[DÚVIDA] - Motor 1.6 8V quebrou eixo do comando. Como reparar?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

SFI no corsa so o GSI diz ter recebido isso

mas uma quebra por aquecimento sim deixadia minimamente azulada a peca
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

SemControle,

Meu eixo antigo (quebrado), não tem nenhuma alteração na tonalidade prata, seja dos cames ou dos mancais...acho que falta de lubrificação não foi a causa raiz...

Continuando...

Hoje de manhã eu acabei de montar meu medidor de vazão e já testei os cilindros...1, 2 e 4, com 17%, e o 3 com 20%... segundo o manual da Kitest até 25% é aceitável...e não sai nada pela descarga, radiador, outro cilindro, TBI... num falei que meu santo era forte...he he he...

Hoje também recebi dois retornos... um da GM, falando que está demorando, mas eles estão buscando o manual de serviços de meu carro para me encaminhar...vcs. acreditam??? Nem eu...
Eu reclamei da falta de atenção para com os antigos proprietários e citei a primeira página de todo manual da Chevrolet...onde eles escrevem, mas não praticam...

Também recebi e-mail da Delphi, pois questionei o sensor da borboleta...o retorno foi de que com o tempo as características do potenciômetro são alteradas sim...(isso eu já sabia... o meu tá com 6,7 e o novo tem 4,04), mas não disseram por que a soma de A/C mais B/C, ultrapassam A/B, tanto no novo quanto no velho). Retornei o questionamento...

Bom, agora é remontar e partir para o cárter...acho que não encontrarei nada de anormal, mas tenho que averiguar um possível entupimento...li não sei onde que "Quando você elimina o impossível, o que sobra, por mais improvável que pareça, só pode ser a verdade." tem um autor, mas não sei quem...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a frase é boa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, como eu suspeitava, o cárter estava razoavelmente limpo de detritos... algumas lasquinhas de silicone e outras provavelmente da própria junta do cárter, pois ela estava igual a um rato esmagado por um caminhão... e comparando com a que comprei, não parecia ser original...humpf!
Nada sinalizando possível entupimento brabo...

O fdp que trocou meu óleo da última vez, acho que não sabe ler..."após encostar a junta, aplicar 3/4 de volta"...ele deve ter aplicado 3 ou 4 voltas... só saiu destruída... não estava nos planos, pois foi trocado recentemente e novamente agora.

Na conexão do pescador com a bomba, tem um O-ring para evitar entrada de ar quando a bomba suga o óleo... fui em 5 lojas e ninguém tinha... resultado, tive que fazer uma junta de "velomod" para suspender o O-ring de modo a manter a vedação, pois ele já estava viciado.

Próximo foco: pressão da bomba de óleo...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

por sorte nao era um carter de aluminio, com tantas voltas a mais nao ia sobrar muita coisa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

É, eu nunca vi um de alumínio... este meu é de aço estampado e com uns reforços por dentro... chato pra limpar pois a gente fica sem visão do fundo... é tacar gasolina, chacoalhar e torcer pra ter ficado limpo...fiz duas vezes e até onde se vê não tinha nada... mas se tivesse aquela meleca grudenta, ia dar trabalho...

A Delphi, me mandou e-mail perguntando sobre a etiqueta da caixa do sensor da borboleta... sabe ela não é a fabricante original!?!?!?... é uma tal de CTS, empresa Chinesa que fabrica e a Delphi embala e vende...pra mim a China só sabe fazer duas coisas boas... as Chinesas e a seda...mas quando tem uma empresa de renome internacional assegurando a qualidade, a coisa presta.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

corsa acho q nao teve nenhum com carter 100% aluminio.....
ja no golf qnd comprei tava espanado, qq batidinha ja trinca, nao é facil.....

nem critico produtos da china, tudo vem de la mesmo, seja diretamente ou travestido como seu sensor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tem coisas que vem de lá, importadas por um "zé das couves" qualquer...são de péssima qualidade e sem nenhuma assistência técnica ou peças de reposição... essas eu não compro.

Tenho dois tornos mecânicos de lá, um de 35cm e outro de 90cm. O pequeno deu trabalho pra customizar, mas ficou preciso... só é ruim quando vibra...
O segundo ainda nem usei, comprei faz mais de um ano e pra desembalar/montar depende do fim da minha obra de igreja...os pedreiros somem igual ao Amarildo, e não acaba nunca. :evil: :evil: :evil:
Este segundo é importado por um fabricante de tornos também, tem ass. téc. e peças...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Quando precisar de outro oring dê uma olhada em casas especializadas. Pelo menos aqui em Ctba tem uma loja só disso, se duvidar são milhares de opções, para todo tipo de aplicação.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sim awaked, aqui no Rio também tem muitas, mas ficam concentradas em São Cristovão, e de onde moro pra lá são 2 horas de buzão (ida e volta), no mínimo.
A solução dada ficou muito boa, pois manteve a originalidade do O-ring (borracha nitrílica), e suspendeu o O-ring, dando a pressão necessária para evitar entrada de ar. Não quis usar silicone (era o que estava junto com o O-ring), pois o que sobra (e sempre sobra) pra fora, vai exatamente contribuir para lacrar o filtro do pescador.
Interessante é que nenhuma das 5 autopeças que fui vende O-ring separado, só junto com a peça...aí fica caríssimo, pois o custo da solução sobe de uns R$5,00 (custo do O-ring, no máximo), para R$30,00 (no mínimo, dependendo da peça).


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”