[DÚVIDA] -Transformar 1.0 p 1.4 (diferente, pistão de moto)?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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Abarth
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Mensagem por Abarth »

[quote="Gus®"]Muito interessante a proposta...

Fiquei curioso com a aplicabilidade/funcionalidade desse projeto...e pior que aparece bem na hora que estou tentando achar uma solução pra extinguir o meu 1.0 do carro...não sei se trabalho em cima do bloco original tentando chegar na cilindrada 1.4 ou se parto logo pra outro motor novo 1.6 e esqueço a idéia de trabalhar em cima do motor 1.0...

Teoricamente um motor novo é mt mais simples e com bons resultados garantidos, o problema é o gasto...[/quote]

cara eu sou daqueles que prefere o mais dificil pela satisfação de ver um projeto dar certo, com certeza é bem mais facil e rapido ganhar potencia mudando o motor pra 1.8 ou 2.0,mais dae alem de ser mais facil tambem tem o problema de documentação e tals questao de gasto as vezes sai elas por elas, vc tem que ver o que vc pretende, se é aspro ou turbo e qual a frequencia q vc utiliza o carro, teu mecanico o que acha pq as vezes fica mais facil quando o mecanico ja fez isso ou aquilo,mas enfim qualquer coisa da um grito ae que com certeza muita gente vai te ajudar.

abraxxx


Abarth
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Mensagem por Abarth »

[quote="SemControle"]tenho os 2 pes atras c muita mudanca assim, desisti de pegar um gol G3 1.0 16VT e virar 1.4 16VT justamente por essa mistura de peca de um e de outro....

precisa ver o trabalho q vai ter q ser feito nos pistoes/pinos...e se na hora q vier pressao vao aguentar mesmo, tem a questao dos aneis tmb...
outro detalhe, vai chegar em 1.4, mas nao vai ter nem de longe o torque de um 1.4 original....vai ter um grande curso esse motor....
mecanicamente é impossivel, mas numa mudanca assim, pensaria em reduzir o curso e elevar o diametro, mesmo q a cc nao fosse modificada, ja elevaria o torque....

ja pensou em utilizar os pistoes do VHCE? sao maiores q do 1.0 e menores q do 1.4

de qq forma estudaria muito a instalacao desses pistoes nas bielas, pelas questoes adaptativas e questao de resistencia ao pino, nunca vi como sao as canaletas desses pistoes de moto...
é interessante...[/quote]

entao velho aguentar pressao aguenta susse ja preparei ap´s assim, mais gm o unico que eu manjo mesmo é o motorzin de chevette, este vai ser meu primeiro gm fora chevette que vou fuçar, por isso li e pesquisei bastante, medi,calculei e eu e meu padrasto vimos q realmente é possivel isso, e é um projeto diferente, vamos ver no que da se nao der certo pelo menos alguem ja tentou e ninguem mais faz a mesma CENSURADO..ahsuahsuasuhua

zueira a parte vai dar certo sim...

estou aberto a ideias como citei acima vou começar final de setembro, peguei esse carro na quinta passada ja com o intuito de turbinar e fuçar, terça ele vai pra lataria dae qndo sair, estofamento e depois eletrica para assim enseguida mecanica, bom é isso ae, espero realemnte ajuda pois como falei diante de vcs pelo que li aqui no forum eu nao manjo nada de gm, aahh e outra coisa qual é o diametro dos pistoes do vhce? nem sabia que eram diferentes...

abraxxx


Abarth
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Mensagem por Abarth »

[quote="Jorgin"]Essa biela não vai pegar na camisa?

exemplo:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=24

O motor 1.6 usa a mesma biela, mas o cilindro tem um diametro maior.[/quote]

vira 1.6 certeza q nao pega, mais vira 1.8 com esse diametro pelos calculos pegaria, mais mesmo assim queria ver na real...hehehe

abraxxx e obrigado


wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:outro detalhe, vai chegar em 1.4, mas nao vai ter nem de longe o torque de um 1.4 original....vai ter um grande curso esse motor....
mecanicamente é impossivel, mas numa mudanca assim, pensaria em reduzir o curso e elevar o diametro, mesmo q a cc nao fosse modificada, ja elevaria o torque....
Só uma observação quanto a torque em relação ao curso. Quanto maior o curso, maior o torque em baixa rotação. Consequentemente, pior a potência final. Então se comparar o 1.4 original com o 1.4 do nosso amigo, o original vai ter mais potência final e o dele vai ter mais torque em baixa rotação.

