[DÚVIDA] - Swap de 1.0 EFI para 1.8 MPFI - O que trocar?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
rBatata
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 07 2019f Março 2019 08:40:43 AM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1995

[DÚVIDA] - Swap de 1.0 EFI para 1.8 MPFI - O que trocar?

Mensagem por rBatata »

Bom dia a todos,

Estou começando um projeto de carro para track day, que terá como base um Corsa B. O motor original é um EFI e eu pretendo colocar um 1.8 pra, mais pra frente, turbinar o menino. O plano era usar um carro já com injeção multiponto, mas caiu na minha mão um Corsa Wind, com documentação em dia, mais barato que pizeira.

Pra dar uma ideia geral do plano, vou dar um up nos freios (pinça/disco do vectra, provavelmente), suspensão eu não bati o martelo, mas já falei com o pessoal da Fênix e da Impacto (aceito mais sugestões), roll cage eu ainda não sei onde vou fazer, e vou substituir as janelas laterais/traseira por policarbonato e coisas do gênero. Câmbio, por enquanto, vai ficar o original mas eu estou avaliando possibilidades pro futuro.


Mas, o início de tudo, é o swap de motor, e a ajuda que eu preciso pra me planejar é: o que tem que trocar / colocar exatamente? Eu encontrei uma séria de tópicos, mas nenhum com este caso específico.

Começando com o motor 1.8 parcial, que já vem com cabeçote 8v, e levando em conta que já vou colocar uma injeção programável, o que mais preciso comprar? A lista saiu de outro post (transformação de EFI pra MPFI), que eu estou adaptando:

- Coletor de admissão - Busco algum em especial ou só evito os de plástico?
- Flauta
- Bicos - Vale a pena investir nos que alimentarão o turbo? Ou é melhor colocar os de 1.8 mesmo e resolver o turbo todo mais pra frente?
- TBI - Qual opção não eletrônica eu posso usar?
- Bobina


No outro post, ainda tem o seguinte, que eu ACHO que não aplica no meu caso:

central IE e chicote eletrico da IE - Vou por uma programável, mas minha dúvida é no chicote. Ajuda em alguma coisa, ou vai ser eliminado mesmo?
sensores no tbi - Minha preferência é usar TBI não eletrônica. Tem algo aqui que eu preciso?
roda fonica, sensores da ignicao - isso vem normalmente no motor parcial, certo? Ou não?

Além disso, vou precisar de motor de arranque e alternador. Algo mais?

Minha ideia é juntar toda a parte de peças e levar pro preparador de uma só vez: facilita a vida dele e a minha.

Além do que está ai em cima, tem algo que eu não esteja vendo nesta troca de motores?

Obrigado desde já pela ajuda de todos.

Um abraço,

Batata
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a melhor sugestão, esperar e já montar o turbo de uma vez, não faz o menor sentido gastar 2X com quase tudo, o q se investe e otimiza num aspirado, simplesmente se joga fora na hora de fazer turbo, pq um monte mesmo de coisas nem se aproveita....

pra montar um MPFI direito no lugar de um EFI, vc nao vai aproveitar nada, um frankstein vc aproveita tudo com adaptações, e no final vc tem um motor trabalhando de forma precária.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rBatata
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 07 2019f Março 2019 08:40:43 AM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por rBatata »

SemControle escreveu:a melhor sugestão, esperar e já montar o turbo de uma vez, não faz o menor sentido gastar 2X com quase tudo, o q se investe e otimiza num aspirado, simplesmente se joga fora na hora de fazer turbo, pq um monte mesmo de coisas nem se aproveita....

pra montar um MPFI direito no lugar de um EFI, vc nao vai aproveitar nada, um frankstein vc aproveita tudo com adaptações, e no final vc tem um motor trabalhando de forma precária.....
O carro não vai ter nenhuma preparação especial aspirada. Vai ser somente a troca do motor pelo 1.8, com seus 100/110 cavalos, até turbinar.

Na sua opinião, olhando a lista acima, o que falta trocar?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é complicado pq de EFI pra MPFI, sinceramente só se aproveita o bloco, e isso já vai vir novo, então não vai aproveitar é nada......
novamente, pra não gastar 2X já faria a adaptação do novo bloco com tudo q sera necessário a nova injeção, e já pensando no turbo q é o objetivo final, todos os agregados q venham a formar o conjunto já devem ser compatíveis c a nova injeção, e ainda c a ideia do turbo
admissão pode ser a do 1.6, tanto coletor de admissão, como TBI, ai vem a questão dos sensores se vão trabalhar corretamente com a injeção, mas as peças do 1.6 dao conta de receber ar comprimido ai sem chorar....roda fônica? tem q ver o q cai melhor na injeção nova + o turbo, o q não significa q sera algo bem casado pra etapa aspirada do carro.....EFI trabalha com uma bomba bem menos parruda q do MPFI q mesmo assim facilmente não da conta do turbo, e ainda precisa ver essa adaptação ao tanque, q se não to muito enganado nos EFI era de metal, e isso com álcool não da coisa muito boa.....bobina? ou bobinas? depende como sera montado e o q sua injeção vai suportar, mediante ao q vc deseja dela no final das contas....

