[DÚVIDA] - Montar um Corsa 1.6 Turbo. Fica bacana? Quais suas impressões?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

Sei que a empreitada não vai ser nada facil... Mas gostaria de saber porque os AP apenas com um kit e miolo forjado chegam aos 300cv nos 1.9.

e oque teria que ser mudado no meu caso para atingir esta cavalaria ? Digo antes andava com um kit simples + hardware + 8 bicos + escape 2,5pol e dava quase 200... Vou ver se axo o grafico do dino para postar aki.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é bom mudar sua mentalidade, tem uma maxima q eu adoro....
"nao ha nada mais diferente do que dois motores identicos"
entao nao da pra querer seguir regrinhas e comparacoes nem entre motores identicos, qnt mais motores diferentes....
sem contar na falta de estrutura do pobre corsinha pra tudo isso....enquanto vc investir 10K em motor vai ter q investir outros 10K em freio e suspensao pra nao montar uma cadeira eletrica, pq nao vai ter muito como passar pro chao isso, e pior ainda parar....

motor AP ainda tem sua vantagem por aki, pois é o unico motor em terras tupinikins q preparadores, mecanicos, mexanicos, acougueiros e qq um sabe fazer as coisas....tanto é q a receita mais basica é a de pistao de monza com biela de kombi diesel e ta feito um "forjado" natural.....
o q vc acaba pagando num jogo de pistao e biela forjada pro corsa o cara monta um turbo completo forjado num AP hehehe

como sao projetos de motores bem diferentes nao da pra querer fazer igual....
o gasto sera grande mas se for parar pra pensar direitinho, um motor 1.8 com um intercooler, uma injecao programavel legal, deve chegar bem pertinho dos seus 300cvs sim....ai fica a questao estrutural e de como passar pro chao...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Ricardo Gallo escreveu:Sei que a empreitada não vai ser nada facil... Mas gostaria de saber porque os AP apenas com um kit e miolo forjado chegam aos 300cv nos 1.9.

e oque teria que ser mudado no meu caso para atingir esta cavalaria ? Digo antes andava com um kit simples + hardware + 8 bicos + escape 2,5pol e dava quase 200... Vou ver se axo o grafico do dino para postar aki.
Além do que ja foi dito pelo Sem Controle, os motores AP, além de serem robustos naturalmente tem baixa taxa de compressão, o que ajuda muito!


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

RogerMansur escreveu:
Bom.. mais vantajoso é turbinar 1.0!
Pura ilusão, gasta-se uma grana p montar e ainda corre o risco de andar menos q um 1.6 original.
1.8 a gasolina fica no grau, vai conseguir alcançar a potência estimada com mais facilidade daí só terá q ver qual configuração de câmbio ficará melhor nesse projeto.
Não é ilusão...

tira-se mais de um motor 1.0 do que qualquer outro com maior segurança.

mas é claro que teremos de comprar motores iguais e pensar proporcionalmente de nada adianta pegar um 1.0 e querer chegar na cavalaria de preparação de um motor 2.0, mas proporcionalmente, tira-se mais!


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Ricardo Gallo escreveu:Sei que a empreitada não vai ser nada facil... Mas gostaria de saber porque os AP apenas com um kit e miolo forjado chegam aos 300cv nos 1.9.

e oque teria que ser mudado no meu caso para atingir esta cavalaria ? Digo antes andava com um kit simples + hardware + 8 bicos + escape 2,5pol e dava quase 200... Vou ver se axo o grafico do dino para postar aki.
Não existe essa de AP chega mais fácil em tal potência, chega mais barato em tal potência e só.

Em um motor de corsa 1.8, com bielas mais resistentes e pistões forjados, kit turbo adequado, intercooler adequado, com 1,7 bar vc terá os 300 cv. No motor 1.6, e mesma idéia, com pressão de 2 bar terá os 300 cv tb.

Nos AP 1.9 se chega na mesma potência com menor pressão, pois se tem maior cilindrada e comando tem pico de potência em giro maior. Não existe mágica nenhuma.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

wevertonvb,
Curte seus comentários muito técnico, precisos e sem "achismos"
tira-se mais de um motor 1.0 do que qualquer outro com maior segurança.
Se vc falou eu acredito então....rsrsrs


Avatar do usuário
marlonei
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 21 2010f Julho 2010 10:58:06 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marlonei »

tira-se mais de um motor 1.0 do que qualquer outro com maior segurança.
E ainda tem um pessoal que abusa do pobre 1.0, ex: O Hugo Nani que chegou a exorbitantes 245cv :o :o no corsa 1.0, porem o segredo nunca foi revelado :D :D


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

marlonei escreveu:
tira-se mais de um motor 1.0 do que qualquer outro com maior segurança.
E ainda tem um pessoal que abusa do pobre 1.0, ex: O Hugo Nani que chegou a exorbitantes 245cv :o :o no corsa 1.0, porem o segredo nunca foi revelado :D :D
Pois é! estes segredos existem a tempos! o problema é desvendá-los! Imagina os carros de formula 1. Se não me engano, são todos 3.0 6 caneco e uns 600cv

Como havia falado, tira-se mais de 1.0, pois o motor em si é mais robusto em uma mesma linha. O bloco entre os AP600 AP800 e AP2000 por exemplo, são praticamente os mesmos, o que muda no geral é a "camisa" do pistão o que também muda a taxa de compressão. na teoria, consegue-se tirar mais de um AP600 do que um AP2000 proporcionalmente.


Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

hummmm estou ficando animado com este tópico...É bom discutir um assunto com alguem que sabe das coisas.

Bom hoje a tarde andei contando os preços de motores 1.6 e 1.8. os preços aki na minha região são praticamente os mesmos. Depois do discutido aki, vou de 1.6 mesmo assim não vou precisar mexer na injeção do carro, e futuramente posso almejar os 300 poneis ehehehehe :razz:


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas com injecao original nem com 1.6 nem com 1.8 pra chegar onde quer, entao se torna indiferente essa questao...
eu nao sei sobre a resistencia do bloco em si, mas optaria pelo 1.8, como vc deve fazer a encomenda dos pistoes forjados, vc pode pedir aliviando um pouco toda essa taxa de compressao e passando a ter um motor 1.8T q com bem pouco vc tira 200cvs ja...nao q ganhar mais 100cvs seja tao facil....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”