O curso maior permite uma velocida média do pistão maior e isso traz a eficiência volumétrica máxima para rotações mais baixas. Entretanto, o diametro do cilindro menor, atrapalha o enchimento do cilindro em alta rotação, perdendo potência.

Acho que nesse projeto, o ideal para recuperar a perda de potência em alta rotação seria utilizar válvulas com diametro maiores.

Abs.


Abarth
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Mensagem por Abarth »

opa weverton belza? então as valvulas orriginais dos cabeçotes 1.8 e 1.4 são de 38adm e 31esc certo? quais medidas vc me recomenda pra minha receita?

obrigado pela força

abraxxx


SemControle
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Mensagem por SemControle »

wevertonvb escreveu:
SemControle escreveu:outro detalhe, vai chegar em 1.4, mas nao vai ter nem de longe o torque de um 1.4 original....vai ter um grande curso esse motor....
mecanicamente é impossivel, mas numa mudanca assim, pensaria em reduzir o curso e elevar o diametro, mesmo q a cc nao fosse modificada, ja elevaria o torque....
Só uma observação quanto a torque em relação ao curso. Quanto maior o curso, maior o torque em baixa rotação. Consequentemente, pior a potência final. Então se comparar o 1.4 original com o 1.4 do nosso amigo, o original vai ter mais potência final e o dele vai ter mais torque em baixa rotação.

O curso maior permite uma velocida média do pistão maior e isso traz a eficiência volumétrica máxima para rotações mais baixas. Entretanto, o diametro do cilindro menor, atrapalha o enchimento do cilindro em alta rotação, perdendo potência.

Acho que nesse projeto, o ideal para recuperar a perda de potência em alta rotação seria utilizar válvulas com diametro maiores.

Abs.
por isso mecanicamente fica tudo inviavel, fazer um motor super girador com grande diametro e pouco curso seria show.....
ja obrigaria a fortes modificacoes no cabecote pra aguentar girar
com um grande diametro dos pistoesa a area do cabecote seria maior, e proporcionaria valvulas maiores tmb
uma coisa sempre puxando outra......nem sempre pq ficaria melhor, mas por obrigacao mesmo....
tudo teria q ser bem estudado, pois nao resolve ter o torque maximo em 2K rpms, e depois girar até os 10K torque e potencia despencando....
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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Abarth escreveu:opa weverton belza? então as valvulas orriginais dos cabeçotes 1.8 e 1.4 são de 38adm e 31esc certo? quais medidas vc me recomenda pra minha receita?

obrigado pela força

abraxxx
Com relação ao tamanho de válvulas, só conheço as do 1.6 e 1.8, que são essa medidas que vc postou, 38 mm na admissão e 31 no escape. Do 1.4, eu não sei.

Bom, para falar em quanto aumentar diametro de válvulas, vou discorrer um pouco sobre antes.

Um aumento de 10% na área de uma válvula de admissão rende em média, 10% de potência. Um aumento de 10% na área de uma válvula de escape rende no máximo 2%. Fica claro aqui, então, onde deve ser feito a modificação. Mas existem 3 limites que não permitem exagerar no aumento da válvula de admissão: 1) A válvula de escape deve ter uma relação de área/diametro proporcional a válvula de admissão; 2) Espaço físico; 3) Existe um limite de benefício com aumento de válvula que depede proporcionalmente do volume do cilindro.

Vc já pode ter ouvido falar que quando o carro tem preparação com pressão de admissão positiva (turbo/blower, etc) que vale a pena aumentar só a válvula de escape. Isso é idéia errada que vem sendo propagada a tempos. O que se diz é que como na admissão a própria pressão positiva empurra a mistura não é necessário modificar nada e como na exaustão somente o deslocamento do cilindro ao PMS que empurra os gases para fora, então se mexe nessas válvulas nesse caso. A idéia errada está exatamente aqui, quando a pressão positiva empurra o ar para dentro do cilindro, a pressão média efetiva da mistura aumenta, e esse aumento gera força maior no deslocamento dos gases pelo pistão para fora do cilindro. Então da mesma maneira que a pressão ajuda na admissão, ela ajuda no escape. Então, não convém nenhum pouco alterar somente as válvulas de escape, lembrando daqueles 2%. A teoria que vale para turbo, neste caso, também vale para aspirados.

