[DÚVIDA] -Transformar 1.0 p 1.4 (diferente, pistão de moto)?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Abarth
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 26 2010f Agosto 2010 01:04:41 AM
Localização: Paranaguá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] -Transformar 1.0 p 1.4 (diferente, pistão de moto)?

Mensagem por Abarth »

Bom galera faço parte do corsa clube a pouco tempo, mas enfim sempre leio bastante e gosto principalmente da parte de preparação, bom como diz no titulo do topico coloquei o diferente pq acredito que ninguem nunca pensou ou pelo menos nunca faz um SWAP em motor 1.0 familia 1 desta maneira, ja deixo claro desde ja que minha intençao é apenas dar uma opção a mais nao que a outra seja ruim, mais a outra opção que é a de usar vira e pistoes do 1.4 muita gente sabe e muita gente ja passou pelo problema de na hora de reabrir para os 77,6mm pegar em passagens d´gua e tals, alguns conseguiram fazer e nao pegou, mais eu tenho um projeto em mente que a partir do final de setembro vou começar a executar, bom vamos ao que interessa pq ja falei demais:

1.0 (999cm3)

Pistoes 71mm (motor 1.0)
Bielas 129,75mm (como muitos sabem que o tamanho da biela é a mesma desde o 1.0 ate o 1.8, embora o codigo GM seja diferente)
Vira 62,9mm de curso (motor 1.0)

1.4 (1389cm3) Original

Pistoes 77,6mm (motor 1.4)
Bielas 129,75mm
Vira 73,4mm de curso (motor 1.4)

7,76x7,76x7,34x3,1416=1389

1.4 (1403cm3) Meu projeto

Pistoes 74mm (Twister ou Tornado 250cm3 com medida 1,0mm)
Bielas 129,75mm
Vira 81,5mm de curso (motor 1.6)

7,4x7,4x8,15x3,1416=1402

Bom no papel seria so isso, porem ao utilizar o vira do 1.6 no motor 1.0 a diferença do curso de um vira para o outro faria com que o pistao original do 1.0 ultrapassase o topo do bloco em exatos 9,3mm, ja utilizando o pistão dos motores das hondas 250 essa diferença de altura cairia pra 1mm abaixo do topo do bloco, bom em questoes de preço um kit de aneis com pistao Metal Leve custa em media 85,00 cada (honda 250) alem de ser de uma marca otima é um pistao mais leve e de um material mais resistente que o original da GM.

Este SWAP serve tanto pra quem vai optar por andar aspro pois o r/l sera o mesmo do 1.6 porem com a vantagem de nao abrir tanto as camisas e outra vantagem é o peso dos pistoes, e serve tambem pra quem vai optar por turbo, pois se trata de um pistao mais resistente.

Bom este meu projeto sera efetuado num corsa 1.0 MPFI 1996 com cabeçote 1.4 ou 1.8 roletado(ainda em duvida pois ambos tem a mesma medida porem 1 vai me dar mais taxa q o outro e nao sei qual seria o correto pra turbo), comando do corsa 1.6B, TBI dos F1 flex com 45,5mm reaberto para 50mm, bicos e turbina vou escolher depois que o motor estiver montado e souber a taxa exata do motor pra saber com qntos kg vou andar e tals.

Bom espero ter ajudado e como ninguem é perfeito se falei alguma asneira me corrijam pois quero aprender muito para fazer um projeto legal,hehehe.

Abraxxx
Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Muito interessante a proposta...

Fiquei curioso com a aplicabilidade/funcionalidade desse projeto...e pior que aparece bem na hora que estou tentando achar uma solução pra extinguir o meu 1.0 do carro...não sei se trabalho em cima do bloco original tentando chegar na cilindrada 1.4 ou se parto logo pra outro motor novo 1.6 e esqueço a idéia de trabalhar em cima do motor 1.0...

Teoricamente um motor novo é mt mais simples e com bons resultados garantidos, o problema é o gasto...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tenho os 2 pes atras c muita mudanca assim, desisti de pegar um gol G3 1.0 16VT e virar 1.4 16VT justamente por essa mistura de peca de um e de outro....

precisa ver o trabalho q vai ter q ser feito nos pistoes/pinos...e se na hora q vier pressao vao aguentar mesmo, tem a questao dos aneis tmb...
outro detalhe, vai chegar em 1.4, mas nao vai ter nem de longe o torque de um 1.4 original....vai ter um grande curso esse motor....
mecanicamente é impossivel, mas numa mudanca assim, pensaria em reduzir o curso e elevar o diametro, mesmo q a cc nao fosse modificada, ja elevaria o torque....

ja pensou em utilizar os pistoes do VHCE? sao maiores q do 1.0 e menores q do 1.4

de qq forma estudaria muito a instalacao desses pistoes nas bielas, pelas questoes adaptativas e questao de resistencia ao pino, nunca vi como sao as canaletas desses pistoes de moto...
é interessante...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Jorgin
:: Millennium ::
Mensagens: 177
Registrado em: Quinta-feira 14 2005f Abril 2005 10:40:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jorgin »

Essa biela não vai pegar na camisa?

exemplo:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=24

O motor 1.6 usa a mesma biela, mas o cilindro tem um diametro maior.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao usar biela forjada, ou até abrir 1.6 pra 1.8 pode dar isso, mas é so cavar nas laterais
as bielas originais (canela de frango) tem pouco diametro, pode nao acontecer, mas ja fica a dica de qq forma....
no topico citado tem as imagens das cavasq foram feitas....
e la se nao to enganado era 1.8 original mesmo, mas com bielas forjadas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Abarth
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 26 2010f Agosto 2010 01:04:41 AM
Localização: Paranaguá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Abarth »

[quote="Gus®"]Muito interessante a proposta...

