tudo é relativo, estimar uma vida util de 100K km é uma media em condicoes normais, nada q nao possa chegar a 200K ou com 50K ja estar umlixo, igual pneu, depende de como e quem usa.......
as condicoes do motor sao fundamentias pra uma boa vida, mas de determinado tempo em diante ja é bom estar de olho.....
nao estao errados em falar de mistura admitida, os gases do escap sao resultado da misuta admitida, como vc sabe q a mistura esta rica? pela leitura da sonda lambda, do mesmo jeito q sabe da mistura pobre, vc obtem isso pelas partes dos gases, q sao o resultado do q é admitido, até mesmo uma faisca fraca q nao inflama a mistura mostra isso na lambda......
sao outros 500considerar a fluidez dos gases, vai variar de um entupimento parcial para um total, em vez de velocidade vai surgir pressao, a velocida varia com o trabalho do motor, cada explosao vai gerar um volume, esse volume vai mudar a velocida q passa pela lambda seja em lenta ou seja no corte, q vai ter volume empurando volume em cima de volume....é uma questao complicada limitar a questao de velocidade dos gases ali.....
entupido saturado a primeira coisa é a temperatura se elevar muito.....chegando a ficar incandescente......
esse teste de tirar e balancar nao serve nem pra ver se a crianca comeu, qnt mais testar um catalizador q vai sofrendo saturacao do material.....se for trocar com base nesse teste qnd a ceramica ja tiver quebrado e ser notado balancando, vida longa as pecas.....
[DÚVIDA] - Carro dando "soquinhos". Pq isso acontece?
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Putz...o treco é demorado... só em ML, não passa de 200°C...
Tive que colocar um calço no batente da borboleta, ficando fixo em 2k RPM...aí foi..
Teste 1 - aprovado
Tese 2 - aprovado
Teste 3 - não realizado
Como não levantei o carro, mirar o Laser só esticando o braço, ficou meio atrapalhado devido ao cano ficar meio escondido naquela vala (que em carros de tração traseira, seria para o Cardã), mas depois de várias tentativas consegui...272° na entrada e 287° na saída, o que comprova a eficiência.
Se a unidade fosse igual a do vídeo, eu tiraria pra ver alguma possibilidade de obstrução, mas é soldada ao cano que vem do coletor.
Verei o preço nas lojas de auto peças, se todo o conjunto não passar de R$500,00, vou eu mesmo trocar tudo...pois o último já precisa trocar, daqui a pouco será o intermediário...depois...
Tive que colocar um calço no batente da borboleta, ficando fixo em 2k RPM...aí foi..
Teste 1 - aprovado
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Teste 3 - não realizado
Como não levantei o carro, mirar o Laser só esticando o braço, ficou meio atrapalhado devido ao cano ficar meio escondido naquela vala (que em carros de tração traseira, seria para o Cardã), mas depois de várias tentativas consegui...272° na entrada e 287° na saída, o que comprova a eficiência.
Se a unidade fosse igual a do vídeo, eu tiraria pra ver alguma possibilidade de obstrução, mas é soldada ao cano que vem do coletor.
Verei o preço nas lojas de auto peças, se todo o conjunto não passar de R$500,00, vou eu mesmo trocar tudo...pois o último já precisa trocar, daqui a pouco será o intermediário...depois...
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SemControle,
Eu prefiro dividir a coisa em mistura admitida (ante da explosão), e gases de escape (após a explosão)... de certo que a análise dos gases de escape é um indicador da mistura de admissão, mas isto é uma análise por resultado e não lá na admissão... que em alguns motores nem mais existe, pois a "mijada" é direto dendo do cilindro... é apenas uma questão de hermenêutica automotiva...rs!
Ao longo do tempo, vimos a mistura bem antes das válvulas, depois juntinho delas e agora o ar é antes e o combustível é até depois delas... mas concordamos que a fase ainda continua a se chamar de admissão.
Já joguei a informação da tensão negativa da sonda pra Delphi... vamos ver o retorno...
Eu prefiro dividir a coisa em mistura admitida (ante da explosão), e gases de escape (após a explosão)... de certo que a análise dos gases de escape é um indicador da mistura de admissão, mas isto é uma análise por resultado e não lá na admissão... que em alguns motores nem mais existe, pois a "mijada" é direto dendo do cilindro... é apenas uma questão de hermenêutica automotiva...rs!
Ao longo do tempo, vimos a mistura bem antes das válvulas, depois juntinho delas e agora o ar é antes e o combustível é até depois delas... mas concordamos que a fase ainda continua a se chamar de admissão.
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Também concordo que algumas peças possam ser reavaliadas quanto a vida útil...o catalisador é uma delas...diferentemente da correia dentada que prefiro não arriscar...SemControle escreveu:tudo é relativo, estimar uma vida util de 100K km é uma media em condicoes normais, nada q nao possa chegar a 200K ou com 50K ja estar umlixo, igual pneu, depende de como e quem usa.......
as condicoes do motor sao fundamentias pra uma boa vida, mas de determinado tempo em diante ja é bom estar de olho.....
