[DÚVIDA] - Motor 1.6 8V quebrou eixo do comando. Como reparar?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas a bomba eletrica ia ser insuficiente em alta, por isso da bomba ser mecanica, se gira muito vem mais pressao e sobe mais oleo, outra coisa estranha q vc deve ter observado da pressao nao subir com o giro do motor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

... a bomba elétrica seria só no triscar da chave (junto com o acender das lâmpadas), que duraria uns 10 segundos... seria uma maneira rápida e garantida de jogar óleo pra cima, enquanto o motor tá virando para pegar...que as vezes não pega e aí fica atritando ferro com ferro...

No meu caso só exitem duas situações: uma em marcha lenta e outra com qualquer RPM acima de + -uns 2.000. Deveria acompanhar o giro né... mas segundo a tabela da Kitest, a maioria esmagadora só tem estas duas fases.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao da pra entender como uma bomba mecanica, dependente de giro do motor nao muda o fluxo pra aumentar a pressao, a solucao é encontrar o possivel bypass q tem na bomba e lacrar, vc vai ver se nao resolve o problema de lubrificacao desses motores
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

SemControle,

A engenharia da fábrica deve ter projetado a bomba, levando em consideração a necessidade do motor, de acordo com o que o carro se destina, além de outros fatores como a capacidade de retorno (cavernas internas), e também do mecanismo da construção do eixo de comando balancins tuchos etc...que deve ter até um limite para trabalhar com o excesso...sei lá...

Mas vou pesquisar a respeito e o primeiro passo é a própria bomba...

Observando a bomba encontrada na oitava edição da GM (tá no site dela), podemos observar que (ao menos no desenho externo), a bomba é a mesma para várias motorizações, e tem uma tal de válvula de alívio (2)!!!

Manipular esta válvula significaria dar mais pressão no óleo?

Se sim, quias seriam as consequências de se aumentar a pressão sem nenhuma outra alteração?

Iria prejudicar sistemas de juntas e retentores?

Iria vomitar mais vapores na admissão? Lembro que em outros carros existe um tal de "anti-chama", na tubulação entre o cabeçote e o sistema de admissão... e não vi tal peça no meu carro...aquela carcaça dupla na tampa dos tuchos faria o mesmo papel?

Comprometeria o consumo de óleo, considerando-se uma certa quantidade perdida nos vapores para a admissão?

Veja a tal válvula no esquema da bomba da GM.

Imagem

Como ela fica por trás da capa, a princípio não teria como manipular tal válvula com o carro em funcionamento...

Algum universitário de plantão poderia nos clarear as dúvidas??


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao vc aumenta a pressao com o aumento do volume bombeado, se nao tem folga, tudo q vc bombeia vai retornar, onde tem as passagens de oleo o fluxo sera maior, mas nao deve afetar o fio de oleo produzido
precisa compreender como essa valvula realmente trabalha, pode ser simplesmente elevada a pressao de piko, mas pra mim o funcionamento menos errado ainda seria a pressao subir junto com o giro do motor....em lenta uma pressao pra determinado fluxo, em alta outra pressao com outro fluxo de oleo é necessario.....
essa pressao de trabalho pode até ser correta, mas o q aparece de F1 com problemas de lubrificacao na parte superior nao é facil....qnts e qnts tec tec por folga no comando qnd vai ver ta lixado......sei q as borras tem sua parte de culpa, mas fiquei surpreso com o funcionamento da bomba ai.....
fazer algo na valvula de alivio deve implicar apenas na pressao de trabalho, no fluxo de bombeamento, pode ser q pelo oleo passar mais rapidamente nas partes quentes sofra menos aquecimento, o volume conta.....

se procurar vai encontrar uma receita caseira pra essa possivel valuvla nos APS, os caras calcam essa mola pra fazer a pressao subir
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É, eu tive olhando uns outros fóruns e o pessoal realmente fala em atuar nessa válvula, mas tem uns senões quanto a vazão... ela cai...

E com o óleo quente (fino), a pressão em baixa RPM vai pro saco...

Eu não me atreveria a fazer isso sem uma análise dinâmica com manômetros de pressão e vazão , mas a estrutura de montagem não me permite...

O negócio seria uma bomba realmente engenhada para uma maior pressão e vazão, mas o mercado não tem disponível...

Fazer uma seria uma missão quase impossível...me faltaria um cabeçote divisor, freza módulo...algumas horas de estudo...mandar endurecer a peça...melhor deixar isso quieto...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nunca ouvi isso de apertar a mola e a pressao cair, justamente o contrario, pressionando a mola a pressao sobe, mas isso é receita de AP, nao sei se internamente o sistema da bomba do corsa segue o mesmo padrao, é provavel q sim, ainda sendo uma valvula de alivio
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

3,7/4,0 à 3000 RPM à 80ºC 1.0/1.4/1.6 - Corsa
2,0 à 2000 RPM à 80ºC 2000 Mi - Golf Gti/Gl/GLX
nao é meu modelo de golf, mas a pobre bombinha do corsa parece ser bem valente
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não...não... eu não disse em apertar ou não, eu disse em atuar... o pessoal lá falou em calçar o cilindro...sei lá...

Mas pensando cá com meus botões... a sua bomba não poderia estar com problemas na válvula de alívio? É normal bater 6...7Bar,mesmo num carro com turbo?
Ela tem que ter um limite dado exatamente pela válvula de alívio!

Outra coisa que vi foi estes manômetros de acessório...dizem ser muito imprecisos, vale apenas como referência... vc. já os aferiu?
Vale a pena tirar isso a limpo para não ficar com uma dúvida ou falsa ideia de que está 130%.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pra um motor com uma turbina nao tenho do q reclamar, e olha q o oleo vira agua qnd eu pego pra andar :D numa das ultimas vezes vim de extrema até mairiporã acelerando, queimei meio tanque nesse curto trecho, de 180 pra mais, coisa de 10min entre um pedagio e outro :D
qnd fui de moto gastei 2hs ao todo na viagem kkkkkkkkk
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”