[DÚVIDA] - Montar um Corsa 1.6 Turbo. Fica bacana? Quais suas impressões?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Ricardo Gallo escreveu:Galera...desculpa tava relendo o topico todo e reparei que esqueci de mensionar uma informação muito importante....

Sobre eu querer usar a injeçõ original é que para passar aki no detran para alterar no doc o numero do motor, eu preciso estar dentro das normas de emição de poluentes. Outros casos que eu pesquisei aki na cidade e fui até em uma mecanica especializada em injeção eletronica e me disseram que com essas injeções programaveis não passa. Perguntei o porque e o cara me disse que mesmo deixando a lambda muito proximo de 1 não passa nos testes mas ele não soube me dizer o porque.....Eu acredito que o problema está em as injeções serem do tipo fullgroup... :roll:

Então pra passar vou precisar usar injjeção original + catalizador + 2 abafadores....Dpois que passar ai é outra história... :evil: mas no inicio preciso da injeção original
Ricardo, meio furado esta história que te contaram. O problema está mais relacionado com a boa vontade de quem acertou a injeção. Um preparador, não vai gastar muito tempo acertando seu carro com a programável, na melhor das hipóteses vai tirar o máximo de potência e deixar mais liso, mas isso não quer dizer que a mistura e ponto estejam ideais. E nenhum preparador vai gastar tempo em deixar tudo nas mil maravilhas com relação a consumo e emissão de poluentes.

Com relação as injeções programáveis, somente as mais antigas que eram Fullgroup, as mais atuais podem ser no mínimo banco-a-banco e algumas podem ser feitas em sequencial. a que uso na minha picape pode ser sequencial, mas por enquanto estou usando banco-a-banco, pela facilidade de acerto e como sequencial é mais para emissão de poluentes do que para potência, estou deixando essa parte mais para o fim.

Como na minha região não tem essa de Controlar e afins, não sei como são os testes, mas pode ter certeza que com um pouco de estudo sobre emissão de poluente, dá para fazer o acerto corretamente para isso.

Abs.
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

José Leal escreveu:Mas lambda 1 não é mistura rica? Se for, tem que deixar a mistura pobre para passar.
Lambda 1 é mistura estequiométrica, nem rica nem pobre. Para economia de combustível vc pode acertar algumas faixas dos mapas para mistura pobre até 1,05 sem ter problemas de falha de ignição. Mas com relação ao Controlar, se medirem o NOx, óxido de nitrogênio, pode ser que atrapalhe, pq mistura pobre até uma certa quantidade aumenta a emissão de NOx. E para máxima potência, isso varia de carro para carro, de preparação para preparação, no aspirado geralmente fica entre 0,86 e 0,92, eu uso 0,86 que é o que mais vejo por ai, mas precisaria de um dinamômtero para achar a mistura correta. Misturas abaixo de 1 são misturas ricas.

Abs.
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Algumas dicas p passar no Controlar
http://www.youtube.com/watch?v=TZ_Fi2CFh4w
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

wevertonvb escreveu:Lambda 1 é mistura estequiométrica, nem rica nem pobre. Para economia de combustível vc pode acertar algumas faixas dos mapas para mistura pobre até 1,05 sem ter problemas de falha de ignição. Mas com relação ao Controlar, se medirem o NOx, óxido de nitrogênio, pode ser que atrapalhe, pq mistura pobre até uma certa quantidade aumenta a emissão de NOx. E para máxima potência, isso varia de carro para carro, de preparação para preparação, no aspirado geralmente fica entre 0,86 e 0,92, eu uso 0,86 que é o que mais vejo por ai, mas precisaria de um dinamômtero para achar a mistura correta. Misturas abaixo de 1 são misturas ricas.

Abs.
Aproveitando suas dicas, me esclareça uma coisa: ligando-se o multímetro na sonda, a leitura vaira entre 100mV e 900mV. Então o lambda 1 seria em torno de 400mV?
Desculpe-me a burrice, mas sempre quando lia "lambda 1", pensava em leitura de 1V no multímetro... :oops:
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

José Leal escreveu:
wevertonvb escreveu:Lambda 1 é mistura estequiométrica, nem rica nem pobre. Para economia de combustível vc pode acertar algumas faixas dos mapas para mistura pobre até 1,05 sem ter problemas de falha de ignição. Mas com relação ao Controlar, se medirem o NOx, óxido de nitrogênio, pode ser que atrapalhe, pq mistura pobre até uma certa quantidade aumenta a emissão de NOx. E para máxima potência, isso varia de carro para carro, de preparação para preparação, no aspirado geralmente fica entre 0,86 e 0,92, eu uso 0,86 que é o que mais vejo por ai, mas precisaria de um dinamômtero para achar a mistura correta. Misturas abaixo de 1 são misturas ricas.

