[PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Rado »

Com as dicas do pessoal eu acabei comprando um kit completo de servo/cilindro/reservatorio de corsa classic. Já foi para o carro, só precisa fazer as linhas agora e está finalizado o capítulo do freio:
Imagem

Também ja comecei a fazer a elétrica do painel central, defini onde vão ficar os relês (dentro do porta luvas) e coloquei a FT no lugar. A wideband vai ficar junto da FT, dá para ver perfeito por dentro do volante.
Imagem

Imagem

Agora, mais dúvidas:
É possível trocar o suporte do motor + coxim pelo do modelo sem Ar Condicionado e DH?
Vi em algumas fotos que sobra mais espaço, no meu caso fica bem apertado para fazer o escapamento:
Imagem

Também, gostaria de saber se alguém já tirou esta "orelhinha" da carcaça do câmbio. Ela fica bem na frente da entrada da turbina e esta atrapalhando para fazer a tomada de ar. Estou pensando bastante em cortar para abrir espaço.
Imagem

Imagem
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays


Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 04:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renan Classic »

Ta ficando bom esse projeto, já sabe quanto de pressão você pretende andar.
Renan Classic
(11)97413-6963


Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Para os primeiros testes quero 0,6kg no máximo para entender as reações do carro. Depois subir para 0,8kg no miolo original.
Acredito que com o 0,6kg já seja possível andar na casa de 1.42 aqui em Curitiba, 3s a menos do que eu virava com o 16v aspirado.

Fiquei com o bloco original do GSI guardado e vou montar ele forjado mais para frente.
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays


Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 04:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renan Classic »

Rado escreveu:Para os primeiros testes quero 0,6kg no máximo para entender as reações do carro. Depois subir para 0,8kg no miolo original.
Acredito que com o 0,6kg já seja possível andar na casa de 1.42 aqui em Curitiba, 3s a menos do que eu virava com o 16v aspirado.

Fiquei com o bloco original do GSI guardado e vou montar ele forjado mais para frente.
Você está usando bielas do gasolina?!?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Renan Classic
(11)97413-6963


Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Sim, bielinhas originais.
Pela NF este motor é de 2002 e o carro tinha cerca de 84mil km... espero que aguente o sopro pelo menos um evento. hahahahaha
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays


Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 04:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renan Classic »

Rado escreveu:Sim, bielinhas originais.
Pela NF este motor é de 2002 e o carro tinha cerca de 84mil km... espero que aguente o sopro pelo menos um evento. hahahahaha
Pq as do flex para andar com segurança no máximo 0.7 bar

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Renan Classic
(11)97413-6963


Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Depois de um bom tempo sem fazer nada no carro, finalmente eu comecei a fazer as linhas de freio.
As dianteiras foram feitas 100% em aeroquipe, as traseira estão em tubo rígido até o eixo traseiro e vou fazer de aeroquipe até os flexíveis originais.
Terminada a linha de freio dianteira, pude montar novamente o coletor de admissão e finalizar a linha de combustível. Estou usando mangueiras balflex 8mm com conectores para a flauta original.
Bastante trabalho pela frente ainda, mas está caminhando.
Imagem

Imagem

Imagem
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays


Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Feito o escapamento e saída da wastegate.
Já fiz a montagem final do kit, agora vou montando as mangueiras, reservatórios, etc... e começo a fazer a elétrica. Previsão é para estar pronto no máximo semana que vem, para poder acertar o carro e estreiar no trackday que teremos dia 10/06.
Imagem

Imagem

Nesta foto faltava ainda o furo para a saída da wategate, mas já foi feito.
Imagem
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

um caminho longo ainda....
vai ser legal essa chaminé ai
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Fiquei devendo as últimas atualizações..
Elétrica feita, freios traseiro feitos, linha de combustível feita... tudo pronto!
O único problema foi com a embreagem: Ela não estava desacoplando. Troquei o platô por um original e vou ver se aguenta a potência.
145whp com 0,46kg... me surpreendeu e muito esse resultado.

Dia 10/06 vai para a pista, vamos ver o que vai virar.

Imagem

Imagem

Imagem

[youtube]CaMkZYFoy6Y[/youtube]

[youtube]OdFk7zkp5bc[/youtube]
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”