[PROJETO] - Corsa GSi Turbo/Nitro - CCCA + FOTOS

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

ccca
:: Wind ::


Idade: 32
Cadastrado em: Terça-Feira, 23 de Março de 2010
Mensagens: 48
Pontuação: 0
Localização: Porto Alegre - RS

Enviada: Qua, 14 Jul 2010, 22:20 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------
Black Chevy escreveu:Olá Custódio.
Perguntei sobre torque porque tenho interesse, no futuro, de fazer alterações na parte de mecânica do meu carro, especificamente motor e, quiçá, o câmbio.
O meu tem um motor 1.0 original a álcool. Não sei se já dirigiu um desses, mas é bem manco, não tem retomada, mas a velocidade final dele é satisfatória pra um motor 1.0...
Alguns amigos aqui do CC me incentivaram a alterar este mesmo motor, com a instalação de um Turbo, ou de um Supercharger, até mesmo aspirar.
Um amigo aqui da minha cidade cogitou até usinar o bloco e obter uns poucos cavalos de potência substituindo os pistões por outros de maior diâmetro.
O Marino foi quem me deu a dica mais próxima do que pretendo, substituir o motor original por outro original 1.6 8v do Corsa mesmo, assim como o amigo Deivy Munhoz fez no Corsa dele.
Na verdade, não entendo quase nada sobre preparação e alterações da parte mecânica, mas meu interesse é grande.
A princípio, não vou preparar meu carro como você tem feito com o seu, mas gostaria de obter conselhos sobre qual a melhor alternativa pra deixá-lo com mais fôlego sem tirar a originalidade extremamente.
Acha que trocar o 1.0 por um 1.6 ou até um 1.4 Econoflex funcionaria?
Se sim, seria necessário trocar o câmbio tambem?
Desculpe por fazer tantas perguntas, mas você tem feito um excelente trabalho no teu Corsa, e acredito que deve ter experiência de sobra pra falar sobre minhas dúvidas.
Não pretendo nada muito além dos 100cv. Por tal razão é que mencionei o 1.6 e 1.4, uma vez que eles tem 92cv e 97cv respectivamente.
Entretanto, a segunda opção teria um custo mais elevado, por se tratar de um motor mais novo. Já o 1.6, é possível encontrar novo por até R$2.000,00.

Quando tiver um tempinho, comente sobre o assunto.
Abraços,
Ulisses


Meu primeiro carro foi um Wind 95/96. Era bem gostoso de dirigir e ficou ótimo só com a troca da surdina por uma esportiva. Sempre fui fã de Corsa. Tive um Sedan 96 1.6 8v e era bem interssante o carro. Minha mulher teve uma Montana 1.4 (roubada em 2008 e nunca mais achada) e atualmente tem uma Sport 1.8. Posso falar como quem conhece diversos motores da linha Corsa e derivados que cada um tem suas características.

Quer um 1.6? É mais barato e com menos incomodação trocar de carro. Além de ter todo transtorno de regularizar a troca de motor ou correr o risco de cair em blitz. É minha opinião.

Agora, se quer um pouco mais de potência, mesmo correndo risco de se incomodar com os "homens", eu partiria para um turbo. Nada se compara a isso. A sensação, o barulho, os detalhes, os cuidados etc, são únicos. Já vi muitos 1.0 andando na frente de carros de maior cilindrada e turbo.

Quando me falavam para não fazer meu 147, que era um carro fraco, podre, que ninguém fazia, que o motor era muito limitado pela cilindrada blablabla, fui lá e fiz. Levei quase um ano para provar que todos estavam errados e, sem falsa modéstia, não conheço outro carro 1.5 8v com uma T2 + nitro e todas as características de carro original (exceto injeção, bicos e comando) com 300cv nas rodas. Se alguém souber de outro melhor, serei o primeiro a reconhecer.

Tabus estão aí para serem quebrados. Acho que cada um deve ver o que tem melhor resultado aliado ao menor custo. Não existe receita pronta. Claro que temos algumas comprovadamente aprovadas ou reprovadas. E cada um tem seu gosto. Vê o que mais te agrada.

