[DÚVIDA] -Mistura pobre x cheiro forte de gasolina. Q fazer?

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Fabinho E.A
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[DÚVIDA] -Mistura pobre x cheiro forte de gasolina. Q fazer?

Mensagem por Fabinho E.A » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 08:07:14 AM

Fala ae rapazeada, estou com um problema meio estranho no meu corsa 1.0 mpfi.

De um dia para outro meu começou a apresentar um cheiro forte de combustivel dentro e fora do carro, como se tivesse queimando em excesso mesmo, porem com a ajuda de um hallmeter pude notar que a mistura fica tão pobre que fica abaixa da escala de leitura do mesmo.

Outra coisa que achei estranho é um pó preto que sai do escape com se tivesse pulverizando carvão só que ele sai junto com agua. Ja acendeu 2 vezes a luz da ECU com condigo 44( mistura pobre), estou achando que é sonda porem troquei a mesma em janeiro por uma original bosch, por isso não tenho certeza porque não faz tanto tempo que foi trocada.

Alguem que possa me ajudar ou que ja passou por isso??

Abraços!!





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awaked
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Mensagem por awaked » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 10:08:05 AM

Revise e se necessário troque as velas do carro.
Verificar o estado delas é um ótimo começo.





Fabinho E.A
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Mensagem por Fabinho E.A » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 01:42:15 PM

Vou fazer isso, o que me deixa encucado é a sonda marcando mistura pobre e o cheiro forte de combustivel na descarga.





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Mensagem por awaked » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 02:44:43 PM

Fabinho E.A, na verdade parece sintoma de mistura rica.

Qual o estado do filtro de ar?





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Mensagem por Fabinho E.A » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 03:32:58 PM

Fato que a mistura esta rica, porem o hall marca pobre e não quero sair condenando a sonda de cara ate pq troquei a mesma em janeiro por uma bosch.

Uso filtro esportivo, mas a olho nu não parece estar sujo. Voce acha que filtro de ar faria isso?





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Mensagem por awaked » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 03:46:12 PM

O filtro de ar não, falta de ar na admissão sim.
Experimenta desencaixar só pra eliminar isso, por ser fácil não custa testar.
Mas não anda assim, só teste mesmo.

A sonda que colocou era o modelo exato ou precisou de adaptação?
Na real tem que ligar num scaner, mesmo sem erro dá pra ver onde está o problema pelos valores informados pelos sensores.

Por exemplo, pode não ter erro, mas o sensor de temperatura indicar 30 graus com motor quente, pronto, tá feita a lambança.

No scaner a sonda deve ficar variando os valores como se estivesse louca.
Se o valor é meio fixo ou troca devagar pode ser ela o problema, ou o chicote dela.





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Mensagem por Fabinho E.A » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 04:15:09 PM

Passado no scanner o que me chamou atenção foi:

A sonda variava mas muito pouco.

A pressao no map estava muito alta, quase final de escala no scanner, foi trocado o map e continuou.

Vou fazer o teste do filtro pq nao custa tentar e esse lance do map que lembrei agora pode ser por causa do filtro, vai saber.

A sonda começa ler bem, variando menos que variava mas não para. Ao longo que o carro vai esquentando ela trava, porem trava bem pobre ao ponto de não marcar mais no hall.A mesma é original do corsa mpfi e bosch.





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Mensagem por awaked » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 06:26:46 PM

Travar ela não pode. Só tem que ver se o motivo, se ela errando ou outra coisa provocando o erro.





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Mensagem por SemControle » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 06:29:12 PM

mas a sonda jamais deve travar....pode ser na sonda ou até mesmo na central o problema....
precisa identificar onde é.....
essa leitura fora dos parametros no map é preocupante, desde entupimento nas mangueiras até uma variacao no sinal q vem da central.....

mas veja so o seu problema....a sonda trava com mistura pobre, o q a central faz? engorda, engorda engorda, e a sonda ainda marcando mistura pobre, a central vai tentando engordar o qnt os bicos alimentam, vc ta lavando as camaras com combustivel, com isso ta acabando com catalizador se tiver, e soltando a fuligem do escap, deve ser isso q nota soltar no final do escap....

vc pode fazer um teste, ja q a central é esperta qnd a sonda travar, experimente desconectar la na juncao perto do escap, e espere um pouco, a luz da injecao pode até acender, mas deve reduzir gradativamente o cheiro de gasolina crua no escap


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Mensagem por Fabinho E.A » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 07:56:37 PM

Entao Sem Controle...eu desliguei a sonda da injeção e achei estranho que não acendeu a luz da injeção porem eu desliguei ela logo no inicio enquanto ela não tinha travado.

Eu coloquei outra sonda no lugar, de 1 fio tambem e agora o sinal ta variando bem mais do que antes, porem não e a que se usa no corsa e nem sei de qual carro.

Mas eu tinha pensado nisso, ja que a sonda informa que esta pobre a mistura a injeção tenta engordar e o cheio e a fumaça no escape é horrivel.

Com essa outra sonda vou observar se continua a sair a fuligem e a queima excessiva.No hall ja esta marcando um pouco melhor, mas não como era antes.





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Mensagem por awaked » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 08:00:45 PM

Agora, como foi estragar essa sonda?
O carro queima óleo?

Veja as velas de qualquer forma por garantia.
Se o carro queima óleo ou se alguma vela falha o combustível ferra com a sonda, ela devia durar anos. Aliás, tenho um carro 95 com sonda original ainda, em perfeito estado de funcionamento.





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Mensagem por RogerMansur » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 08:20:04 PM

Fabinho E.A,

Só uma dúvida, o hallmeter q vc utiliza está ligado na sonda original ou vc colocou outra sonda só p ele?





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Mensagem por Fabinho E.A » Terça-feira 17 2012f Julho 2012 08:21:18 PM

É isso que não cabe na minha cabeça, porque o carro não queima oleo, mas ja queimou durante uns 3 meses, tinha problema com retentor de valvula e quando esquentava passa um pouco de oleo.

Vou ver as velas tambem, não me lembro a ultima vez que troquei rs





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Mensagem por Hits » Terça-feira 02 2012f Outubro 2012 09:17:00 PM

Caras, meu carro essa semana começou apresentar o mesmo problema, tenho um Hall ligado em paralelo na sonda, e de uma hora pra outra ao ligar o carro ele funciona normal, mas logo em seguida trava na mistura no pobre e começa a sair um cheiro forte de gasol, e o ponteiro tb baixa muito.
Ja troquei as velas e o filtro de ar, ja medi a sonda direto nela e esta com valores muito baixo em media de 150 ohm quando ligo o cabo vermelho do voltimetro na sonda , quando ligo o cabo preto acuda em media de 460 ohm, muito estranho, tb medi o sensor de temperatura do motor que em 90 graus, ele fica em 705 ohm e 1,75 volts, variando.

Meu carro tem gnv e o Hall tb acusou pobre, estranho pq no GNV tem o simulador da sonda pra 'enganar" a ECU. To achando que é o sensor de temperatura do motor, a sonda tb é bosh é original de 1 fio e troquei ano passado.

Vou fazer o teste que disseram ai, de ligar o carro e cheirar o escape pra ver se quando desliga a sonda o cheiro reduz, pq a central começa medir o tempo de injeção do sensor de temperatura do motor. este teste pra eliminar a sonda da duvida pq tb vou fazer o mesmo teste so que com o do sensor de temperatura e deixando a sonda ligada. e ve se muda algo.

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Mensagem por lulaf » Quarta-feira 03 2012f Outubro 2012 09:38:12 AM

Verifica também o Map, se não tem nenhuma mangueira rompida.


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