[PROJETO] - Pick-up Corsa Aspirada - Cabeçote Roletado

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[PROJETO] - Pick-up Corsa Aspirada - Cabeçote Roletado

Mensagem por wevertonvb »

Pessoal,

conforme prometido me dispus a elaborar um tópico mostrando a preparação da minha picape corsa, uma preparação aspirada do motor 1.6 m.p.f.i. Todo projeto foi elaborado por mim mesmo e só lembrando que não está acabado, falta um detalhe muito importante ainda, o comando de válvulas.

Imagem

Motor 1.6 m.p.f.i

O bloco do motor continua original com todas medidas standard. Virabrequim com retifica em 0,5 mm, devido a problemas no passado.

Alimentação

Sistema de injeção original, com remapeamento em dinamômetro depois de tudo instalado. Combustível agora é álcool. Bicos injetores do corsa 1.8 flex. Bomba de combustível, por incrível que pareça, ainda é a original de fabricação, ano 2000. Limite de giro fixado em 7500 rpm.

Cabeçote

O cabeçote veio do corsa 1.8 roletado. Este cabeçote possuí balançeiros roletados, tuchos menores, hastes de válvulas menores, portanto mais leves. Apesar do cabeçote vir do corsa 1.8, a parte de câmara de combustão e tamanho de válvulas é exatamente igual ao do 1.6, assim como os canais de lubrificação e refrigeração. Portanto é um cabeçote plug-and-play neste meu motor.
O cabeçote foi retrabalhado para fluxo e taxa, quanto ao fluxo ficou aproximadamente com 85 cfm e foi retirado 2,3 mm do cabeçote que aliado a uma junta mais fina, entregou uma taxa de compressão de 12,8:1 (ainda pouco!).
O diâmetro das válvulas de admissão é 38 mm e não 36 mm, como vi pessoas citando em muitos casos e que usei como parâmetro por muito tempo. As válvulas de escape tem diâmetro de 31 mm, como já citado outras vezes. Não utilizeis válvulas maiores nessa preparação.
Os dutos foram abertos mas não foram polidos devido aquela tendência das moléculas de álcool colarem nas paredes do duto mais do que as da gasolina. Por outro lado, poderia ter polido os dutos de escape, mas também não foi feito.
Ainda vou repreparar este cabeçote mas dessa vez serei eu mesmo. Este cabeçote com essa mesmas válvulas pode chegar tranquilamente nos 90 cfm, e com capricho tentar chegar aos 95 cfm.


Balanceiro Roletado
Imagem

Câmara de Combustão antes da Preparação

Imagem

Cabeçote antes da Preparação

Imagem

Câmara de Combustão Rebaixada - Reparem na rosca de suporte da vela

Imagem

Mais das Câmaras de Combustão

Imagem

Dutos Preparados

Imagem

Imagem

Imagem

Comando de Válvulas

O comando de válvulas utilizado é o próprio comando que acompanhou o cabeçote, ou seja, do corsa 1.8 roletado.
Gostaria de ressaltar que para os cabeçotes que tem balançeiros roletados, o comando tem o perfil do came diferente, então não é possível utilizar comando de balancins comuns. Um detalhe que respalda essa diferença é o fator de multiplicação dos balancins que nos comuns é de 1,65 e nos roletados, 2,1.
Algumas informações a respeito do comando 1.8 roletado em relação ao do 1.6:

- 1.8 roletado possuí lift de admissão de 10,95 mm e escape de 11,05 mm, enquanto o do 1.6 e 1.8 comuns possuí lift de 9,9 mm tanto para admissão qto escape, porque isso? Pq o 1.8 roletado, por motivos de custo, mantiveram as válvulas do mesmo tamanho, ou seja, 38 X 31, então compensaram no aumento do lift, assim, para o 1.6 isso resulta num acréscimo de fluxo.

- Em termos de diferença, a duração de admissão e exaustão do 1.8 roletado aumentaram 12°.

- Sem contar ainda, no aumento da rampa de aceleração e na diminuição do atrito.

Mas infelizmente, (percebi só depois de instalado), o lobe center do comando 1.8 é mais alto que o 1.6 e favorece o torque em baixa rotações, indo contrariamente a preparação que tem a tendência de jogar a potência para regimes mais altos. O que aconteçeu então? Não veio a potência esperada lá por volta de 6500 rpm, chegou na máxima a 5900 rpm. Então este detalhe está restringindo toda minha preparação, mas ela não está fraca não, só não chegou aonde eu qostaria.
O problema deste cabeçote roletado é que ele foi todo projetado pela Powertrain, divisão da GM brasileira, assim sendo, só existe no Brasil e até hoje não existem comando esportivos de perfil roletado nem no Brasil nem no Exterior. A Carlini Competizione está com a produção deste tipo de comando em testes e logo deverá lançar no mercado, aconteçendo isso dou prosseguimento a minha preparação.

