[Converter] Corsa GSi 1.6 16v em 1.8 16v (troca pistão/vira)
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Usei no meu virabrequim original do GSI, pistões do 1.8 e mandei fazer bielas mais longas, já que tem diferença no pino do 1.6 em relação ao 1.8. Se não estou enganado, ficou com 81mm (pistão) x 81,5mm (curso original do 1.6). Mas melhorou muito a r\l do 1.6, que já é razoável, e ficou com cerca de 1650cc com esta configuração.
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ccca escreveu:Usei no meu virabrequim original do GSI, pistões do 1.8 e mandei fazer bielas mais longas, já que tem diferença no pino do 1.6 em relação ao 1.8. Se não estou enganado, ficou com 81mm (pistão) x 81,5mm (curso original do 1.6). Mas melhorou muito a r\l do 1.6, que já é razoável, e ficou com cerca de 1650cc com esta configuração.
To vasculhando a dias na internet as bielas com medidas especiais pra usar o vb 1.6 com pistão 1.8.... onde tu mandou fazer? tbm sou de POA.
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No YouTube tem um canal chamado alto super la tem um tigra q fez essa adaptacao de 1.6 para 1.8 no bloco do 1.6
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olá a todos
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 pelo menor volume
com o uso do cabeçote 1.6 16v(taxa original 10,5-1) a taxa iria para aproximadamente 10,9 - 1
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 pelo menor volume
com o uso do cabeçote 1.6 16v(taxa original 10,5-1) a taxa iria para aproximadamente 10,9 - 1
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olá a todos
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
pistao 80.5(1. com vira 81.5(1.6) de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
outra sugestao
pistao 82 com vira 81.5 de curso = 1,721
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
com biela de 136,45(sob medida) a r/l seria de 0,300476365
considerando 136.5(sob medida) a r/l seria de 0,3003663004
com biela em 136(vw md / kombi) a r/l da 0,3014705882
considerando a taxa original do cabeçote 1.8 de 12,3 com nova configuracao 1.721, a taxa iria para algo aproximado em 11.7
usando o cabeçote 1.6 16v a taxa iria para 11,31
ficaria menos aspero que o f1 1.8 original (r/l 0,33) e talvez com melhor subida de giro
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
pistao 80.5(1. com vira 81.5(1.6) de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
outra sugestao
pistao 82 com vira 81.5 de curso = 1,721
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
com biela de 136,45(sob medida) a r/l seria de 0,300476365
considerando 136.5(sob medida) a r/l seria de 0,3003663004
com biela em 136(vw md / kombi) a r/l da 0,3014705882
considerando a taxa original do cabeçote 1.8 de 12,3 com nova configuracao 1.721, a taxa iria para algo aproximado em 11.7
usando o cabeçote 1.6 16v a taxa iria para 11,31
ficaria menos aspero que o f1 1.8 original (r/l 0,33) e talvez com melhor subida de giro
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