Como fazer preparação aspirada leve..?!

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Wellvchenko
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 29 2017f Junho 2017 01:01:53 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Como fazer preparação aspirada leve..?!

Mensagem por Wellvchenko »

Primeiramente, bom dia/boa tarde/boa noite!
Bom, faz uns 3 meses que pelo que vi, terei de fazer uma retifica no meu Corsa 1.0 8v. Super 98,e bom...estive pensando em aspirar o motor do possante e pensei na "receita" dado que a minha grana esta não muuuuito grande..:

Cabos velas Melpis 10mm(já tenho)
Velas Iridium(já tenho)
Remoção do catalizador(na verdade desde que comprei o mesmo, não tinha)
2 abafadores(Jk intermediário e Turbão no final)
Filtro de ar alto fluxo K&N(já tenho)
Ai quero colocar quando for retificar.:
Coletor 4x1 ou 4x2x1 da Montana(não sei serve a da Montana)
Colocar os pistões do 1.4 ou do VHC-E(no caso o 1.4 ví que é bem arriscado,mas o VHC-E não muito por ser intermediário de ambos)
Comando do 1.4 ou 1.6(não quero perder taaanto de rendimento em baixa)
Dar aquela rebaixada de 0.8mm do cabeçote
E por fim, levar num lugar tipo a Nascarchips para dar aquele acerto.
Sei que vocês vão falar para meter um turbão com 0.8 no kit de padoca, mas o custo para se turbinar e colocar no DOC(fora documentação) não seriam maiores?Como eu ando pouco tipo fim de semana e ir fazer compras,o custo de manutenção com o turbão seria meio caro.
O que me dizem sobre estes ups?
Daria para extrair uns 75...80cv?Um torque mais decente? Desde já fico agradecido a todos e desculpa o tanto que escrevi...é que já tive os Unos 1.5R e 1.4 Turbo...chevette Dl e tals...só quero um pouco a mais de potência!
Grato!!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

1-pistão VHCE tem o mesmo diâmetro do pistão 1.0, seus 71,1mm, muda a cabeça pra vir a taxa
2-se por um pistão VHCE q já vai vir taxa e rebaixar o cabeçote com receita de 0,8mm pode vir taxa pra rodar no GNV sem nem variador.....o qnt rebaixar no cabeçote vem de cálculos da taxa q quer ter, não escolha aleatória de tirar 0,8mm, se não sabe por qnts retificas, passes ou afins seu cabeçote já passou, vai ter q redobrar o cuidado nesse mudança de pistão e rebaixo....
3-e escolher taxa alta, vc ja tem q saber q vai precisar rodar no etanol, o q nada nada pra estar 100% certo precisaria estar no doc tmb, mas vamos pular essa parte, vc tem q estar atento a disponibilidade de etanol na região e os períodos entre safra e tudo isso q o etanol tras de peso desde qnd eu era criança.....
4-o lugar pra fazer o chip não recomendo esses lugares de nome feito q tem chip pronto, vc precisa de alguém q afine o carro sobre um dinamômetro, e faça a programação em tempo real, ajustando pra poder tirar leite de pedra...
5-se chegar nos clássicos 12,6:1 de taxa bem acertadinho no etanol, ja diria q vem 70cvs, o problema pode ser encontrar o equilíbrio dessa descarga aberta e comando um pouco mais graduado....

se quer essa potencia, eu procuraria alguém q trabalhe muito bem com cabeçotes, pra polir dutos, até pensar em troca de válvulas, a troca dos pistões e adequar a taxa, q vc consegue tirar mais q 70cvs, pode se aproximar até dos 80cvs com uma pessoa boa pra chip, mas o investimento é alto tmb.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Wellvchenko
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 29 2017f Junho 2017 01:01:53 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Wellvchenko »