Junta de Cabeçote

Ao invés de utilizar a junta origina de "papel" que tem 1,3 mm de espessura, usei a junta de "metal" do corsa 1.8, essa junta é formado por 3 camadas, duas externas de "plástico", cada uma com 0,4 mm e a do meio de "metal" com 0,8 mm de espessura. No meu caso, tirei a parte do meio de metal e usei somente as camadas externas que são as que na verdade faz a vedação, assim a junta ficou com 0,8 mm diminuindo 0,5 mm em relação a original, ganhando taxa de compressão e economizando o cabeçote.

Polia de Comando Regulável

Coloquei uma polia de comando regulável para fazer o enquadramento correto e quem sabe tentar tirar mais potência, variando a posição do comando.

Polia da SPA

Imagem

Imagem

Filtro Esportivo

Essa já é manjada de todos, preparação aspirada não dá para não ter um.

Corpo de Borboleta

Alguns corpos de borboleta dos motores 1.6 tem 45,5 mm outros tem 46,3 mm, o meu é dos de 46,3 mm. Com um bom usineiro, consegui abrir o meu para 52 mm, já vi casos de não conseguirem abrir mais do que 50 mm. Depois de aberto, com uma mini retifica, fiz um acabamento com polimento que deixou o interior do corpo um espelho. O mais difícil é fazer a borboleta com o material adequado de maneira que a dilatação da borboleta e o corpo sejam iguais para que depois de aquecido não exista folga da borboleta no corpo e o carro fique sem marcha-lenta por excesso de entrada de ar.

Coletor de Escape

Foi feito um coletor de escape 4x1, com diâmetro dos primários de 1,5".

Imagem

Escapamento

O escapamento foi feito em 2 1/4" com um único abafador de menor restrição no final. O catalizador também foi retirado. O barulho do carro ficou muito alto, para rua é meio complicado, recomendo dois abafadores.

Potência

Até o momento, com a restrição que o comando de válvulas está fazendo, no dinamômetro registrou 115 cv a 5900 rpm. Acredito que trocando o comando, vai vir 130 cv tranquilo.

Vídeos

Um vídeo que ilustra bem o comportamento do carro é esse:

http://www.youtube.com/watch?v=KhnsrxdT1lg


Vou ficar devendo fotos de outras partes, principalmente do corpo de borboleta. Todas que faltam estão em outro pc. Com o tempo, vou atualizando e explicando melhor cada detalhe.

Pessoal, fica minha contribuição com uma preparação aspirada que tem tudo para dar mais certo! Estou ai para qualquer dúvida!

Abraço e espero que gostem!
BARROSO
:: Champ ::
Mensagens: 562
Registrado em: Sábado 10 2007f Novembro 2007 01:08:23 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por BARROSO »

Belo tópico. :D
Avatar do usuário
ajarm
:: Premium ::
Mensagens: 4561
Registrado em: Quinta-feira 26 2004f Agosto 2004 10:20:21 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por ajarm »

Curti o videio hein...

Bela pick-up!

:D
gui_adao
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Domingo 01 2007f Abril 2007 01:53:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por gui_adao »

cara, muito bom! curti, li tudo!

aqui em casa temos um wind 1.0 99 e um premium 1.8 05, os extremos de R/L dos f1 hehe
já ouvi dizerem que pq os tamanhos dos dutos do 1.8 é igual ao do 1.6 ele fica meio estrangulado, sempre tive vontade de dar umas mechidinhas neles, mas meu pai é totalmente contra kkk

já tivemos uma pick up tb, ótimo carro!
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Valeu Pessoal!

Gui_adão, concordo contigo, o corsa 1.8 2005, não tem o cabeçote roletado, o cabeçote é exatamente o mesmo do 1.6, inclusive o comando e tamanho de vávulas, preparar este cabeçote traria bons ganhos.

Com relação a custos que perguntaram (no tópico errado :) ). Bom, não foi nada barato e o custo daria para por um kit turbo tranquilo. Mas é questão de gosto, optei pelo aspirado nem pensando na relação de custo X potência, o investimento está não só na preparação, mas também no ganho de conhecimento e na realização de montar algo diferente, pq até o dia em que montei não havia visto uma picape usando cabeçote roletado numa preparação aspirada ainda.

