[PROJETO] - Econoflex melhorado.

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum



Responder



Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[PROJETO] - Econoflex melhorado.

Mensagem por rbsmontemor » Quinta-feira 11 2013f Abril 2013 03:48:45 PM

Vou colocando aqui fotos e infos aos poucos.

Mas basicamente é um Corsa Econoflex 2009, atualmente com 96.000Kms rodados.

A ideia a princípio são ~200cvs, handling razoável e instalação de freios (Por que originalmente nem pode-se chamar de freios, já que mal conseguem parar o carro).

Esta é a vítima:

Imagem

*Perdão pelas fotos com o carro sujo, mas o carro é de uso diário e não tenho tempo de ficar lambendo o carro todos os dias. Não é carro para mostrar no posto e sim para usar bastante.


O início se deu com o upgrade de freios, 280mm no eixo dianteiro e 270mm no eixo traseiro:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A instalação dos freios dianteiros é plug and play se utilizar pinças de Meriva 1.8 16V e discos de 280/25mm da GM.

Já os freios traseiros, foram utilizados discos de Astra/Vectra/Meriva/Calibra com suas respectivas pinças. A ponta de eixo necessita ser substituída pela do Celta / Corsa B e cubos de roda da Pick-up corsa.
As pontas de eixo necessitam ser encurtadas em 8mm, e precisa também fabricar espaçadores de 4mm que devem ser instalados entre o eixo semi-arrastado e o prato conforme foto abaixo:

Imagem


Algumas fotos aleatórias do processo:

Imagem
Imagem
Imagem


Antes de fabricar a tubulação correta e cabos de freio de mão:

Imagem


Conforme for tendo andamento eu vou atualizando.

Até!





Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor » Quinta-feira 11 2013f Abril 2013 04:04:54 PM

Estes dias o Junior, conhecido como Overspeed ou simplesmente biba-loca descobriu o endereço do limitador dos Corsa/Celta/Meriva/Montana com acelerador a cabo.

Como este motor implorar para girar mais, e como vai ser turbo (novamente, sim já foi turbo antes) decidimos alterar o corte para 7200 RPM. Claro que para aproveitar o Over deu 5 graus de avanço na curva todo e enriqueceu um pouco o mapa:

Imagem
Imagem

O Mestre dos Magos abaixo:


Imagem

Não passei no Dinamômetro ainda, e não tive tempo de fazer um vídeo longo, mas o que tem está abaixo:

[youtube]npPM_ATLc-8[/youtube]


Ahh, já ia esquecendo. O carro está com escapamento de 2,5", usando um coletor de ferro fundido dos motores antigos para eliminar o catalisador abafador final de Zafira modificado para 2,5" também:

Imagem
Imagem


Recomendo o Over para fazer qualquer alteração nas ECUs de vocês. Manja simplesmente de TUDO sobre isso.

Abraços e vou postando conforme as coisas forem acontecendo.





jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias » Quinta-feira 11 2013f Abril 2013 04:10:23 PM

Parabéns por ter começado por onde tem se que começar antes de fazer voar dar um jeito de parar, muita gente começa pelo motor e esquece dos freios





overspeed
:: Millennium ::
Mensagens: 182
Registrado em: Quarta-feira 12 2008f Março 2008 04:22:54 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por overspeed » Quinta-feira 11 2013f Abril 2013 04:12:28 PM

Caro RaPHADINHA BICHAmor



Permita-me uma correção:

Na verdade o limitador dos Corsa/Celta com acelerador a cabo já tinha descoberto a muitos anos, faltava dos com acelerador eletrônico que é totalmente diferente, agora tá na mão !. :lol: :redhotevil:





Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor » Quinta-feira 11 2013f Abril 2013 04:14:02 PM

overspeed escreveu:Caro RaPHADINHA BICHAmor



Permita-me uma correção:

Na verdade o limitador dos Corsa/Celta com acelerador a cabo já tinha descoberto a muitos anos, faltava dos com acelerador eletrônico que é totalmente diferente, agora tá na mão !. :lol: :redhotevil:
Bem observado! hahaha
Acelerador eletrônico!





andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1393
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba » Quinta-feira 11 2013f Abril 2013 06:58:42 PM

Em breve farei o up do freio no meu e o seu já serve com base para o up! :wink:





plira
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Quarta-feira 26 2011f Outubro 2011 12:21:06 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por plira » Quinta-feira 11 2013f Abril 2013 08:59:59 PM

Meu corsa e o do Cristiano ajudaram mto a descobrir esse corte rs!!! Ta bem loco seu corsa hein!!! Vc agora tem uma ancora. Nao é um freio.





SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25939
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle » Sexta-feira 12 2013f Abril 2013 08:00:14 AM

ta rolando um clima de amor no topico


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs



Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 03:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renan Classic » Sexta-feira 12 2013f Abril 2013 10:00:43 AM

Junior é o mestre curti muito o trampo dele no meu carro logo farei uma visita para parte 2...
Parabéns rbsmontemor pelo carro to montando um projeto bem parecido

rbsmontemor deixa eu te perguntar com quem você fez o suporte das pinças traseiras? To querendo fazer o freio traseiro do meu Classic


Renan Classic
(11)97413-6963



Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor » Sexta-feira 12 2013f Abril 2013 10:12:47 AM

Recomendo você a utilizar o sistema dos Kadett.

Precisa comprar muito menos componentes, e é mais simples de adaptar.

Você usa as pontas de eixo do seu carro mesmo. Os discos já vem com o cubo integrado e o freio de mão o acionamento é na pinça, ao contrário do meu sistema que tem um tambor só para o freio de mão.

O suporte da Pinças é um amigo meu que tem uma ferramentaria que faz. Se tiver real interesse me manda uma MP que conversamos com ele para fazer um valor legal.

Na powerbrakes eles vendem este suporte para as pinças do Kadett também.

Abraço.





Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 03:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renan Classic » Sexta-feira 12 2013f Abril 2013 10:21:08 AM

rbsmontemor escreveu:Recomendo você a utilizar o sistema dos Kadett.

Precisa comprar muito menos componentes, e é mais simples de adaptar.

Você usa as pontas de eixo do seu carro mesmo. Os discos já vem com o cubo integrado e o freio de mão o acionamento é na pinça, ao contrário do meu sistema que tem um tambor só para o freio de mão.

O suporte da Pinças é um amigo meu que tem uma ferramentaria que faz. Se tiver real interesse me manda uma MP que conversamos com ele para fazer um valor legal.

Na powerbrakes eles vendem este suporte para as pinças do Kadett também.

Abraço.
Só temos um único problema arranjar essas beneditas pinças isso é raridade...


Renan Classic
(11)97413-6963



Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor » Sexta-feira 12 2013f Abril 2013 10:42:07 AM

Videozinho de hoje.

Leve aclive, testando o limitador:

[youtube]wyC8HtkPc9M[/youtube]





Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 03:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renan Classic » Sexta-feira 12 2013f Abril 2013 11:07:25 AM

Renan Classic escreveu:
rbsmontemor escreveu:Recomendo você a utilizar o sistema dos Kadett.

Precisa comprar muito menos componentes, e é mais simples de adaptar.

Você usa as pontas de eixo do seu carro mesmo. Os discos já vem com o cubo integrado e o freio de mão o acionamento é na pinça, ao contrário do meu sistema que tem um tambor só para o freio de mão.

O suporte da Pinças é um amigo meu que tem uma ferramentaria que faz. Se tiver real interesse me manda uma MP que conversamos com ele para fazer um valor legal.

Na powerbrakes eles vendem este suporte para as pinças do Kadett também.

Abraço.
Só temos um único problema arranjar essas beneditas pinças isso é raridade...
Uma dúvida o suporte é parafusado ou Soldado?


Renan Classic
(11)97413-6963



Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor » Sexta-feira 12 2013f Abril 2013 11:09:09 AM

Vai entre o eixo semi-arrastado do carro e a ponta de eixo, formando um "sandwiche". Os 4 parafusos passam por ele, não é necessário soldar nada!





Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 03:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renan Classic » Sexta-feira 12 2013f Abril 2013 11:11:56 AM

rbsmontemor escreveu:Videozinho de hoje.

Leve aclive, testando o limitador:

[youtube]wyC8HtkPc9M[/youtube]
Orra ta bom em o Junior deixou meu carro assim tbm curti pra caramba...seu é 1.8?


Renan Classic
(11)97413-6963



Responder

Voltar para “Projeto e Preparação”