com um buraquinho muito restrito com um circulo vermelho.
Como citei em outro topico esta entrada de ar/vapores do carter altera um pouco a marcha lenta.
Confiram ai.
Quanto a foto ai foi copiada daqui do forum...

Imagem
Acabei por desmontar tudo e limpando sem usar o CAR80, depois que vi a sujeira ali cheguei a conclusão que fiz a coisa certa, o melhor é desmontar tudo e limpar.
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola MachDown.
Tambem desmontei tudo por aqui. Esse duto ai da foto estava entupido. Logo desconfiei dele devido estar merejando oleo pela junta da tampa do comando de valvulas. Foi mais um desmonte para trocar a junta e aproveitei pintei esta tampa com tinta preta alta temperatura. Esatava bem oxidada.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola MachDown.
Tambem desmontei tudo por aqui. Esse duto ai da foto estava entupido. Logo desconfiei dele devido estar merejando oleo pela junta da tampa do comando de valvulas. Foi mais um desmonte para trocar a junta e aproveitei pintei esta tampa com tinta preta alta temperatura. Esatava bem oxidada.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


brunitho
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:42:49 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunitho »

Fala povo ....

Seguinte, resolvi dar uma limpadinha do TBI do meu corsa. MPFI 8V, estou com dois problemas, vejam no que pode me ajudar !

1 - Esse bendito furinho fino esta entupido mesmo fiz de tudo para limpar até perdi a paciencia e enviei uma agulha la dentro mais não resoveu nada! Limpei com Tinner e mesmo assim continua entupido..

2 - Quado tirei o TBI, estava muito sujo de oleo para todo lado (TERRIVEL) inclusive vi que la dentro do coletor de Admissao estava tambem com oelo tudo melado, tem algum produto que faca esta lipeza? E se tiver não tem risco de encher a camara de combustão com residuos ou entupir o catalizador?

Estou eu mesmo fazendo a limpeza do meu sistema, ja limpei o TBI completo junto com motor de passo que estava muito sujo "melhorou em 90% a macha lenta" e troquei também o filtro de ar.

Semana que vem vou trocar o filtro de combustivel tirar os bicos e levar em uma mecanica para limpar. "ficam bem mais barato"

A verificacão do funcionamento da injecão é facil só levar em uma oficina e pedir o cara olha não cobra nda e se tiver algum prob ai sim penso em pagar para arrumar, dependendo do que for hehehehe :lol:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”