Quanto ao seu caso teria que estudar o que se tem de possibilidades e isso eu não sei te dizer. Não sei qual o limite de espaço físico que vc poderia aumentar tanto as válvulas de admissão (prioritariamente) quanto as de escape. Também não sei te dizer quais válvulas os preparadores costumam a utilizar nessa modificação. Então, precisa primeiro ser feito um estudo dessas duas questões, quanto temos de espaço e o que temos disponível que podemos utilizar. Com essas duas respostas podemos trabalhar qual seria a melhor relação de tamanho de válvulas para seu caso.

Sem essas duas respostas acima, a única coisa que posso afirmar é que se for mesmo mexer nessa questão, vc vai ter que mexer não só na válvula de admissão como tb na de escape. Por quê? Pq a relação entre válvula de escape/válvula de exaustão já está próximo do limite, 31/38 já é uma relação para carros mais bem preparados, com potência em mais altas rotações, taxas mais altas. Então não dá no seu caso para aumentar somente as válvulas de admissão, tipo utilizar 40 mm e manter as de escape em 31. Que é o que acontece nos APs que dá para mudar só a admissão para 40 mm já que as de escape já são de 33 mm.

Se fosse possível vc utilizar válvulas de admissão de 40 mm, teria um aumento de 10% na área, que pode te trazer 10% de potência e recuperar a perda de potência que teria com o aumento do curso. Mas seria necessário aumentar no mínimo mais 1 mm no escape.

Então, tente pesquisar o que vc tem de espaço e quais válvulas vc tem disponíveis para usar. Então podemos analisar melhor.

Agora tem um outro detalhe que dificulta todo o estudo. Vc vai usar um comando que foi projetado para um modelo de motor diferente, o que faz com que não tenhamos uma ideia real do que irá acontecer. Até aqui olhamos só a teoria de se aumentar o curso e modificar válvulas isoladamente. Mas e o conjunto? Se fossemos analizar as modificações para um 1.4 como é hoje seria mais fácil predizer algo, já no seu caso, temos que trabalhar com mais incertezas.
Pensando nisso, tz fosse melhor vc montar seu carro sem alterar nada ainda no cabeçote e ver como será o comportamento do motor com um comando que não foi feito para ele e dps sim estudar o que fazer com mais certeza de eficacidade.

Abs.


Abarth
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Mensagem por Abarth »

bom em primeiro lugar quero dizer que to aprendendo muito de mecanica em geral com vcs dois tanto weverton quanto o sem controle obrigado, bom vou ver se consigo medir quanto de espaço tenho para aumentar as valvulas, pois coincidentemente meu padrasto recebeu ontem um corsa 1.6 para fazer o motor completo, e assim com isso vou ver 2 coisas muito importante para meu projeto as valvulas e a distancia que a biela passa da camisa no 1.6 original pois ate agora estou lidando apenas com calculos e numeros, nada de pratica.

Se der certo quero manter o projeto original com vira 1.6, pistoes de 74mm, a tbi de 50mm so minha maior duvida ainda é cabeçote 1.4 (mais taxado e utilizarei ponto atrasado) ou cabeçote 1.8 (menos taxa porem com o ponto certo) sempre fui partidario de ponto certo, mais neste projeto estou em duvida pois so com a taxa do 1.4 ja vem uns cvs a mais porem poderei utilizar menos pressão na turbina.

bom acredito q é isso esta semana vou passar as medidas exatas de altura e tals do pistão da twister e do pistão do 1.0 ate para enriquecer o banco de dados...hehehe

abraxxx e boa semana


diorge peixoto
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Mensagem por diorge peixoto »

gostaria se possivel de uma receita basica para passar meu 1.0 p/1.4 do meu classic 05 alcool...agradeço desde já.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

diorge peixoto escreveu:gostaria se possivel de uma receita basica para passar meu 1.0 p/1.4 do meu classic 05 alcool...agradeço desde já.
ai o q vc tanto quer
SemControle escreveu:adorei as fotos q o colega postou em outro topico q fechei por ser repetido, dizia ser uma tentativa de abrir 1.0 pra 1.6, ai eu tenho q concordar é muito coisa meu.....
kenpachao escreveu:Imagem


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Fotos de uma tentativa de passar um bloco 1.0 para 1.6 litros
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