Na real, o meu é destaxado, com apenas borboleta de 55mm, chip com mais ponto, cano de 2,5" do coletor até o final e volante do motor com metade do peso do original. Mesmo assim saiu quase 50% a mais de potência. Surpresa geral para os que acompanharam o carro no dyno. Confesso que não reparei no torque máximo quando estava no dyno, mas o gráfico foi salvo. Vou pedir para me mandarem e postarei aqui.daniboy.japa escreveu:Então, a pergunta foi bem por causa da relação custo beneficio.Sobre custos é complicado dizer, pois o antigo dono vinha desde 2002 investindo no carro. Eu gastei pouco mais de R$ 500,00 desde que comprei e remontei o carro. Estimo que tenha em toda a preparação, desde motor, suspensão, turbina e coletor, kit nitro, rodas etc, cerca de R$ 12.000,00. Se fosse fazer isso com os valores de hoje, talvez seja mais barato.
Pistões e bielas baixaram muito nos últimos anos. Há muito mais empresas dedicadas a peças de performance e a demanda também é maior. Fazer um carro com mais de 250cv não é tão caro atualmente, principalmente quando se estuda e escolhe o que fazer. Outra coisa importante é saber aproveitar as oportunidades.
Adoro meu carro, e por mais que esteja ficando ultrapassado (design e conforto) eu não abro mão de ter um carro potente, com teto solar, bancos estilo recaro, e outras parafernalhas uteis bem legais. Realmente o carro é um brinquedo legal, e gostaria mesmo de preparar.
A duvida é com relação à montagem, sei que existem modos diferentes de se obter ganho.
No teu caso esta atualmente com ASPRO. mas vai turbinar.
Tem outro aqui no forum que tem mais de 300 cv...Turbo.
Entao eu tava vendo que alguns tiram o arcondicionado (que eu penso em tirar o meu pq nao esta funcionando) e turbinam. e não queria um carro pra pista, mas só um carro esperto, tendo em vista que ele em torque (antes dos 3.500 RPM) é muiiito fraco.
O que poderia ser mudado para melhorar esta performance?
Cotei na MVS Preparações, uma Power Box, que substitui a TBI de admissao por uma direta e com melhor fluxo. Isto iria melhorar realmente? vi que no seu carro não foi mudado esta peça entao posso estar errado.
Bom desculpe por muitas palavras e obrigado por compartilhar.
Abraço
Essa admissão "direta" na Europa (chamam de powerbox) dá cerca de 10% a mais de potência. Todos que conhecem preparação e olham a admissão original do GSi quase choram, pois é ela que mata o motor. Outra coisa é a tubulação que vai do filtro até a borboleta. No meu foi tudo refeito com mangotes e canos de 2,5".
O torque dos 16v de baixa cilindrada é ruim mesmo em baixa rotação. Turbina pequena resolve isso. hehehhe