[DÚVIDA] - Corsa C 1.8 com turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Kibemaster
:: Piquet ::
Mensagens: 343
Registrado em: Quinta-feira 17 2012f Maio 2012 04:10:43 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Corsa C 1.8 com turbo

Mensagem por Kibemaster »

Boa noite pessoal,

Tenho algumas duvidas sobre o kit turbo, alguém saberia me esclarecer algumas dúvidas básicas:

- O turbo consiste em pressurizar o motor com ar do escapamento? seria um "refluxo" para dentro do motor?

- Danifica o motor? ou reduz sua vida útil?

- A instalação é reversível?

-Aumenta quantos % o consumo de combustível?

- Tem como "ligar" e "desligar" (tipo um ar condicionado ou GNV)

- Qual o ganho em média de cavalos se colocarmos por exemplo num corsa C 1.8 que tem 112cv? iria pra quantos aproximadamente?

Obrigado!

-
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86100
Corsa Maxx - 1.8 - 06
Corsa Milenium - 1.0 - 02
Gol quadrado - 1.0 - 94


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tudo isso tem respondido ao longo dos topicos daki....
sao as duvidas mais comuns e as respostas sao todas variaveis...

o turbo nao é bem assim....
é mais parecido com uma turbina de hidroeletrica, a agua gira um lado, q seria o gas do escap passando....do outro lado sim acontece a captacao do ar e pressurizacao...

1-relativo, muito relativo

2-pode tirar sim......

3-totalmente relativo

4-no pe

5-absolutamente relativo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


mro.pereira
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Quarta-feira 30 2012f Maio 2012 10:52:20 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mro.pereira »

resumindo, é relativo hehe


Kibemaster
:: Piquet ::
Mensagens: 343
Registrado em: Quinta-feira 17 2012f Maio 2012 04:10:43 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Kibemaster »

rsrsrs
imaginei que o SemControle, tivesse a respostas para estas perguntas
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86100
Corsa Maxx - 1.8 - 06
Corsa Milenium - 1.0 - 02
Gol quadrado - 1.0 - 94


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao q seja uma resposta, a unica q realmente tem resposta é se pode tirar depois, sim pode.....
as outras envolvem N variaveis....
como eu ja disse, na cidade o normal é fazer 6.5km/l no meu carro, ja fiz 7.5km/l e tmb ja fiz na casa dos 4km/l, igual qq carro original, o pé é quem comando o consumo....o pé é quem liga e desliga o turbo, mas turbo nao tem liga e desliga, ele é progressivo...nao é pq vc acelera q tem q deixar ir até virar de cabeca pra baixo o manometro....questao de sensibilidade e bom senso....
no comeco do turbo eu andava a 90km/h com 0,3 se segura o pe assim so vai crescendo a pressao e velocidade...hj pego estrada a 110 sem pressao....
acho q na estrada ja consegui fazer 1/1 :redhotevil:
mas se andar igual gente, passa dos 10km/l facil......
o desempenho esta mais pro acerto q qq coisa.....
qnd fiz a retifica sai pra amaciar o motor com 1,5 de pressao, hj com 0,9 acho q anda mais q com 1,5
ando com 0,9 plenamente satisfeito, tem muita gente com fogo no feofo q vem achar pouco, q tem q socar pressao....q adianta socar pressao e acerto pra andar o q realmente pode e quebrar....ando assim sem dor de cabeca alguma.....

em preparacao nao existe nada mais diferente q dois motores identicos....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Kibemaster
:: Piquet ::
Mensagens: 343
Registrado em: Quinta-feira 17 2012f Maio 2012 04:10:43 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Kibemaster »

po.. agora comecei a entender como funciona SemControle,

Quando disse que vc saberia me responder, é pq li em outros post's que vc usa o sistema e como provado acima, usa e sabe o que diz.

Costumo andar na cidade no máximo a 2500 3000 rpm, nem só para economizar combustível, mas para evitar forçar o motor. Neste caso, o turbo nem "acionaria" ... seria isso ele gera pressão só em altas rotações né?? Já na estrada, se enfiar o pé consigo chegar de 100km/h a 160km/h em 2 seg por exemplo, para efetuar uma ultrapassagem. É essa mesma a logica de funcionamento?

Meu carro atualmente faz 11km/l na cidade e 15km/l na estrada, se com o turbo eu passar para 9 na cidade e 14 na cidade ja é negócio.

Fica a duvida sobre os dano no motor, se com o aumento de pressão corro risco de rachar o bloco ou estourar alguma mangueira... sei lá..

Vi vendendo um kit desses para corsa, o cara estava querendo R$1.000,00, pelo preço comecei a me interessar pelo assunto, resta saber se vale a pena pela mão de obra de instalação e se irá danificar o carro, se vai aumentar obscenamente o consumo.

