[DÚVIDA] - troca de cabos principais

Responder
Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

[DÚVIDA] - troca de cabos principais

Mensagem por lioncblu »

olá, na data de hoje (21/06/2019) troquei os cabos principais que ligam a bateria ao carro, sendo o de massa ( - ) da lataria (25mm², isolamento de PVC, cap. de corrente de 101A); o de massa ( - ) do bloco motor (35mm², Isolamento HEPR, cap. de corrente de 164A) ; o positivo ( + ) do motor de arranque (35mm², Isolamento HEPR, cap. de corrente de 164A) ; o do alternador ao motor de arranque ( + ) (25mm², isolamento de PVC, cap. de corrente de 101A); todos com terminais do tipo olhal e acabamento com fita isolante alta fusão e por cima fica isolante comum, para nao deixar entrar umidade nos cabos, o terminal da bateria, tipo sapinho, troquei por terminal feito de chumbo, e não os tradicionais de latão, mas me veio umas dúvidas,

1- este terminal feito de chumbo, dizem ser melhor que o feito de latão, será que é mesmo?

2- não mexi no cabo positivo ( + ) que liga a bateria a caixa de fuziveis, pois não sei por onde ele passa e de como, no lado da caixa, a forma que ele se conecta, este cabo hoje é de 16mm² será que é da bitola correta? provavelmente vou colocar de 25mm²

meu corsa tem AR condicionado (não esta funcionando, ainda, mas vai) e tem GNV, pelo que percebi, os cabos trocados já não eram originais, pela forma que forma cortados e grimpados e pela inscrição em um deles, o do alternador, que já estava bem escurecido internamente, o que indicava um super aquecimento trazia a inscrição da marca corfio de 16mm², sendo ao meu ver impossível ser desta marca no original GM.

alguém pode me ajudar
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Meu carro não tem conexão do alternador ao motor de arranque...só pra bateria... e um da bateria ao motor de arranque.
Terminal bom é o que não oxida, neste aspecto o chumbo leva vantagem pro latão... mas qualquer um mau conectado/prensado irá criar zinabre ...
Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por lioncblu »

então deveria ir direto da bateria ao alternador e também direto ao motor de arranque, como suspeitei, não era mais original.

e quanto ao cabo que liga a caixa de fusíveis, sabes por onde ele passa e qual a forma da conexão dela?
os terminais são de compressão dos mesmos utilizados em sistemas elétricos de corrente alternada, prensados com equipamento hidráulico e bem isolados com alta-fusão para não deixar entrar umidade
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não posso afirmar que o meu é original, apenas que é diferente do seu (sou 2° ou 4° dono).
O cabo pra caixa, me parece ser 16mm... passa por cima da caixa da ventilação interna e salvo engano, entra na cabine na região do motor do limpador...a conexão não sei como é, mas é provável que seja olhal.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”