SemControle escreveu:1-pistão VHCE tem o mesmo diâmetro do pistão 1.0, seus 71,1mm, muda a cabeça pra vir a taxa
2-se por um pistão VHCE q já vai vir taxa e rebaixar o cabeçote com receita de 0,8mm pode vir taxa pra rodar no GNV sem nem variador.....o qnt rebaixar no cabeçote vem de cálculos da taxa q quer ter, não escolha aleatória de tirar 0,8mm, se não sabe por qnts retificas, passes ou afins seu cabeçote já passou, vai ter q redobrar o cuidado nesse mudança de pistão e rebaixo....
3-e escolher taxa alta, vc ja tem q saber q vai precisar rodar no etanol, o q nada nada pra estar 100% certo precisaria estar no doc tmb, mas vamos pular essa parte, vc tem q estar atento a disponibilidade de etanol na região e os períodos entre safra e tudo isso q o etanol tras de peso desde qnd eu era criança.....
4-o lugar pra fazer o chip não recomendo esses lugares de nome feito q tem chip pronto, vc precisa de alguém q afine o carro sobre um dinamômetro, e faça a programação em tempo real, ajustando pra poder tirar leite de pedra...
5-se chegar nos clássicos 12,6:1 de taxa bem acertadinho no etanol, ja diria q vem 70cvs, o problema pode ser encontrar o equilíbrio dessa descarga aberta e comando um pouco mais graduado....

se quer essa potencia, eu procuraria alguém q trabalhe muito bem com cabeçotes, pra polir dutos, até pensar em troca de válvulas, a troca dos pistões e adequar a taxa, q vc consegue tirar mais q 70cvs, pode se aproximar até dos 80cvs com uma pessoa boa pra chip, mas o investimento é alto tmb.....

Bom, então..como eu não quero rodar no alcool, acjo que vou ou fazer o que me aconselhou, seeee eu ganhar os proximos dos 80cv, ficarei satisfeito, ou esperar para fazer um kit turbo...mas refazendo escape, freios maiores, intercooler...vai uma grana beeem grande, mas o risco de quebra é menor..
Ví um video do canal "alta rpm" em que ele fala que não é só comprar o lit padoca e sair espirrando...velocidade é bom, mas durabilidade e principalmente ter um Corsa que freie é melhor!!
Muito obrigado pelo conselho!!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cara preparar um carro direito nao é facil.....
qnd montei o turbo no golf ele tava com uns 45K kms, o carro valia 24K, de peças pra turbo, rodas, pneus, documentos, retifica, foram 12K, pouco antes de vender mandei pra um revisao e um acerto, so nessa manutencaozinha foram mais 4K, mas te falo, ficou virado no capiroto, pq foi acertado na wide band, liso liso.......

kits "prontos" por 1K reais, nao sao nada, comeca q nao tem embreagem, nao tem escap, as vezes nem manometros tem........

mas se vc ja tem a ideia de num futuro montar turbo, nao gaste dinheiro aspirando, vai chegar na hora de turbinar, vc vai ter q desmontar e montar o motor original novamente.....meu corsa foi esse o fim, era aspirado no tudo q da, nao deixou de ser 1.0, e qnd nao tinha mais o q fazer e pro turbo teria q remonta-lo original, acabei trocando pelo golf e indo direto pra turbina...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Wellvchenko
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 29 2017f Junho 2017 01:01:53 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Wellvchenko »

Bom, é que como eu tenho de casar, então queria só ter um serto aumento de potência...nada que nem o turbão, pois penso no futuro pegar um carrinho antigo para jogar o caracol mágico..
Me desculpe pela ignorância,pois eu sei apenas um básico de motorização... mas como o meu motor já tem seus 171km e irei provavelmente fazer a retifica, ai iria fazer a tal receita aspirada.
Pelo o que você disse, acho melhor então fazer a receita sua...nem vou dar aquela "fatiada" dos 0,8mm não! Sabe como é...casar vai uma senhora grana!! :D
Cara, novamente muito obrigado por esclarecer as minhas duvidas!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sem saber se esse cabeçote é original, isso pode elevar muito a taxa, o correto é buretar pra medir corretamente, e ver o qnt tirar pra chegar em determinada taxa, o problema q sua injeção não tem sensor de detonação, colocar uns 10:1 de taxa estática ainda roda na gasolina, mas seria interessante de qq forma achar quem faça um chip em tempo real pra dar uma otimizada no conjunto todo, ai já vai uma boa graninha, pq não é com 50 contos q vc consegue esse chip
ja fique contente se nessa retifica der um passe bem de leve no cabeçote, q ja vai aumentar um pelo na taxa do motor, sem buretar não vai saber a taxa, mas já vai ser algo a mais q original, mas ainda suficiente pra rodar sem problemas na gasolina....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Wellvchenko
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 29 2017f Junho 2017 01:01:53 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Wellvchenko »

