Carros terão que tirar kits de farol xênon

Responder
Avatar do usuário
Cleide
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Sábado 19 2007f Maio 2007 05:51:52 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Carros terão que tirar kits de farol xênon

Mensagem por Cleide »

Notícia não muito boa, mas vale a pena ler:


O acessório, instalado em milhares de veículos no Brasil, está com os dias contados.



No congestionamento de luzes brancas, o azul é cada vez mais comum, até sobre duas rodas. Os faróis de gás xenônio - ou xênon - que desembarcaram no Brasil em carros importados viraram febre com a venda de kits trazidos da China.



Leia mais sobre Carros no Jornal Nacional

Dois reatores e duas lâmpadas, que custavam R$ 1,8 mil, há dois anos, hoje saem por menos de R$ 300. “A vantagem é que ilumina três vezes mais e consome 40% menos de bateria do que uma lâmpada comum”, afirma o comerciante Cayê Ribeiro.

Claudeci Santos, que viaja muito de carro, aderiu à tecnologia há um ano. “Ela te dá assim um conforto maior e uma segurança maior para dirigir“, diz o autônomo.

Bom para quem tem, nem tanto para quem dá de frente com o farol. “Ele ofusca um pouco a vista. Acho um pouco ruim. Eu não gosto não”, opina o professor Lucio Agra.

Testes feitos em um laboratório mostram que a lâmpada branca comum e o farol xênon original de fábrica emitem um facho de luz bem definido, o que não acontece com o kit xênon colocado depois nos carros.

“Você sente uma cegueira momentânea. Como conseqüência, você pode ter uma colisão”, afirma o físico Carlos Takata.

O problema é a substituição de lâmpadas. O corpo do farol original é desenvolvido para um tipo específico de lâmpada. A de xênon exige um projeto calculado para ela, e kit nenhum oferece isso.

Polêmico, o farol de xenônio entrou na mira do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que editou uma série de medidas para evitar que a guerra de luzes se transforme em acidentes. A partir de 1º de janeiro do ano que vem, serão exigidos equipamentos sofisticados para circular com esse tipo de farol.

A Resolução 294 do Contran diz que só poderão rodar com faróis xênon carros que tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas, quando há desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas. Um equipamento impede que o facho do farol suba e ofusque outros motoristas. Também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz.

Essas tecnologias vêm instaladas de fábrica em carros luxuosos, mas não estão nos kits de adaptação vendidos no Brasil. Por isso, na prática, quem instalou os faróis de xênon, depois de comprar o carro, vai ter que tirá-los.

Segundo o Contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave, que prevê multa de R$ 127 e retenção do veículo.

“É preciso ter fiscalização eficiente e competente. Isso precisa ser feito”, declara o físico Carlos Takata.
:?


Robenilson
:: Super ::
Mensagens: 86
Registrado em: Segunda-feira 17 2008f Março 2008 05:28:20 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Robenilson »

quanto ao texto acima o que me cha,ou mas a atenção foi a seguinte
"Também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz."
emquanto ele estam preucupados com a sujeira que venha a cair no farol ele deviam ver para onde vam o dinheiro que pagamos com o ipva pois foi com este proposito que este imposto foi criado issso sim! :evil:
KOREANO CC-BA
eu vou ! eu vou ! de corsa agora eu vou !


Pedrooo_
:: Piquet ::
Mensagens: 357
Registrado em: Quarta-feira 26 2008f Março 2008 05:32:28 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Pedrooo_ »

Eu já tinha encomendado meu kit xenon, fiquei sabendo disso e cancelei o pedido, vo esperar até março de 2009 que vai ser quando a fiscalização por causa de xenon vai te diminuido.
Pedrooo - 272ºClub
DSD4Life


mecadap
:: Piquet ::
Mensagens: 211
Registrado em: Quarta-feira 16 2008f Janeiro 2008 08:25:38 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mecadap »

sinceridade isso ai e so filha da putagem desse povo pq nego fala o seguinte na lei ..
apenas os carros de luxo que tem limpadores de farol poderao possuir o xenon, porem a alegaçao deles para a retirada do xenon nos demais veiculos e que o xenon atrapalha a visualizaçao de quem vem na direçao contraria..

