Scanner Barato Que funcione Corsa Classic 2009/10

Responder
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Re: Scanner Barato Que funcione Corsa Classic 2009/10

Mensagem por cansei »

Bange escreveu:a única coisa de que sinto falta realmemte é de um osciloscópio, insubstituível pelo multímetro.
Olha, vou te falar que sentia a mesma falta e por isso comprei um mini osciloscópio no AliExpress, vou te falar que o modelo que peguei ta me atendendo muito bem.

Depois da uma olhada:
http://www.miniware.com.cn/product-cate ... illoscope/

Peguei o modelo DS202 que custou na casa dos 300 reais, curti muito ele.


Sobre o tópico, eu já estudei o assunto e é bem o que o SemControle falou, existem diversos protocolos diferentes por aí. Antigamente cada montadora fazia um protocolo específico pros seus carros e só de uns anos pra cá elas começaram a padronizar isso, hoje o protocolo do momento é o CAN-BUS. Só que os carros antigos continuaram com seus protocolos antigos, e isso inclui o corsa classic do autor do tópico.

A consequência disso é que esses leitores OBD2 (desculpe, mas não são scanners) são pra uso amador e foram feitos pra serem baratos então eles vão ler só os protocolos mais comuns atualmente como o CAN-BUS, KWP, etc. A maioria desses leitores é baseada no ELM327. Do outro lado estão os scanners profissionais como o P D L, mas como o autor do tópico viu, eles são caros, e o motivo é simples, eles foram feitos pra serem usados em oficinas mecânicas onde vai aparecer todo tipo de carro de tudo quanto é época, e essa é a razão deles trabalharem inclusive com os protocolos mais incomuns.

A opção que eu daria é ir atrás de um Opcom que eu acho ser o mais viável. Gastar uma nota em scanner profissional pra ler o próprio carro acho que é inviável.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

exatamente por isso q os profissionais são caros....pela ampla capacidade de leitura....pode ver q na hora q vai verificar geralmente se escolhe a montadora na lista e ai o modelo do carro, ainda abre uma enorme lista de tal ano a tal ano, q é pro software do scanner saber q protocolo usar pra comunicação, senão fica igual os seus, sem qq leitura, ou até leitura errônea....
é de chorar, mas a VW tem um simples cabo, se liga na porta de diagnostico e na USB do note, instalando o vagcom vc faz a leitura e até configuração de alguns módulos de conforto do carro....é ampla a lista de modelos suportados.....é mantido um "padrão" a GM favoreceu legal, no mesmo modelo isso mudou, mudou, mudou e se ainda tivesse em produção ja teria mudado mais....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
teh
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 11 2019f Abril 2019 01:55:51 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por teh »

cansei escreveu:
Bange escreveu:a única coisa de que sinto falta realmemte é de um osciloscópio, insubstituível pelo multímetro.
Olha, vou te falar que sentia a mesma falta e por isso comprei um mini osciloscópio no AliExpress, vou te falar que o modelo que peguei ta me atendendo muito bem.

Depois da uma olhada:
http://www.miniware.com.cn/product-cate ... illoscope/

Peguei o modelo DS202 que custou na casa dos 300 reais, curti muito ele.


Sobre o tópico, eu já estudei o assunto e é bem o que o SemControle falou, existem diversos protocolos diferentes por aí. Antigamente cada montadora fazia um protocolo específico pros seus carros e só de uns anos pra cá elas começaram a padronizar isso, hoje o protocolo do momento é o CAN-BUS. Só que os carros antigos continuaram com seus protocolos antigos, e isso inclui o corsa classic do autor do tópico.

A consequência disso é que esses leitores OBD2 (desculpe, mas não são scanners) são pra uso amador e foram feitos pra serem baratos então eles vão ler só os protocolos mais comuns atualmente como o CAN-BUS, KWP, etc. A maioria desses leitores é baseada no ELM327. Do outro lado estão os scanners profissionais como o P D L, mas como o autor do tópico viu, eles são caros, e o motivo é simples, eles foram feitos pra serem usados em oficinas mecânicas onde vai aparecer todo tipo de carro de tudo quanto é época, e essa é a razão deles trabalharem inclusive com os protocolos mais incomuns.

A opção que eu daria é ir atrás de um Opcom que eu acho ser o mais viável. Gastar uma nota em scanner profissional pra ler o próprio carro acho que é inviável.

Hum interresante Cansei, uma vez fui em uma oficina e o cara não tinha um "Scanner super profisional ", ele plugou algo e usou o notebook.... Talvez foi este Optcom Vou comprar e testar. E retorno aqui para dizer se funcionou e o que leu. Abraço
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

oficina de um camarada, ele tem um scannerzinho do tamanho de um celular, muda o cabo, ele liga e faz todo o processo da escolha, e consegue ler os parâmetros.....
dependendo do carro, ele usa do pc com os equipamentos da planatec, por essa questão, nem tudo o pequeno suporta, assim como o equipamento da planatec q ele tem nao esta atualizado pros mais modernos......
esse optcom se parece com o esquema do vagcom.....

uma das motos q tenho, qnd deixou de usar o carburador, teve 2 modelos de injeção, a própria fabricante vendo o scanner (fantástico), são dois modelos, uma pra cada modelo de injeção, uma fantástica forma de ganhar dinheiro....se vai em oficinas, o mesmo scanner pode trabalhar com os dois modelos, dentro das escolhas.....

tudo nao deixa de ser uma forma de ganhar $$$$$
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Dei umas pesquisadas a respeito do assunto e a coisa é mesmo complicada, mas penso não ser impossível... proprietários da linha GM, são mesmo fadados à dificuldade...
1° Ter a certeza de que motor e ECU, foram de fato, feitos um para o outro...o que tem de Frankenstein por aí...
2° Saber a pinagem do sinais no conector, já que antes da padronização a GM, mudava os sinais de acordo com modelo/ano/vontade...
3° Obter um cabo adaptador
4° Obter o OPCOM (só vi esse), com a versão mais recente.
5° Configurar o aparelho para leitura/uso em celular/tablet/laptop/etc...
Me parece que ele já vem com os protocolos ALDL, OBD I, OBD II, pois a lista de carros e anos é imensa... mas não vi ele acionando ventoinha, bomba de combustível, etc...ressetar ele faz.
Paulinho HBP
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 22 2015f Fevereiro 2015 11:02:10 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP ST 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Paulinho HBP »

Funcionou?
leandro carioca
:: Piquet ::
Mensagens: 251
Registrado em: Domingo 29 2008f Junho 2008 07:02:47 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leandro carioca »

Estou procurando um scanner pra usar no meu Classic 1.0 VHC Flex 07/08. Estou querendo arriscar no Launch CRP 123. Alguém já testou no Classic ou no Celta? Tb tem um da Delphi, mas tb não achei nada dizendo se ele funciona no classic/celta.
Corsa Classic 1.0 Flex/GNV 07/08
Mala elétrica, trava central, luz interna traseira, ilum. Portaluvas, soleiras, som trio, rodas 15, suspensão 60%, vidro elétrico 4 portas 50%, Alarme Positron, Aviso farol ligado, e procurando mais o q melhorar.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”