[DÚVIDA] - Motor 1.6 8V quebrou eixo do comando. Como reparar?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

[DÚVIDA] - Motor 1.6 8V quebrou eixo do comando. Como repar

Mensagem por Bange »

Olá pessoal, boa noite...

Meu eixo quebrou e já o estou recolocando, mas me faltam algumas informações:
Baixei do site da GM, o manual de serviços, mas os motores que aparecem no arquivo não são iguais ao meu... o meu é JD0024800, e lá só tem o X18XF, X14YFH, N18XFH e N14YFH.
Alguém tem o do meu pra fornecer? Gostaria de tê-lo para futuras consultas, mas o que preciso realmente agora é:
1 - Qual o torque do parafuso da polia dentada do comando?
2 - Carrego ou não carrego os tuchos? Se tiver que carregar, alguma quantidade específica de óleo?
3 - Na montagem do comando na gaiola, percebi uma folga axial de 0,15mm...é normal?

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não sei.

Mas tem que ver porque quebrou, normalmente é deficiência na lubrificação ou gaiola empenada.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

awaked, obrigado pelo retorno...

Concordo que a causa tenha que ser investigada, mas preciso por pra funcionar e confirmar a insuficiência de lubrificação ou não.
O conjunto eixo e gaiola, agora são novos e sem folga radial, mas com 0,15 de axial... analisando o conjunto antigo, não tenho como ver a folga axial, mas tinha grande folga radial, podendo até estar aí a causa da quebra... o que acha?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sim, folga excessiva dá problema.

Só que não sei mesmo se essa folga de 0,15 está na tolerância. Tem alguns softwares que tem esse esquema, mas é coisa de oficina, não tenho aqui. Quem sabe chegar numa oficina mais equipada e pedir pra verificarem no programa.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK, e quanto ao torque da polia do comando e o carregamento dos tuchos?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, montei tudo utilizando dados de torque para motores mais atuais, montei os tuchos vazios e rezei pra não ter ocorrido nada com as válvulas.
Com 3 ou 4 minutos de funcionamento os tuchos carregaram e o motor serenou, se houve algum empeno de válvula, não está dando a perceber...
Em marcha lenta e com a tampa do comando aperta, espirra óleo pra todo lado, lubrificação não falta, mas mesmo assim vou mais adiante abrir o cárter e ver como está o filtro do pescador.
Como troquei a gaiola, tive que desapertar e apertar o cabeçote (não troquei a junta), sendo que me parece ter ocorrido uma contaminação do líquido do arrefecimento com o óleo (antes limpinho), ou então foi aquele óleo que veio junto com o comando, onde a GM recomenda o uso no caso de retíficas ou substituição das partes oleadas do motor (comando, tucho, balancins, anéis etc...).
Uma dificuldade que tive foi rosquear a gaiola, nas partes para a fixação da capa da correia dentada e do fechamento/suporte da bobina, pois embora que seja original GM, segundo a mesma (eu a consultei), é assim mesmo...ou seja, não recomento a troca por quem seja completamente leigo ou sem algum suporte de maquinário próprio, no mínimo uma boa e grande furadeira vertical).
Outro detalhe é que a furação que veio é imprópria para os parafusos originais de 6mm, tive que trocá-los por outros de 7mm.
Resumindo: a gaiola não é uma peça "plug & play".
Algumas perguntas ainda sem respostas...
1 - Por que a quebra do comando?
2 - Antes de descobrir a quebra do comando, pastei um pouco na elétrica e até duvidei da ECU, mas descobri uma coisa estranha... os bicos 1 e 4 trabalham em paralelo, assim como os 2 e 3, de acordo com levantamento físico, comprovado por um esquemático da ECU - CBHU (Delco). Alguém explica?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a quebra o mais provavel seria a gaiola empenada, ou falta de lubrificacao
os bicos trabalham em par, mas nao injetam ao mesmo tempo e nem queimam ao mesmo tempo
enquanto o par de pistao sobe, em uma camara esta comprimindo e na outra em exaustao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

SemControle, grato pelo retorno...

O caso do comando é uma boa discussão, pois a última vez que mexeram neste carro, eu ainda nem estava aposentado e nem foi problema que tenha ocorrido com o cabeçote, foi vela, filtro de ar, pastilha de freio etc.. fazem 2 anos e de lá para cá já viajei de uma tacado só 780 + 800Km, em regime pesado e ando muito dentro do Rio de Janeiro... a quebra se deu agora com o carro em velocidade urbana e próximo a minha casa... a temperatura mal chegou a 95°, portanto não vejo como possa ser um empeno de gaiola ou cabeçote...
Quanto a lubrificação, não mexi ainda nem no cárter (pescador), e nem vi pressão do óleo, mas como disse acima, aparenta estar com boa lubrificação.
Estou comprando ferramentas (manômetros para óleo, gasolina e cilindro), para me aprofundar mais no caso, que aliás concordo com vc. quanto a estas causas raiz, mas ainda não estou convencido, pois nada comprovei...

Quanto aos bicos, lamento lhe contradizer, pois baseado em matérias da Internet, descobri ontem que podem sim trabalhar em paralelo, não tendo a ver muito com a mesma suposição que eu tinha sobre a ação serial e na mesma ordem das explosões (1-3-4-2). Os vídeos abaixo demonstram isso e também as conexões elétricas, levantadas por mim e comprovadas pelo esquemático.

Funcionamento em paralelo:
tonyramos.com.br/imagens2010/e1acb74d0ae...6709848985b586ff.gif

Funcionamento sequencial:
http://www.youtube.com/watch?v=xdbZ2nZEasU&hd=1

Parte do esquemático:
Imagem

Mas a discussão está em aberto e que venham outros amigos a clarear o caso...
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Bange, a gaiola pode empenar com coisas simples como ordem errada de aperto, torque errado, reaproveitamento de parafusos de fixação ao cabeçote... o carro é seu desde 0 km? Quem sabe ele sofreu algo com o antigo proprietário, coisa mínima que com os anos provoca o desgaste.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Bange escreveu:Quanto aos bicos, lamento lhe contradizer, pois baseado em matérias da Internet, descobri ontem que podem sim trabalhar em paralelo, não tendo a ver muito com a mesma suposição que eu tinha sobre a ação serial e na mesma ordem das explosões (1-3-4-2). Os vídeos abaixo demonstram isso e também as conexões elétricas, levantadas por mim e comprovadas pelo esquemático.

Funcionamento em paralelo:
tonyramos.com.br/imagens2010/e1acb74d0ae...6709848985b586ff.gif

Funcionamento sequencial:
http://www.youtube.com/watch?v=xdbZ2nZEasU&hd=1

Parte do esquemático:
Imagem

Mas a discussão está em aberto e que venham outros amigos a clarear o caso...
De qual carro ou sistema é esse esquema?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”