[DÚVIDA] - Pickup Corsa 2.4 (8v) funcionando com a injeção original. Como fazer?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Nat??liaFerreira
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 09 2023f Janeiro 2023 11:04:01 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Pickup Corsa 2.4 (8v) funcionando com a injeção original. Como fazer?

Mensagem por Nat??liaFerreira »

A história da pickup : há dez anos estou com ela, praticamente inquebrável, forte, pau pra toda obra , colocava 1.500kg de carga e puxava de boa, apenas trocava óleo, água e pastilhas de freios.( A única coisa que me dá um problema é a caixa de bateria, com um buraco tão grande pra água cair e a " miserável" fica ali não sei como )

Sempre tive o sonho de colocar o motor da S10 nela e graças a Deus consegui. Ela é completa de fabrica ( tem AC/DH/ vidros elétricos , trava elétrica)

Funcionou na injeção original, de boa mesmo, mas acima dos 5500rpm ela dá uns pipoco ( pq será que isso acontece?)

Só que hoje ela apresentou um falhamento ( não está funcionando um cilindro)

Minha dúvida é: continuo com a injeção original e tento descobrir o que seja ?

Vi uns vídeos no YouTube sobre injeção programável em paralelo ( pelo que entendi, apenas usaria a injeção programável para regular o motor - bombinha, bicos, - e os outros sensores jampeados e a injeção original cuidando do resto)

Infelizmente onde moro não tem mão de obra especializada em injeção programável

Compensaria instalar a injeção programável em paralelo? Se sim, poderia ganhar mais potência?

Por favor me ajudem, pense numa tristeza quando você vê seu carro tão bom, forte, gostoso de dirigir e simplesmente começa a falhar !


Avatar do usuário
Nat??liaFerreira
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 09 2023f Janeiro 2023 11:04:01 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nat??liaFerreira »

Imagem


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Seja bem vinda e parabéns pela obra no carro.
Os pipocos em regimes mais altos muito provavelmente sejam resultado de mistura pobre, ou seja, falta de combustível.
A injeção programável te dá os benefícios de fazer um acerto personalizado ao seu gosto, porém, tem um monte de contra indicações que não são comentadas na hora de te vender, e por isso costumo dizer que essa é uma alternativa pra quem sabe onde tá se metendo. Se na sua região não tem quem mexe, o dia que você precisar de manutenção as oficinas torcem o nariz porque não querem "se incomodar".
O ideal pro seu caso é tentar usar a injeção compatível com o 2.4, ou até mesmo remapear a sua ECU pra dar conta desse motor. Assim você fica com um carro "original" e que na parte de motor vai ser uma S10 original. É a saída mais simples, barata e confiável.

A falha em um cilindro pode ser ignição ou alimentação, partindo pelo mais fácil. O diagnóstico por scanner cortaria caminho pela opção de testar tanto a bobina, quanto os bicos.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Por que pipocos em alta são mistura pobre? Eu pensava que os pipocos ou eram ponto de ignição atrasado demais ou excesso de combustível dando queima no tempo de escape (a ignição DIS do Corsa solta uma centelha no tempo de escape também)
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Nat??liaFerreira escreveu: Segunda-feira 09 2023f Janeiro 2023 11:42:00 PM Sempre tive o sonho de colocar o motor da S10 nela e graças a Deus consegui. Ela é completa de fabrica ( tem AC/DH/ vidros elétricos , trava elétrica)
Parabéns pelo carro, é o melhor modelo de Corsa. Todo mundo sabe. Aliás, a melhor picape pequena já criada no ocidente
Completinha assim, é uma Sport? Qual o ano?
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Quarta-feira 11 2023f Janeiro 2023 07:35:55 PM Por que pipocos em alta são mistura pobre? Eu pensava que os pipocos ou eram ponto de ignição atrasado demais ou excesso de combustível dando queima no tempo de escape (a ignição DIS do Corsa solta uma centelha no tempo de escape também)
Eu tô supondo o pipoco como back fire... Por mistura pobre, devido aos indícios... :roll:
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
Nat??liaFerreira
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 09 2023f Janeiro 2023 11:04:01 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nat??liaFerreira »

Fernando 4100 escreveu: Terça-feira 10 2023f Janeiro 2023 02:03:55 PM Seja bem vinda e parabéns pela obra no carro.
Os pipocos em regimes mais altos muito provavelmente sejam resultado de mistura pobre, ou seja, falta de combustível.
A injeção programável te dá os benefícios de fazer um acerto personalizado ao seu gosto, porém, tem um monte de contra indicações que não são comentadas na hora de te vender, e por isso costumo dizer que essa é uma alternativa pra quem sabe onde tá se metendo. Se na sua região não tem quem mexe, o dia que você precisar de manutenção as oficinas torcem o nariz porque não querem "se incomodar".
O ideal pro seu caso é tentar usar a injeção compatível com o 2.4, ou até mesmo remapear a sua ECU pra dar conta desse motor. Assim você fica com um carro "original" e que na parte de motor vai ser uma S10 original. É a saída mais simples, barata e confiável.

A falha em um cilindro pode ser ignição ou alimentação, partindo pelo mais fácil. O diagnóstico por scanner cortaria caminho pela opção de testar tanto a bobina, quanto os bicos.
Muito obrigado pelo retorno, então coloquei na oficina e foi passado o scanner, o sensor MAP entrou em curto, e o problema ,pasmem , era COMBUSTÍVEL ADULTERADO, fiz uma viagem de mais ou menos 600 km sempre completando o tanque, chegando em casa que começou a falhar como mencionei no tópico e levei no mecânico e ele me explicou que o o combustível adulterado fez o MAP ficar louco pois o carro ( ECU ) é a gasolina, apesar do motor ser flex, ao ter álcool ou solvente demais ela não atrasa o ponto de ignição, como nos carros flex, ou seja ela entende que a mistura tá pobre demais e injeta mais combustível fazendo o carro falhar, mas todas as outras coisas estavam ok , aí ele tirou uns 5litros de gasolina do tanque e viu a adulteração no combustível, graças a Deus não queimou a bomba de combustível. Ahh sobre o remap na ECU, fiz um orçamento com uma oficina especializada em São Paulo , me cobra 1.600,00 pra deixar perfeito, o caso é que de onde eu moro pra são Paulo são cerca de 1.800km de distância só de ida.


Avatar do usuário
Nat??liaFerreira
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 09 2023f Janeiro 2023 11:04:01 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nat??liaFerreira »

gtmski escreveu: Quarta-feira 11 2023f Janeiro 2023 07:43:22 PM
Nat??liaFerreira escreveu: Segunda-feira 09 2023f Janeiro 2023 11:42:00 PM Sempre tive o sonho de colocar o motor da S10 nela e graças a Deus consegui. Ela é completa de fabrica ( tem AC/DH/ vidros elétricos , trava elétrica)
Parabéns pelo carro, é o melhor modelo de Corsa. Todo mundo sabe. Aliás, a melhor picape pequena já criada no ocidente
Completinha assim, é uma Sport? Qual o ano?
Sim sim concordo plenamente, ela é ST 2001, a única modificação que fiz foi colocar o painel digital do Kadett gsi


Avatar do usuário
Nat??liaFerreira
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 09 2023f Janeiro 2023 11:04:01 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nat??liaFerreira »

Tentando enviar a foto do painel mas não estou conseguindo 😕


Avatar do usuário
Nat??liaFerreira
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 09 2023f Janeiro 2023 11:04:01 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nat??liaFerreira »

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”