aaaaaaa entao quer dizer que um corsa com xenon incomoda mais do que uma BMW com xenon...
por favor neh .. se é pra tirar tira de todo mundo ..
palhaçada demais..
nao vou tirar o meu do meu carro.... minha namorada ja falou que quer que eu tire pra nao rolar multa ... mas oh .. to nem ai ...
Diuliano 61-8186-0741


canal
:: Piquet ::
Mensagens: 311
Registrado em: Segunda-feira 14 2008f Janeiro 2008 01:56:46 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por canal »

Gente nao tenho xenon e estava ate pensando em por mas como moro num paisinho de m@#$% nao foi dessa vez que colocarei.......Sacagem e que fazem com o povo....primeiro eles deixam o povo instalar depois vem e proibi....certeza que algum sacana ta ganhando com isso...ou melhor vai ganhar quando daqui poucos meses eles liberarem de novo....e so lembrar das peliculas, kit de primeiro socorros (que foi uma verdadeira palhacada aquilo)....bbom povo o lance e esperar...mais uma vez eu digo paisinho de m@#$%^...falowsss


HIGOR.PADUA
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Terça-feira 03 2007f Abril 2007 09:34:07 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por HIGOR.PADUA »

e como vai ficar a questão dos faróis super-brancos??
tens uns q ofuscam mais q muito xenon por ai....
272º Division BSB


fcarvalho
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 19 2007f Dezembro 2007 08:52:51 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fcarvalho »

Cara... a lei é absurda mas temos que levar em consideração que muitos dos carros que andam por ai com kit xenon, estão desregulados e causa sim encomodo para o motorista que está no sentido contrário, mas isso não quer dizer que concordo com essa lei, muito pelo contrario pois tb sou usuário desse tipo de farol. Outra coisa, para andar de boa com xenon precisaremos utilizar em nosso carros lentes de farois com projetor, como os Audi, BMW e etc... fazendo uma pesquisa rapida, esse tipo de lente custa quase 1000 raias... não é justo que tenhamos que pagar por um erro de algums irresponsáveis que nem para regular o farol tem capacidade.. isso e INDIGNANTE....
fica aqui o desabafo.. desculpa pelo post extenso, mas eu não me conformo com isso.


LEONANO
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sexta-feira 18 2008f Janeiro 2008 11:22:38 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LEONANO »

Putzz.. eu sabia q chamaria atenção dos filhos da puta!!!

é uma CENSURADO isso, eu não tenho ainda, estava pra comprar...

acho q vou comprar do msm jeito e instalar só nos milhas... qdo rolar fiscalização é só apaga-los!! rsrsrrsrsr

acho q depois dessa notícia vai ficar mais barato ainda... será??????


Gardino
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Segunda-feira 03 2007f Dezembro 2007 05:20:52 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gardino »

eu tenho e não vou tirar!!!!!

vai ser = ao engate! no começo todo mundo falava que iria fiscalizar e tal!

+ ou - p/ março/abril ninguém vai fiscalizar mais nada, vai ficar = ao que é hoje...
ex - Corsa 1.8 flexPOWER black (Sentirei muitas saudades...)

Atual -> 307 pack


Sonafarra
:: Premium ::
Mensagens: 4355
Registrado em: Sexta-feira 08 2005f Abril 2005 11:08:26 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sonafarra »

o meu quando for no inicio do ano eu vou guardar ele por uns meses, depois coloco de novo, quando a poeira baixar
Apos muitas alegrias, o corsinha se foi, esse vai deixar saudades!!!

Fotos do corsinha pag 5 a 7: http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 5&start=60


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Distrito Federal”