Mas para abrir para 1.4 já não precisa roer tanto as camisas, certo?
Relendo o tópico inteiro, falaram ali em cima que os pistões do VHCE é maior que os do VHC. Neste caso, colocaram o vira com menor curso? A R/L do VHCE deve ser melhor que a do motor anterior.
Se os pistões realmente forem maiores, tem que ver se ao abrir a camisa, não vai acontecer a tragédia que virou o bloco postado pelo SemControle
[DÚVIDA] -Transformar 1.0 p 1.4 (diferente, pistão de moto)?
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então onde abri pra pistao de 1.4 o cara me falou q matou 2 blocos tentando fazer o mesmo depois, agora não sei se virando 1.4 ou 1.6, esse estrago das fotos foi na tentativa de 1.6, mas mesmo assim é pouco material q sobra abrindo pra 1.4....hj considero um risco q não vale a pena...
os pistões de VHCE apresentam uma medida intermediaria entre 1.0 e 1.4, na verdade bem pouco maior q os 1.0, na argentina existe o corsa 1.3, uma boa medida de pistao...
acho q em matérias técnicas eu postei um tópico com uma serie de medidas de curso e diâmetro dos motores de corsa
os pistões de VHCE apresentam uma medida intermediaria entre 1.0 e 1.4, na verdade bem pouco maior q os 1.0, na argentina existe o corsa 1.3, uma boa medida de pistao...
acho q em matérias técnicas eu postei um tópico com uma serie de medidas de curso e diâmetro dos motores de corsa
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Quanto ao seu projeto, pesquisando aqui achei os pistões do motor fire 1.3 8 valvulas e os mesmos com sobremedida se aplicam no motor do corsa com virabrequim do 1.6. eles tem a mesma altura entre centro do pino e cabeça. Iria para 1.3 sem a necessidade de abrir demais o cilindro. ficaria como uma sobremedida do 1.0. Pretendo fazer esse swap no meu carro.
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so uma coisa, nao é pq o pistao vem de um motor 1.3 q vc vai coloca-lo no motor 1.0 e vai resolver seus problemas.....jose.nogueira escreveu:Quanto ao seu projeto, pesquisando aqui achei os pistões do motor fire 1.3 8 valvulas e os mesmos com sobremedida se aplicam no motor do corsa com virabrequim do 1.6. eles tem a mesma altura entre centro do pino e cabeça. Iria para 1.3 sem a necessidade de abrir demais o cilindro. ficaria como uma sobremedida do 1.0. Pretendo fazer esse swap no meu carro.
o pistao do corsa 1.0 tem 71,1mm o do fire 1.3 tem 71,2, q vantagem maria leva? nao muda nada, ja o curso dos dois motores é bem diferente, pra no mesmo diametro conseguir um volume maior....essa é a diferenca, e nao o tamanho do pistao...
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olá a todos
uma ideia diferente aqui.
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes do familia 1 antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
motor 1.8 da spin, cobalt (taxa 12.4 -1) vira do 1.6 pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659, arredondando 1.7
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45 (a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 aproximadamente pelo menos volume adimitido.
nao sei se nesse caso daria p utilizar o cabeçote 16v p melhorar o rendimento. porem é algo que pensando aqui achei interessante.
abraço a todos, espero ter ajudado.
uma ideia diferente aqui.
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes do familia 1 antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
motor 1.8 da spin, cobalt (taxa 12.4 -1) vira do 1.6 pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659, arredondando 1.7
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45 (a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 aproximadamente pelo menos volume adimitido.
nao sei se nesse caso daria p utilizar o cabeçote 16v p melhorar o rendimento. porem é algo que pensando aqui achei interessante.
abraço a todos, espero ter ajudado.
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mas resumindo vc quer fazer do 1.8 um 1.7 pra q?gui1985 escreveu: ↑Quarta-feira 26 2021f Maio 2021 04:38:49 PM olá a todos
uma ideia diferente aqui.
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes do familia 1 antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
motor 1.8 da spin, cobalt (taxa 12.4 -1) vira do 1.6 pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659, arredondando 1.7
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45 (a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 aproximadamente pelo menos volume adimitido.
nao sei se nesse caso daria p utilizar o cabeçote 16v p melhorar o rendimento. porem é algo que pensando aqui achei interessante.
abraço a todos, espero ter ajudado.
pq colocar isso tudo q pensou no bloco do 1.0 não da....nos antigos blocos ainda tinha como abrir o 1.0 pra por pistão 1.4, mas nos atuais c tanto alivio de peso, quem deve ter pago a conta foram as paredes do bloco, ai ja limita de vez....
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