Passos básicos para se proceder ao aumento de débito e de pressão do turbo. (válido para os motores Isuzu 1.5D, 1.5TD, 1.7D e 1.7TD)
A Comecar pela Bomba Injectora
1º passo
Retirar o selo existente no circulo 1, para tal utiliza-se um alicate de corte para cortar a chapa na ponta do mesmo e apartir daí tenta-se rasgar o selo (a chapa é fina).
Retirado o selo obtem-se um parafuso e uma porca que o impede de rodar, com o motor a trabalhar e com uma chave de fendas no parafuso desaperta-se a porca com uma chave de bocas 13 (fixar a posição do parafuso para se poder voltar ao débito original)
Desapertada a porca podemos então aumentar ou diminuir o débito rodando o parafuso (se o motor começar a ficar acelerado estamos a aumentar o débito, se começar a desacelerar estamos a reduzir).
Não dar voltas e mais voltas ao parafuso, com excesso de gasoleo para além de fumo excessivo pode-se mesmo perder andamento, com 1/4 de volta já se nota boas melhorias e pouco fumo, 1/2 volta algum fumo e bom andamento, 1 volta já começa a ter fumo excessivo.
2º passo
Afinar o ralenti a quente.
Como o motor fica acelerado depois de aumentar o débito tem de se afinar o ralenti, começa-se por ajustar no parafuso que se pode ver no circulo 2 até o ralenti baixar até aos valores iniciais.
3º passo
A bomba injectora dos motores isuzu 1.5 e 1.7 têm 2 batentes de ralenti um a quente (já referenciado no 2ºpasso) e a do relanti a frio.
Pois bem depois de se aumentar o débito e ajustar o ralenti a quente convém desligar-se o motor e deixar o motor arrefecer na totalidade, quando motor tiver então frio mete-se a trabalhar e afina-se então o ralenti a frio no parafuso que se observa no circulo 3.
Muito cuidado com este parafuso, não o forçar pois facilmente podemos empenar o batente onde se encontra o parafuso.
Turbo
Podemos ver na foto um turbo montado (sem o tubo onde vamos colocar a torneira) e em baixo um turbo igual onde é bem visivel o tubo onde se coloca a torneira.
O tubo que vemos permite que se ajuste a pressão do turbo através da redução do caudal de ar que passa pelo mesmo, para isso utiliza-se uma torneira que permite ir reduzindo o caudal até obter-mos a pressão desejada.
Para se confirmar a pressão é sempre necessário fazer um teste de estrada, pois só em situações de carga o turbo atinge a pressão máxima.
No teste estrada é obrigatório o uso de manometro, para o ligar é muito simples, basta procurar nas traseiras do colector de admissão um pequeno tubo que sai do colector para a bomba injectora, basta usar um T nesse tubo e ligar o manometro nesse T (ver a foto abaixo)
Por fim uma pequena curiosidade, se depois de aumentarem o débito e aumentarem a pressão do turbo, e se para tal abusaram no aumento de débito e de pressão e também querem o vosso TD a fazer mais de 6000rpm é só retirar o parafuso indicado na foto seguinte, trata-se do batente que limita o curso do acelerador, para tal tira-se o selo tal como retiraram o selo do parafuso do débito e depois é só desapertar até sair fora o batente.
[DICA] - Aumento de débito e de pressão do turbo
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muito interessante, é uma pena aqui no brasil nao termos motores diesel em carros de passeio
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boas, pode-me enviar essa explicaçao toda com as fotos para o meu email? zedoido69@hotmail.com
CORSA, mais que um modelo,uma familia
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Ajudandoaugi_scp escreveu:Passos básicos para se proceder ao aumento de débito e de pressão do turbo. (válido para os motores Isuzu 1.5D, 1.5TD, 1.7D e 1.7TD)
A Comecar pela Bomba Injectora
1º passo
Retirar o selo existente no circulo 1, para tal utiliza-se um alicate de corte para cortar a chapa na ponta do mesmo e apartir daí tenta-se rasgar o selo (a chapa é fina).
Retirado o selo obtem-se um parafuso e uma porca que o impede de rodar, com o motor a trabalhar e com uma chave de fendas no parafuso desaperta-se a porca com uma chave de bocas 13 (fixar a posição do parafuso para se poder voltar ao débito original)
Desapertada a porca podemos então aumentar ou diminuir o débito rodando o parafuso (se o motor começar a ficar acelerado estamos a aumentar o débito, se começar a desacelerar estamos a reduzir).