Fiquei curioso com a aplicabilidade/funcionalidade desse projeto...e pior que aparece bem na hora que estou tentando achar uma solução pra extinguir o meu 1.0 do carro...não sei se trabalho em cima do bloco original tentando chegar na cilindrada 1.4 ou se parto logo pra outro motor novo 1.6 e esqueço a idéia de trabalhar em cima do motor 1.0...

Teoricamente um motor novo é mt mais simples e com bons resultados garantidos, o problema é o gasto...[/quote]

cara eu sou daqueles que prefere o mais dificil pela satisfação de ver um projeto dar certo, com certeza é bem mais facil e rapido ganhar potencia mudando o motor pra 1.8 ou 2.0,mais dae alem de ser mais facil tambem tem o problema de documentação e tals questao de gasto as vezes sai elas por elas, vc tem que ver o que vc pretende, se é aspro ou turbo e qual a frequencia q vc utiliza o carro, teu mecanico o que acha pq as vezes fica mais facil quando o mecanico ja fez isso ou aquilo,mas enfim qualquer coisa da um grito ae que com certeza muita gente vai te ajudar.

abraxxx
Abarth
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 26 2010f Agosto 2010 01:04:41 AM
Localização: Paranaguá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Abarth »

[quote="SemControle"]tenho os 2 pes atras c muita mudanca assim, desisti de pegar um gol G3 1.0 16VT e virar 1.4 16VT justamente por essa mistura de peca de um e de outro....

precisa ver o trabalho q vai ter q ser feito nos pistoes/pinos...e se na hora q vier pressao vao aguentar mesmo, tem a questao dos aneis tmb...
outro detalhe, vai chegar em 1.4, mas nao vai ter nem de longe o torque de um 1.4 original....vai ter um grande curso esse motor....
mecanicamente é impossivel, mas numa mudanca assim, pensaria em reduzir o curso e elevar o diametro, mesmo q a cc nao fosse modificada, ja elevaria o torque....

ja pensou em utilizar os pistoes do VHCE? sao maiores q do 1.0 e menores q do 1.4

de qq forma estudaria muito a instalacao desses pistoes nas bielas, pelas questoes adaptativas e questao de resistencia ao pino, nunca vi como sao as canaletas desses pistoes de moto...
é interessante...[/quote]

entao velho aguentar pressao aguenta susse ja preparei ap´s assim, mais gm o unico que eu manjo mesmo é o motorzin de chevette, este vai ser meu primeiro gm fora chevette que vou fuçar, por isso li e pesquisei bastante, medi,calculei e eu e meu padrasto vimos q realmente é possivel isso, e é um projeto diferente, vamos ver no que da se nao der certo pelo menos alguem ja tentou e ninguem mais faz a mesma CENSURADO..ahsuahsuasuhua

zueira a parte vai dar certo sim...

estou aberto a ideias como citei acima vou começar final de setembro, peguei esse carro na quinta passada ja com o intuito de turbinar e fuçar, terça ele vai pra lataria dae qndo sair, estofamento e depois eletrica para assim enseguida mecanica, bom é isso ae, espero realemnte ajuda pois como falei diante de vcs pelo que li aqui no forum eu nao manjo nada de gm, aahh e outra coisa qual é o diametro dos pistoes do vhce? nem sabia que eram diferentes...

abraxxx
Abarth
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 26 2010f Agosto 2010 01:04:41 AM
Localização: Paranaguá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Abarth »

[quote="Jorgin"]Essa biela não vai pegar na camisa?

exemplo:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=24

O motor 1.6 usa a mesma biela, mas o cilindro tem um diametro maior.[/quote]

vira 1.6 certeza q nao pega, mais vira 1.8 com esse diametro pelos calculos pegaria, mais mesmo assim queria ver na real...hehehe

abraxxx e obrigado
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:outro detalhe, vai chegar em 1.4, mas nao vai ter nem de longe o torque de um 1.4 original....vai ter um grande curso esse motor....
mecanicamente é impossivel, mas numa mudanca assim, pensaria em reduzir o curso e elevar o diametro, mesmo q a cc nao fosse modificada, ja elevaria o torque....
Só uma observação quanto a torque em relação ao curso. Quanto maior o curso, maior o torque em baixa rotação. Consequentemente, pior a potência final. Então se comparar o 1.4 original com o 1.4 do nosso amigo, o original vai ter mais potência final e o dele vai ter mais torque em baixa rotação.

O curso maior permite uma velocida média do pistão maior e isso traz a eficiência volumétrica máxima para rotações mais baixas. Entretanto, o diametro do cilindro menor, atrapalha o enchimento do cilindro em alta rotação, perdendo potência.

Acho que nesse projeto, o ideal para recuperar a perda de potência em alta rotação seria utilizar válvulas com diametro maiores.

Abs.
Abarth
:: Wind ::
Mensagens: 25
Registrado em: Quinta-feira 26 2010f Agosto 2010 01:04:41 AM
Localização: Paranaguá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Abarth »

opa weverton belza? então as valvulas orriginais dos cabeçotes 1.8 e 1.4 são de 38adm e 31esc certo? quais medidas vc me recomenda pra minha receita?

obrigado pela força

abraxxx
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”