Mas pense bem.. esse motor 1.8 do corsa ja é bom... se eu consigo melhorar ainda mais.. vai ficar top... fora o barulho do turbo que é uma adrenalina indescritível mesmo o carro estando parado.

vlw
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86100
Corsa Maxx - 1.8 - 06
Corsa Milenium - 1.0 - 02
Gol quadrado - 1.0 - 94


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se vc nao acelera por dó do motor, é melhor nao ter turbo pq o motor sofre.....
se seu consumo é na gasolina, so de andar no alcool seus 11 ja vao a menos de 9km/l facinho vira pra baixo de 7 com turbo...
eu fazia 13km/l na cidade c gasolina, faco menos da metade agora....

ha quem diga o contrario...eu prefiro o 1.6 a esse 1.8
seu 1.8 foi feito pra ser motor de baixa, ele tem mais contras em alta do q pros....

1000 no kit é a parte mais barata de toda a montagem....tem q ver tudo as miudezas q vao faltar, e as coisas caras q vai precisar.....so em documentacao gastei 900cruzeiros....
dobrar a potencia com um turbo é muito facil....passar a potencia pro chao é dificil....e fazer parar o carro depois nem se fala.....nao adianta pensar so em acelerar.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Kibemaster
:: Piquet ::
Mensagens: 343
Registrado em: Quinta-feira 17 2012f Maio 2012 04:10:43 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Kibemaster »

pois é rapais... ja ouvi falar nesse 1.6 dos modelos antigos.
e é verdade quando vc diz que foi feito para baixas... tem uma aceleração muito boa entre 60 e 100.. 120... mas depois disso é meio apertado mesmo, demora um pouco a pegar velocidade. Daí minha ideia do turbo. Mas pelo que estou vendo não vai ser muito bom, pois vou usa-lo apenas 5% do meu tempo dirigindo... quando estou na estrada.. os 95% que estou na cidade só vou levar prejuízo.

O consumo que falei ali é na gasolina mesmo... fiquei surpreso até pq o mito que rolava era que esse carro era um beberrão... não é um 1.0... mas comparado com o Premium sedan da minha mae que é 1.4... vale muito a pena o custo-benefício.

Mas é isso ae... obrigado mais uma vez pela explicação
SemControle, e mais uma vez consulto o forum e tomo mais uma decisão que atende às minhas exigencias e ao meu perfil.

Abração
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86100
Corsa Maxx - 1.8 - 06
Corsa Milenium - 1.0 - 02
Gol quadrado - 1.0 - 94


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

como seu carro é 1.8 e vai ter pouco uso no turbo acaba nao sendo um negocio muito bom....
o investimento pra se montar direito é alto....seu carro é forte....

meu carro fica parado em casa com a bateria desligada...trabalho perto de casa, e vou de RR todo dia, 40km/l faco em 5min o q de carro no minimo gasto uns 20, e ainda preferia ir de onibus do q de carro, desgaste do anda e para, custo com estacionamento, custo do combustivel pq parado bebe tmb,......
uso muito raramente qnd é necessario mesmo....hj estava chovendo, fui de RR pro servico....ja deve ter colado o motor...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Kibemaster
:: Piquet ::
Mensagens: 343
Registrado em: Quinta-feira 17 2012f Maio 2012 04:10:43 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Kibemaster »

hahahaha pode crer rapais. Concordo plenamente e te digo mais ( ia até criar um post pra isso) sobre acelerar e depois ter que parar. Um "defeito" que acho no corsa 1.8 são os freios.. Se tu precisar parar a 300 m e estiver a 120 chora. Não para nem fu...! Poderiam ter melhorado os freios... Enfim...

Cara, sobre desgaste do carro, transito, e custo-benefício de se andar em certas horas e locais te digo: muitas vezes larguei o carro em casa pra visitar obras em Teresópolis, e olha que a pista pra lá é um tapete, mas chega na washington luiz 17:20 esquece, senta e chora.. tu não consege passar a segunda. O que faço?! Vou e volto de buzão pra aproveitar a viagem lendo ou dormindo. Pago a passagem do meu bolso, mesmo a construtora que trabalho pagando minha gasolina e pedagios, mas o desgaste e desvalorização pelos km rodados são todos meus.

Mas voltando ao topico, acho que nem vou colocar turbo mesmo, como vc falou, regular isso deve ser uma piK , muito caro e fora do meu perfil de condução.

Vlw
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86100
Corsa Maxx - 1.8 - 06
Corsa Milenium - 1.0 - 02
Gol quadrado - 1.0 - 94


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”