Não dar voltas e mais voltas ao parafuso, com excesso de gasoleo para além de fumo excessivo pode-se mesmo perder andamento, com 1/4 de volta já se nota boas melhorias e pouco fumo, 1/2 volta algum fumo e bom andamento, 1 volta já começa a ter fumo excessivo.
2º passo
Afinar o ralenti a quente.
Como o motor fica acelerado depois de aumentar o débito tem de se afinar o ralenti, começa-se por ajustar no parafuso que se pode ver no circulo 2 até o ralenti baixar até aos valores iniciais.
3º passo
A bomba injectora dos motores isuzu 1.5 e 1.7 têm 2 batentes de ralenti um a quente (já referenciado no 2ºpasso) e a do relanti a frio.
Pois bem depois de se aumentar o débito e ajustar o ralenti a quente convém desligar-se o motor e deixar o motor arrefecer na totalidade, quando motor tiver então frio mete-se a trabalhar e afina-se então o ralenti a frio no parafuso que se observa no circulo 3.
Muito cuidado com este parafuso, não o forçar pois facilmente podemos empenar o batente onde se encontra o parafuso.
Turbo
Podemos ver na foto um turbo montado (sem o tubo onde vamos colocar a torneira) e em baixo um turbo igual onde é bem visivel o tubo onde se coloca a torneira.
O tubo que vemos permite que se ajuste a pressão do turbo através da redução do caudal de ar que passa pelo mesmo, para isso utiliza-se uma torneira que permite ir reduzindo o caudal até obter-mos a pressão desejada.
Para se confirmar a pressão é sempre necessário fazer um teste de estrada, pois só em situações de carga o turbo atinge a pressão máxima.
No teste estrada é obrigatório o uso de manometro, para o ligar é muito simples, basta procurar nas traseiras do colector de admissão um pequeno tubo que sai do colector para a bomba injectora, basta usar um T nesse tubo e ligar o manometro nesse T (ver a foto abaixo)
Por fim uma pequena curiosidade, se depois de aumentarem o débito e aumentarem a pressão do turbo, e se para tal abusaram no aumento de débito e de pressão e também querem o vosso TD a fazer mais de 6000rpm é só retirar o parafuso indicado na foto seguinte, trata-se do batente que limita o curso do acelerador, para tal tira-se o selo tal como retiraram o selo do parafuso do débito e depois é só desapertar até sair fora o batente.
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Grande exolicação
Tenho aqui uma dúvida, se instalar os injectores do 1.7TD e turbo do mesmo no 1.5TD mais débito e pressão no turbo acham que isso vai dar um bom power ?
Tenho aqui uma dúvida, se instalar os injectores do 1.7TD e turbo do mesmo no 1.5TD mais débito e pressão no turbo acham que isso vai dar um bom power ?
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turbo nao é assim, vai colocando um compressor enorme e achando q vai resolver os problemas.....
ele funciona atraves dos gases do escapamento, se seu motor é 1.5 tem um fluxo geralmente abaixo do 1.7, logo nao vai fazer a turbina trabalhar nem igual ao motor 1.7, e como vai demorar ainda a comecar a trabalhar, até q os gases facam ela comecar a soprar realmente, vai prejudicar em relacao ao 1.5 original.....
poder colocar pode, mas tem q modificar muita coisa pra funcionar a contento
ele funciona atraves dos gases do escapamento, se seu motor é 1.5 tem um fluxo geralmente abaixo do 1.7, logo nao vai fazer a turbina trabalhar nem igual ao motor 1.7, e como vai demorar ainda a comecar a trabalhar, até q os gases facam ela comecar a soprar realmente, vai prejudicar em relacao ao 1.5 original.....
poder colocar pode, mas tem q modificar muita coisa pra funcionar a contento
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procurar quem entenda....Esfriga escreveu:Então que posso fazer em Relação ao turbo ?
motor nao é sair trocando pecas simplesmente q vai ficar bom.....
o q vc mudar tem q ser tudo ajustado
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procurar quem entenda....SemControle escreveu:
motor nao é sair trocando pecas simplesmente q vai ficar bom.....
o q vc mudar tem q ser tudo ajustado[/quote]
Procurar quem entenda ? Exato, por isso é que vim aqui, se precisar mudar mudo, se for preciso fazer ajustes faço. TUDO POR CONTA PROPRIA E RISCO.
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