Eu vejo no fórum a possibilidade de trocar informações e fazer com que todos tenham oportunidade de tirar dúvidas e aprender. Tem muita história de "mecânico cibernético" que não passa de lenda. Quer ver se algo dá resultado? Vai lá e faz! Só procura antes por informações sobre as consequências disso.

Espero ter esclarecido.

Voltar ao Topo


Marcostricolor
:: Millennium ::


Idade: 20
Cadastrado em: Terça-Feira, 17 de Julho de 2007
Mensagens: 138
Pontuação: 0
Localização: Cachoeirinha - RS

Enviada: Qua, 14 Jul 2010, 22:27 Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Black Chevy

vou me meter um pouco no assunto..

Se voce quer um carro que tenha mais ou menos 100 cv, vale a pena voce trocar de corsa, compra um 1.6, o investimento de trocar de motor vale a pena para quem quer investir em preparação

como voce que algo em torno dos 100cv, instala um kit turbo basico, que vai ter o resultado que voce quer, sem muita encomodação.

abraço

_________________


corsa 1.6 Turbo...
Custódio,
Obrigado pelo esclarecimento.
Certamente será muito util.
Como eu disse no início do diálogo, a princípio não quero investir em preparação, mas futuramente sim, razão pela qual não pretendo me desfazer deste carro. Entretanto, como trocar motor pode ser tornar inviável financeiramente, o Turbo, ao que me parece, ainda é a melhor opção.
Abraços.

Marcos,
Muito obrigado pela dica.
Certamente as opiniões sua e do Custódio são a mesma da maioria das pessoas com quem falei sobre o assunto.
Abraços.

Ulisses :)
gboff
:: ST ::
Mensagens: 870
Registrado em: Sábado 17 2009f Outubro 2009 09:37:01 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gboff »

relendo o topico vi esse post
ccca escreveu: Capaz. Esta caixa do filtro tem o triplo de vazão que a original. Troquei toda a tubulação até a borboleta por uma de maior diâmetro. Não falta ar pro motor, não.
trocou toda a tubulaçao até onde encaixa na TBI? ou trocou toda a tubulaçao + TBI?


se pegar a caixa de ar original do corsa, refazer a tubulaçao por uma de diametro maior e aumentar o diametro da entrada original

teriamos o efeito do filtro esportivo usando o filtro original de papel?

ou o que limita a entrada de ar no motor em parte é o filtro de papel?

abraço
speedacs
:: Piquet ::
Mensagens: 285
Registrado em: Sexta-feira 10 2007f Agosto 2007 10:15:41 PM
Localização: Feira de Santana - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por speedacs »

Cara, parabéns pela dedicação! Vale a pena quando olhamos o resultado...ficou nada mais nada mesno que PERFEITO!!!!!!!!
Alessandro castro
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Abril 2008 12:03:30 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Alessandro castro »

Um abração custodio!!! Bom pessoal tive o enorme prazer de ver esse corsa de perto em Tarumã é simplesmente demais um sonho sem palavras para falar, e outra uma enorme satisfação em conhecer esse cara (Custodio) ele é demais respondia cada pergunta q se fazia com a maior calma sem stress algum, dava dicas ajudando mesmo cara simples ao contrario de muitos outros q com muito menos nem dão moral pro cara. Mas deixo aqui um super abraço pra esse cara muito parceiro!!!
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

gboff escreveu:relendo o topico vi esse post
ccca escreveu: Capaz. Esta caixa do filtro tem o triplo de vazão que a original. Troquei toda a tubulação até a borboleta por uma de maior diâmetro. Não falta ar pro motor, não.
trocou toda a tubulaçao até onde encaixa na TBI? ou trocou toda a tubulaçao + TBI?


se pegar a caixa de ar original do corsa, refazer a tubulaçao por uma de diametro maior e aumentar o diametro da entrada original

teriamos o efeito do filtro esportivo usando o filtro original de papel?

ou o que limita a entrada de ar no motor em parte é o filtro de papel?

abraço
No meu, troquei tudo até a TBI e ela foi arrombada para 55mm. É a original apenas retrabalhada. Antes de ser mexido nisso, só a tubulação maior já melhorava bastante o rendimento.