a simples passagem de EFI pra MPFI já envolve centenas de variáveis, (se fosse só isso, eu recomendaria a troca completa do motor, cambio, admissão, arrefecimento, exaustão, injeção e chicote, pelos originais do MPFI, pra ser de fato um MPFI c menos adaptações possíveis, q qq mecânico daria conta de um reparo) em pensar nessa mudança, mais um turbo e uma programável, o aumento é exponencial e opções pra cada coisa vc forma um leque....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Comprei um sedan 2001 pra montar um monstrinho como esse seudinamômetro e posso dizer q sem o turbo já fica legal pacas, a minha lista de peças utilizadas ficou assim:
Motor 1.8 completo
Câmbio original 1.0
Injeção original 1.0
Bicos do astra flex pra rodar na gasolina
Bomba bosch da dinâmica
Amort dianteiro impacto com mola cangoorun
Amort traseiro turbogás com mola gnv
Barra inferior dianteira e traseira
Freio dianteiro power brakes 288 mm
Radiador e ventoinha do corsa com ar
Escape do corsa 1.6 com saída do coletor 4x2x1

Na cidade tem força suficiente pra andar sempre numa marcha acima da normal pro 1.0 deixando o giro mais baixo.

Na estrada não testei a velocidade final e nem a rpm que chega pq o painel é simples, mas foi até 170 com força e pedindo mais.

O consumo 40% estrada 60% cidade ficou em 8 km andando civilizado, mas quando senta o pé na estrada é perceptível que o ponteiro de combustível desce rápido.

Ainda não mexeu no chip, acho que com um bom remap ficará bem melhor em tudo.

Eu não vou investir em injeção programável, essa mpfi dá conta se for pra brincar com qualquer motor família 1, e depois se adotar um turbo encima de tudo tem gente boa pra acertar o carro no remap na faixa de r$850 já com 2 hrs de dinamômetro.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não desanimando, mas vai cortar exatamente na mesma velocidade de original se o corte de giro estiver original, o motor pode parecer ter toda essa força pq engole esse cambio de 1.0, um cambio bem curto pro motor....mas é a ideia da GM faz tempo, eles vem encurtando o cambio sempre, agora pra compensar o encurtamento q limitava a velocidade final com uma quinta q parecia a antiga quarta, estão adotando uma sexta marcha, q deve vir com uma relação da antiga quinta....
lembro qnd começaram com essa ideia o pessoal vinha em quinta a 100km/h pra la de 4K rpms, hj com essa sexta eles melhoraram o escalonamento....vc ja deixa de esgoelar o motor e joga a sexta pra manter os 100km/h c menos giro.....se continuarem com a ideia de encurtar pode ser q venha a sétima marcha.....nem vou estender, pras reduzidas do jeep, não deve ser do tempo da maioria kkkkkk
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

SemControle escreveu:não desanimando, mas vai cortar exatamente na mesma velocidade de original se o corte de giro estiver original, o motor pode parecer ter toda essa força pq engole esse cambio de 1.0, um cambio bem curto pro motor....mas é a ideia da GM faz tempo, eles vem encurtando o cambio sempre, agora pra compensar o encurtamento q limitava a velocidade final com uma quinta q parecia a antiga quarta, estão adotando uma sexta marcha, q deve vir com uma relação da antiga quinta....
lembro qnd começaram com essa ideia o pessoal vinha em quinta a 100km/h pra la de 4K rpms, hj com essa sexta eles melhoraram o escalonamento....vc ja deixa de esgoelar o motor e joga a sexta pra manter os 100km/h c menos giro.....se continuarem com a ideia de encurtar pode ser q venha a sétima marcha.....nem vou estender, pras reduzidas do jeep, não deve ser do tempo da maioria kkkkkk
não desanima não, pelo contrário, esse é meu segundo corsa com swap e gosto mais de chegar numa velocidade média rápido e manter assim do que ficar cortando o giro pra ver o limite, então é bem legal subir a serra da imigrantes com três pessoas no "corsa mil" de quinta marcha na pista da esquerda só acompanhando o tráfego, sem precisar esgoelar o motor, só usando a força do conjunto pra ficar próximo do pessoal que tá mais rápido...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é q vai do q espera, eu sempre procurei final, cada vez mais alta.....
o meu corsa 1.0 passava dos 220, o golf tenho uma foto pra la de 250....
minha motinho tem modificações pra ir alem do limite da fabrica tmb....

limites sao pra serem superados kkkkkk, mas vai de cada um mesmo....eu imagino q vc arranca q cava até asfalto se tiver com disposição....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”