Essa é minha primeira publicação em clube/blog ou qualquer coisa do tipo.
Fiz uma alteração no meu carro e depois de alguns meses testando vim aqui compartilhar com vocês.
Tenho um Corsa C 1.0 VHC gasolina 8V com Ar e Direção.
Acho o carro meio manco, talvez pelo peso dele. Queria dar um up no motor mas me mantendo “dentro da lei” (10% de aumento de potência). Pensei em swap de motor mas pra registrar a mudança ia precisar de um despachante.
Após algum tempo pesquisando medidas de pistões, bielas, vira e etc dos motores GM, cheguei a um possível projeto.
Retirei o virabrequim do 1.0 e coloquei do 1.4 VHC flex, usei a biela original e pistões do Onix 1.0 SPE/4 (ele tem altura de compressão menor pra compensar o maior curso do vira).
Com maior curso, o volume calculado com o que tinha de informação, o carro virou 1.2 litro aproximadamente e o torque melhorou muito.
Tive que colocar os bicos do Onix 1.4 flex pois os de 1.0 não deram conta, o carro falhava muito.
Só na gasolina o carro da uma falhadinha de leve (acho que é pre ignição por causa do aumento na taxa de compressão) então abasteço ele com 30% de gasolina e 70% de álcool (foi a melhor mistura que observei).
A bomba de gasolina já era flex, coloquei o câmbio do Onix 1.0 2019 6 marchas por que o meu estava com folga no diferencial, aí já ficou mais preciso e mais econômico na marginal.
Antes de modificar o carro fazia 10km/l (só gasolina) e não dava pra usar o ar-condicionado em subidas (era muito sofrido), agora faz 11,4 km/l no mesmo trajeto (isso com a mistura de álcool e gasolina) e posso ligar o ar-condicionado e ser feliz.
Sinceramente, se você vai pagar alguém pra fazer por você, coloca logo o motor 1.4, mas gosto de eu mesmo fuçar e testar, faria de novo pela experiência.
Assim que der apareço pra ver se alguém perguntou alguma coisa, mas devido a correria com a facul, eu provavelmente devo demorar a responder.
Espero ajudar alguém querendo um projetinho mais “seguro”