O filtro original não ajuda muito. É muito restritivo. Se der, usa filtro esportivo e melhora a captação de ar da rua.

Em carro turbo forte até as telinhas nas turbinas roubam muitos HPs. Imagina um filtro como o original do GSi...
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Alessandro castro escreveu:Um abração custodio!!! Bom pessoal tive o enorme prazer de ver esse corsa de perto em Tarumã é simplesmente demais um sonho sem palavras para falar, e outra uma enorme satisfação em conhecer esse cara (Custodio) ele é demais respondia cada pergunta q se fazia com a maior calma sem stress algum, dava dicas ajudando mesmo cara simples ao contrario de muitos outros q com muito menos nem dão moral pro cara. Mas deixo aqui um super abraço pra esse cara muito parceiro!!!
Valeu, Alessandro. Foi um prazer conversar contigo e trocar umas idéias. Teu carro é show também. Pena que estragaram ele nas vezes em que foi arrombado. Isso é phoda. Mas tudo tem conserto.

Está de pé ainda o convite para aparecer no nosso QG.
Alessandro castro
:: Millennium ::
Mensagens: 162
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Abril 2008 12:03:30 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Alessandro castro »

[quote="ccca"][quote="Alessandro castro"]Um abração custodio!!! Bom pessoal tive o enorme prazer de ver esse corsa de perto em Tarumã é simplesmente demais um sonho sem palavras para falar, e outra uma enorme satisfação em conhecer esse cara (Custodio) ele é demais respondia cada pergunta q se fazia com a maior calma sem stress algum, dava dicas ajudando mesmo cara simples ao contrario de muitos outros q com muito menos nem dão moral pro cara. Mas deixo aqui um super abraço pra esse cara muito parceiro!!![/quote]

Valeu, Alessandro. Foi um prazer conversar contigo e trocar umas idéias. Teu carro é show também. Pena que estragaram ele nas vezes em que foi arrombado. Isso é phoda. Mas tudo tem conserto.

Está de pé ainda o convite para aparecer no nosso QG.[/quote]

Po valeu pelo convite!!! É so marca e mandar o endereço pelo msn q já vo ainda levo uma carne pro churrasco, hehehe!!!

Um abração...
gboff
:: ST ::
Mensagens: 870
Registrado em: Sábado 17 2009f Outubro 2009 09:37:01 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gboff »

ccca escreveu: No meu, troquei tudo até a TBI e ela foi arrombada para 55mm. É a original apenas retrabalhada. Antes de ser mexido nisso, só a tubulação maior já melhorava bastante o rendimento.

O filtro original não ajuda muito. É muito restritivo. Se der, usa filtro esportivo e melhora a captação de ar da rua.

Em carro turbo forte até as telinhas nas turbinas roubam muitos HPs. Imagina um filtro como o original do GSi...
nao tinha visto a resposta

tem algum filtro esportivo que garanta a filtragem do ar?

esses mais baratinhos parecem nao protegerem nada

queria um que fosse bom custo x beneficio e tenho uma certa preferencia pelo duplo fluxo, mas li em alguns lugares que nao seria tao indicado pra motores 1.0 por puxar muito ar

agradeço desde já
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Eu uso um duplo fluxo. No 1.0 não dá diferença e ele custa mais que um normal. Por isso que dizem que não vale a pena. Nenhum carro aspirado puxa mais ar do que necessita.
gboff
:: ST ::
Mensagens: 870
Registrado em: Sábado 17 2009f Outubro 2009 09:37:01 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gboff »

hmm

intao vo de monofluxo mesmo, valeu pelas resposta

agora é achar uma marca boa pra nao ter problemas com sujeira no motor

abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”