Como eu sei que a Nascarchips para o meu modelo de Corsa um chip não sai por menos de 400.00, então é aonde eu possivelmente irei pois não sei aonde posso arranjar um lugar que faça bacana.Como faz mais de 10 anos que eu levo os meus carros no mesmo local, vou pedir para o meu mecanico buretar mesmo para ver até onde dar para ir..poxa, só de eu ter um desempenho melhor/próximo dos vhce da vida já ficarei feliz.!
Agora, seeee o motor estiver meio zoado, ai sim acho que parto para um swap logo..
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não adianta o chip ser caro, se é uma receita de bolo pronta, pra motores originais, qq mudança q fizer já pede ajuste especifico....
imagine por um chip mega power blaster de potencia q simplesmente avança o ponto pensando nos 9,4:1 original, e vc resolve taxar seu motor pra deixa-lo com 12,6:1 de taxa, e ainda poe na cabeça a ideia desse chip pronto pra motor original, o q raios vai fazer com seu motor super taxado e mais um avanço agressivo de ponto....se na verdade com tudo isso de taxa vc precisaria reduzir o avanço de ponto pensando na gasolina e c isso ganhar quem sabe 1 ou 2cvs e precisar usar gasolina podium....

vc vai ter q resolver primeiro o q quer da vida, onde pretende chegar, e não simplesmente por na cabeça q quer mexer no carro a todo custo, preparar carro, ou ter carro preparado é algo q custa caro, mante-lo em atividade custa bem mais do q um carro original.....
chegar no desempenho de um VHCE em questão de números são bem elevados, partindo do simples MPFI, alcançar seus 77cvs usando gasolina, isso sim digo q na pratica pra sua injeção e o q quer fazer c ela é uma missão extremamente difícil, ou vai abrir a mente pra muita coisa alem da caixinha ou não vai ter esse sucesso....
no começo não queria por turbo pq custa caro, agora já quer trocar de motor q tmb não é barato pra ser bem feito e corretamente, e os dois vão mexer com documentação....
nem mudar de combustível quer, e pensar em qq motor, adequadamente acertado pro combustível, com etanol sempre ira render mais.....nos remotos tempos dos anos 2000 onde não tinham inventado essas traquitanas de flex, existiam os motores pra etanol e gasolina separados, lembro muito bem q o simples corsa 1.0 gasolina tinha 60cvs e o mesmo 1.0 etanol tinha seus 70cvs, apenas sendo fisicamente pronto pro combustível e c uma injeção devidamente acertada conforme o combustível....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Horácio
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 28 2016f Agosto 2016 07:14:27 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Horácio »

Bom dia,
Aproveitando e ressuscitando o tópico, tenho uma Wagon 1.8 8V na gasolina, tem os 92cv originais acho mas, queria chegar tipo nuns 100/105cv , o que vcs indicam sem turbinar e nem passar pro álcool?
Ex-Montana Sport 1.8 2005 - Atual Corsa Wagon 2000 1.6 8V
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Horácio escreveu: Segunda-feira 12 2024f Fevereiro 2024 10:53:23 AM Bom dia,
Aproveitando e ressuscitando o tópico, tenho uma Wagon 1.8 8V na gasolina, tem os 92cv originais acho mas, queria chegar tipo nuns 100/105cv , o que vcs indicam sem turbinar e nem passar pro álcool?
hj c tanto alcool q ja vem na gasolina, vc pode taxar esse motor apenas pra recuperar o q perdeu c tanta adicao de alcool....ir alem pode ganhar algo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”