[DÚVIDA] - Motor 1.6 8V quebrou eixo do comando. Como reparar?

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awaked
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Mensagem por awaked »

O eixo não sai, se estiver inteiro, claro. As vezes está quebrado, aí sai tudo.

O aparelho é como um scanner, ligado apenas pelo conector, ele simula "no vazio".


Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, o teste da pressão do óleo foi mais que um sucesso, pois apresentou 2,2Bar em marcha lenta e 3,8Bar acelerando e independente da rotação. Estes valores estão bem diferentes da tabela da Kitest, que fala apenas em 1,53Bar em marcha lenta.

Imagem

Já no manual de serviços da GM edição nr. 8, meu teste parece ser num motor 1.8... ou então meu carro é um Frankstein.. :twisted: :twisted: :twisted:

Para a análise da quebra do eixo, creio não ter sobrado nada além do empeno do eixo por alguma diferença no aperto do cabeçote, reacomodação da junta...um fator importante nisso é a temperatura de trabalho...

Uma coisa que reforça mais ainda essa minha conclusão é a forma da ruptura...o meu parece ter sido cerrado certinho...sem lascas ou irregularidades nas bordas.

O eixo é usinado em ferro fundido, não admitindo muito efeitos de torção ou flexão, mas numa torção, no ponto da quebra apareceriam lascas, bem diferente de uma flexão em giro, pois exatamente no ponto da flexão ele aqueceria por igual e a ruptura sairia limpa, bem do jeito da minha.

Dou por encerrado esta análise da quebra do eixo e vou conferir o torque do cabeçote e também as folgas radial e axial do eixo a cada 2.000km, quando chegar em 10.000km e não tiver problema, mudo pra cada 5.000km...

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Quanto ao atuador da marcha lenta, quando vira a chave, fica pulsando o tempo todo...liguei o motor e fui afrouxando os parafusos e percebi que o eixo se expandia e recolhia quando retirava rapidamente...atuando está, mas o motor não fica paradinho na mesma rotação, tirei e apliquei WD no eixo, saindo muita sujeira...mas nada mudou. Faz tempo que percebo oscilação na marcha lenta.

Alguém tem alguma dica? Sonda Lambda?


awaked
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Mensagem por awaked »

Não tem como verificar o torque do cabeçote a cada 2000 km.

O parafuso é torqueado em newton ou quilos e depois em angulo. Ou mede na hora, ou não tem como conferir depois.

Fora o fato de que sempre deve ser usado parafuso novo, tirou não coloca mais só novo.


Bange
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Mensagem por Bange »

he he he... eu sabia que alguém ia falar alguma coisa... vc. atirou rápido awaked...

Bom, eu não tenho goniômetro, mas tenho um torquímetro e quando desparafusei o cabeçote, useio para saber qual o que estava...

Coloquei valores a partir de 5K e fui verificando quando o parafuso se movia...
Todos saíram próximos a 7K, então adotei este valor como verdadeiro e ao reapertar após o encosto leve, fui aumentando 1K por sequência até chegar novamente aos 7.

É loucura? Pode ser, mas usando a regra de 2,5K +60°...+10°, chega-se a um determinado valor não é? Eu acredito que se não é 7k, fica muito próximo disso...

Antes da aparição do torque + ângulo, só tinha torque...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

achei baixa a pressao do oleo, mas nao é atoa q esses motorzinhos sofrem com subrificacao na parte de cima
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Bange
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Mensagem por Bange »

SemControle,

Achou baixa?!?!

Onde? Na tabela ou no meu teste?

No meu teste os valores superaram a maioria da tabela...pode ser até pelo fato do medidor não ter aquela válvula de alívio para retirada do ar...mas as leituras foram para cima...


Bange
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Mensagem por Bange »

Como o interruptor do óleo estava babado, comprei outro e nele estava inscrito 0,3 - 0,5... deve ser a faixa mínima de pressão detetável...ou seja, se a pressão cair até 0,6Bar, pela luzinha do painel tá tudo em ordem... mas pra mim estaria insuficiente.

Pode ser que quando o óleo esquente, a pressão caia significativamente e aí ocorra uma insuficiência maior...só a engenharia do fabricante pode afirmar qual seria o valor mínimo...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

as q obteve mesmo
meu carro depois de fritar o oleo ferver na turbina, parecer agua em lenta ainda bate 1.2 a pressao, qnd acelera ela sobe com o giro, se eu girar os quase 7K pra ferver o oleo, a pressao vai la na casa dos 6~7bar
qnd frio, ao ligar a pressao passa dos 6bar da escala, qq aceleradinha faz o ponteiro travar fora da escala dando um VDO kkkk
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Bange
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Mensagem por Bange »

Pô, mas aí não estamos falando de corsa... e acho que de nenhum carro de linha... vc. por ter turbo, deve ter trocado a bomba por outra mais eficiente pra uso em altos giros... ou não?


SemControle
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Mensagem por SemControle »

bomba original
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