[DÚVIDA] -Mistura pobre x cheiro forte de gasolina. Q fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Fabinho E.A
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Terça-feira 25 2011f Janeiro 2011 12:00:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] -Mistura pobre x cheiro forte de gasolina. Q fazer?

Mensagem por Fabinho E.A »

Fala ae rapazeada, estou com um problema meio estranho no meu corsa 1.0 mpfi.

De um dia para outro meu começou a apresentar um cheiro forte de combustivel dentro e fora do carro, como se tivesse queimando em excesso mesmo, porem com a ajuda de um hallmeter pude notar que a mistura fica tão pobre que fica abaixa da escala de leitura do mesmo.

Outra coisa que achei estranho é um pó preto que sai do escape com se tivesse pulverizando carvão só que ele sai junto com agua. Ja acendeu 2 vezes a luz da ECU com condigo 44( mistura pobre), estou achando que é sonda porem troquei a mesma em janeiro por uma original bosch, por isso não tenho certeza porque não faz tanto tempo que foi trocada.

Alguem que possa me ajudar ou que ja passou por isso??

Abraços!!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Revise e se necessário troque as velas do carro.
Verificar o estado delas é um ótimo começo.
Fabinho E.A
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Terça-feira 25 2011f Janeiro 2011 12:00:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fabinho E.A »

Vou fazer isso, o que me deixa encucado é a sonda marcando mistura pobre e o cheiro forte de combustivel na descarga.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fabinho E.A, na verdade parece sintoma de mistura rica.

Qual o estado do filtro de ar?
Fabinho E.A
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Terça-feira 25 2011f Janeiro 2011 12:00:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fabinho E.A »

Fato que a mistura esta rica, porem o hall marca pobre e não quero sair condenando a sonda de cara ate pq troquei a mesma em janeiro por uma bosch.

Uso filtro esportivo, mas a olho nu não parece estar sujo. Voce acha que filtro de ar faria isso?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O filtro de ar não, falta de ar na admissão sim.
Experimenta desencaixar só pra eliminar isso, por ser fácil não custa testar.
Mas não anda assim, só teste mesmo.

A sonda que colocou era o modelo exato ou precisou de adaptação?
Na real tem que ligar num scaner, mesmo sem erro dá pra ver onde está o problema pelos valores informados pelos sensores.

Por exemplo, pode não ter erro, mas o sensor de temperatura indicar 30 graus com motor quente, pronto, tá feita a lambança.

No scaner a sonda deve ficar variando os valores como se estivesse louca.
Se o valor é meio fixo ou troca devagar pode ser ela o problema, ou o chicote dela.
Fabinho E.A
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Terça-feira 25 2011f Janeiro 2011 12:00:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fabinho E.A »

Passado no scanner o que me chamou atenção foi:

A sonda variava mas muito pouco.

A pressao no map estava muito alta, quase final de escala no scanner, foi trocado o map e continuou.

Vou fazer o teste do filtro pq nao custa tentar e esse lance do map que lembrei agora pode ser por causa do filtro, vai saber.

A sonda começa ler bem, variando menos que variava mas não para. Ao longo que o carro vai esquentando ela trava, porem trava bem pobre ao ponto de não marcar mais no hall.A mesma é original do corsa mpfi e bosch.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Travar ela não pode. Só tem que ver se o motivo, se ela errando ou outra coisa provocando o erro.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas a sonda jamais deve travar....pode ser na sonda ou até mesmo na central o problema....
precisa identificar onde é.....
essa leitura fora dos parametros no map é preocupante, desde entupimento nas mangueiras até uma variacao no sinal q vem da central.....

mas veja so o seu problema....a sonda trava com mistura pobre, o q a central faz? engorda, engorda engorda, e a sonda ainda marcando mistura pobre, a central vai tentando engordar o qnt os bicos alimentam, vc ta lavando as camaras com combustivel, com isso ta acabando com catalizador se tiver, e soltando a fuligem do escap, deve ser isso q nota soltar no final do escap....

vc pode fazer um teste, ja q a central é esperta qnd a sonda travar, experimente desconectar la na juncao perto do escap, e espere um pouco, a luz da injecao pode até acender, mas deve reduzir gradativamente o cheiro de gasolina crua no escap
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Fabinho E.A
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Terça-feira 25 2011f Janeiro 2011 12:00:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fabinho E.A »

Entao Sem Controle...eu desliguei a sonda da injeção e achei estranho que não acendeu a luz da injeção porem eu desliguei ela logo no inicio enquanto ela não tinha travado.

Eu coloquei outra sonda no lugar, de 1 fio tambem e agora o sinal ta variando bem mais do que antes, porem não e a que se usa no corsa e nem sei de qual carro.

Mas eu tinha pensado nisso, ja que a sonda informa que esta pobre a mistura a injeção tenta engordar e o cheio e a fumaça no escape é horrivel.

Com essa outra sonda vou observar se continua a sair a fuligem e a queima excessiva.No hall ja esta marcando um pouco melhor, mas não como era antes.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”