Acho que os valores (80K originais e 40K quando da troca), no caso dos catalisadores, servem para se fazer uma primeira avaliação, em situação normal ou a qualquer momento caso haja alguma suspeita, fora isso é relaxar...
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o maior problema é não ter como estudar a mistura antes da queima pra medir as partes e saber se realmente esta estequiométrica, (nem pense nisso com injeção flex então), e tudo influencia, muita coisa pode variar o ar admitido, assim como o combustível pulverizado, além da eficiência da faísca.....é mais fácil a central trabalhar com um único resultado de todas as variáveis, e com base no q conseguir alterar as entradas possíveis, no caso somente controla o combustívelBange escreveu:SemControle,
Eu prefiro dividir a coisa em mistura admitida (ante da explosão), e gases de escape (após a explosão)... de certo que a análise dos gases de escape é um indicador da mistura de admissão, mas isto é uma análise por resultado e não lá na admissão... que em alguns motores nem mais existe, pois a "mijada" é direto dendo do cilindro... é apenas uma questão de hermenêutica automotiva...rs!
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bem por ai, o medico não fala q a partir de X anos é preciso exames pra isso pra quilo e não sei o que, mas nada impede q muito antes dos X anos previsto como inicio do monitoramento já tenham aparecido as doenças....Bange escreveu:Também concordo que algumas peças possam ser reavaliadas quanto a vida útil...o catalisador é uma delas...diferentemente da correia dentada que prefiro não arriscar...SemControle escreveu:tudo é relativo, estimar uma vida util de 100K km é uma media em condicoes normais, nada q nao possa chegar a 200K ou com 50K ja estar umlixo, igual pneu, depende de como e quem usa.......
as condicoes do motor sao fundamentias pra uma boa vida, mas de determinado tempo em diante ja é bom estar de olho.....
Acho que os valores (80K originais e 40K quando da troca), no caso dos catalisadores, servem para se fazer uma primeira avaliação, em situação normal ou a qualquer momento caso haja alguma suspeita, fora isso é relaxar...
é todo um processo, onde qq falha interfere novamente no resultado final, além de como se mantem a saúde do motor influenciar diretamente, aquele motor normal q bebe 1L a cada 1K km ta so detonando o catalizador......
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...hoje em nossos carros temos o combustível e o avanço...mas poderia incluir também a temperatura do ar... o intercooler faz isso...
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mas ai já é pra turbinados....reza a lenda a turbina ainda ser um ponto de queima de óleo, além de fritar o óleo e gerar um calor absurdo a todo cofre, qnd usei óleo simples de carro mesmo virou agua
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Bom, o intercooler é só uma ideia...poder-se-ia aproveitar parte do trabalho do calor perdido, para criar um resfriamento na entrada de ar...ideia maluca? Nem tanto...quem é das antigas e/ou morou no mato sem energia, sabe que usava-se querosene na geladeira...ou seja, o calor da queima do querosene para refrigerar...
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nao sei se o intercooler teria eficiencia o ar sendo aspirado, como tudo no carro, varias coisas sao levadas em conta na hora da escolha de um intercooler para um preparado, e a eficiencia é tanto q nem precisam estar na grade, ali na frente do radiador, tem modelos de audi originais q tem intercooler instalado na caixa de rola, escondido sob aquelas protecoes plasticas parecidas com a do corsa....em teoria é algo abusrdamente eficiente, se for pensar q parece um radiador, onde o ar entra em uma determinada temperatura (muito quente na saida da turbina) e muitas vezes sai mais q 50% inferior a temperatura de entrada, basta ver q esses turbo originais geralmente tem taxas de 8,5:1 9:1, rodam com pikos de 0,7, e na gasolina, o melhor como foram estudados e projetados por anos, obtem medias otimas se for comparar com tanto carro q vemos por aki.......
usina nuclear gera o calor absurdo, usa agua pra resfriar, q gera o vapor pra mover as turbinas.....nao é absurda a ideia nao.....ja nao usam energia das freiadas pra gerar um quase nitro nos carros de F1, sao transformacoes q podem pegar de surpresa.....
por falar em ideia, nem vai tao longe, acho q em materias tecnicas esta o topico q o cidadao instalou toda a parafernalha pra rodar com hidrogenio no corsa, tem detalhes la, varias transformacoes disso naquilo, q vira outra coisa e assim vai.....e foi tudo caseiro as coisas......
usina nuclear gera o calor absurdo, usa agua pra resfriar, q gera o vapor pra mover as turbinas.....nao é absurda a ideia nao.....ja nao usam energia das freiadas pra gerar um quase nitro nos carros de F1, sao transformacoes q podem pegar de surpresa.....
por falar em ideia, nem vai tao longe, acho q em materias tecnicas esta o topico q o cidadao instalou toda a parafernalha pra rodar com hidrogenio no corsa, tem detalhes la, varias transformacoes disso naquilo, q vira outra coisa e assim vai.....e foi tudo caseiro as coisas......
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