Vai ai a relação de preços dos principais itens, pq além deste entram várias outras coisas, como combustível para testes no dinamômetro, óleo, corretas, etc. Estes foram o que eu lembrei:

Cabeçote Completo R$ 1.000,00
Preparaçao Cabeçote R$ 800,00
Polia Regulavel R$ 120,00
Filtro Esportivo R$ 150,00
Escape + Coletor R$ 1.000,00
Abertura Corpo Borb. R$ 90,00
Bicos Injetores R$ 350,00
Remapeamento R$ 350,00
Junta Metálica R$ 85,00

Total R$ 3.945,00

Isso com preços daqui de BSB ew região, em S,P por exemplo, sairia muito mais barato.
Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor »

Cara, parabens.

Eu ia montar um 1.8 16v no meu corsa...mas acabou não rolando e tal. Mas tenho TODAS as informações sobre tudo para montar um 16v postadas em outro forum.

Estou de olho nesse topico e no seu carro...poste o maximo de info que tu conseguir pois GM Familia 1 8v aspirado são raríssimos!

Conheço a galera da carlini, tenho contato direto com o Raphael Tulik de lá...os comandos dos caras estão realmente show. Tenho um amigo que tinha um celta 1.8 8v turbo (está montando 16v agora...tem a saga dele no lá no celta clube) que usava um comando da Carlini (para roletado) e aprovou!

Está usando o que para gerenciar o motor? Por favor, não vá de Fueltreco ou Cachorrinho e tal...

MegaSquirt ou mesmo uma FuelBox do LOST iriam cair bem no seu projeto e ajudaria a acordar os cavalos aí hehe

Mas é isso ae, parabens e vá postando tudo o que você puder! Se possivel poste em outros foruns também porque o corsa clube é completamente morto. Eu não recebo emails avisando que responderam os topicos...quando recebo mensagem privada. Meu login sempre buga aqui....

Poste lá no celtaclube também..
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

show de bola o projeto realidade, e gostei de ver o pessoal comentando sobre a injecao do Lost, bom ver q produtos nacionais de catigoria estao sendo difundidos
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

rbsmontemor escreveu:Cara, parabens.

Eu ia montar um 1.8 16v no meu corsa...mas acabou não rolando e tal. Mas tenho TODAS as informações sobre tudo para montar um 16v postadas em outro forum.

Estou de olho nesse topico e no seu carro...poste o maximo de info que tu conseguir pois GM Familia 1 8v aspirado são raríssimos!

Conheço a galera da carlini, tenho contato direto com o Raphael Tulik de lá...os comandos dos caras estão realmente show. Tenho um amigo que tinha um celta 1.8 8v turbo (está montando 16v agora...tem a saga dele no lá no celta clube) que usava um comando da Carlini (para roletado) e aprovou!

Está usando o que para gerenciar o motor? Por favor, não vá de Fueltreco ou Cachorrinho e tal...

MegaSquirt ou mesmo uma FuelBox do LOST iriam cair bem no seu projeto e ajudaria a acordar os cavalos aí hehe

Mas é isso ae, parabens e vá postando tudo o que você puder! Se possivel poste em outros foruns também porque o corsa clube é completamente morto. Eu não recebo emails avisando que responderam os topicos...quando recebo mensagem privada. Meu login sempre buga aqui....

Poste lá no celtaclube também..
Então, estou usando a injeção original ainda. Estou em contato com o Raphael Tulik tb, por e-mail, estou só esperando eles lançarem no mercado para eu pegar o meu. Vou testar este comando roletado deles, se o carro demosntrar que tem futuro dai o próximo passo seria, novo coletor de admissão com 4 borboletas independentes e uma injeção programável. Mas só vou dar prosseguimento a esta preparação se vier bons resultados com o comando, mas acredito que vem sim!
Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor »

SemControle escreveu:show de bola o projeto realidade, e gostei de ver o pessoal comentando sobre a injecao do Lost, bom ver q produtos nacionais de catigoria estao sendo difundidos
O Proprio Zezão da Turismo (CRT) conheceu o Vicentini e afirmou que a FuelBox está no nível das MBE.

Converso MUITO com o Vicentini e posso falar...o negocio é BOM.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

rbsmontemor escreveu:
SemControle escreveu:show de bola o projeto realidade, e gostei de ver o pessoal comentando sobre a injecao do Lost, bom ver q produtos nacionais de catigoria estao sendo difundidos
O Proprio Zezão da Turismo (CRT) conheceu o Vicentini e afirmou que a FuelBox está no nível das MBE.

Converso MUITO com o Vicentini e posso falar...o negocio é BOM.
eu tava acompanhando mais de perto, mas chegou num ponto q a coisa ficou tao tecnica q travou aki, ai como eu ja tava muito por fora do assunto, dexei meio queto o acompanhamento, mas eu vejo q esta indo cada vez mais a frente
cheguei a ver os videos de alguns modulos gerenciando o barco hehee
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”