Abs.
Aproveitando suas dicas, me esclareça uma coisa: ligando-se o multímetro na sonda, a leitura vaira entre 100mV e 900mV. Então o lambda 1 seria em torno de 400mV?
Desculpe-me a burrice, mas sempre quando lia "lambda 1", pensava em leitura de 1V no multímetro... :oops:
Uma imagem vale mais do que mil palavras né! :)

Imagem

Sonda Narrow é muito imprecisa para valores de lambda, lambda estequiométrica (1) fica na região entre 150 mV e 750 mV. Para mistura ricas com maior potência, use algo entre 850 mV e 950 mV. Em Sonda Narrow não dá para saber qual seria o lambda de 0,86 por exemplo. O que dá para saber é a estequiométrica e se está ficando mais rico ou mais pobre, ou seja uma análise qualitativa, quantitativa não dá.
Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

Hummm não lambda proximo de um é mistura pobre...Alguem conhece alguma alternativa para este problema.....Já viram algo parecido ???
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Ricardo Gallo escreveu:Hummm não lambda proximo de um é mistura pobre...Alguem conhece alguma alternativa para este problema.....Já viram algo parecido ???
Lambada de 1 é mistura estequiométrica, maior que 1 é pobre, menor que 1 é rica.

Alguns artifícios para menor emissão de poluentes:

1) Usar Catalalisador;
2) Sistema de Ignição adequado e em condições perfeitas para seu motor;
3) Ignição Waste Spark (Centelha perdida), é ótimo, pois essa centelha perdida é na fase de exaustão, então queima restos de combustível, diminuindo o HC (hidrocarbonetos);
4) Se utilizar injeção com ajuste automático do mapa por controle de sonda lambda, usar 0,450 mV como alvo, se for wide, tem que olhar a tabela específica de cada wide, da ODG é 2,7 V. Se não passar por HC, utilize um pouco mais pobre.
5) Atrasar o ponto em até 10 °, isso aquece a temperatura dos gases de exaustão e ajuda a conversão catalítica do catalisador.
6) Estar com o motor aquecido na hora do teste.

Isso tudo vai ajudar com certeza. Inclusive vc pode montar um mapa desse e deixar salvado. E fazer uma mapa para potência para o dia-a-dia.

Agora eu pergunto, será que os preparadores te entregam o carro com esses artíficios para redução de emissão de poluentes? Não, pq tirar 10° de ponto deixa o carro frouxo, e poucos são os que vão configurar o automapping pela sonda lambda, ou wide.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pessoal ta confundindo essa sonda q tem no carro com a wide
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

Olá RogerMansur show de bola este video ....assim fica provado que é possivel. Agora quero que vc´s analisem o tipo de "mexanicos" que tem por esses lados... :?
Hoje a tarde precisei dar uma saidinha do meu trampo e aproveitei para passar na injecar...é a tal mecanica especializada em injeção que eu comentei. Falei a respeito do video e o cara me falo o seguinte "Então instala tudo e traz aki pra gente tentar pra ver oque que da...rssrss" com uma cara de deboxe.. Ai fica F**A porque pagar quase 3 paus numa FT400 e servi de cobaia, vai que o manézão faiz uma mer*a...
Eu como sou eletrecista (de caminhão) até me viro com a ajuda do amansa burro rsrsrsss mas nunca tive contato com a parte de acerto...
é muito complicado pra fazer rodar o carro sem riscos só para passar no inmetro e depois levar para alguem acertar. Porque axo mais seguro levar para alguem que já conheça mas pra isso vou ter que ir para outra cidade.


wevertonvb qual é a injeção que vc usa ???
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Ricardo Gallo, q bom vc ter assistido, podemos ver q há muito profissionais sérios, qualificados e comprometidos com o trabalho nesse meio, garantindo a satisfação do cliente e orientando na execução do projeto, p isso acho muito importante vc ter contato com bons preparadores p te auxiliar e opinar sobre as configurações de peças q terá q usar, dessa maneira não estará jogando dinheiro fora comprando itens a mais ou fora das específicações q precisa.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”