Então pessoal, sei que existem vários tópicos falando sobre consumo, mas resolvi criar um pra falar a história completa:
Comprei um Corsa Efi 1994, mas como devem imaginar, ele veio cheio de detalhes:
De início o carro falhava demais (independente da temperatura) e fazia absurdos 5km/l, sem falar no cheio de gasolina no escape e uma fumaça preta quando acelerava forte.
Então fiz uma revisão básica, em casa msm e essa é a ordem do que foi trocado e do resultado no carro:
Primeiramente troquei(detalhe: antes dessa manutenção o carro morreu e não quis ligar mais)
Óleo de motor
Correia dentada e tensor
Velas
Cabos de velas
Limpeza e troca de reparos do corpo de injeção e do bico
Instalação de válvula termostática (o mesmo estava sem)
Troca do filtro de ar
Fiz tudo isso em um dia e ao final do serviço, o carro ligou, porém falhava bastante.
Então troquei o filtro de gasolina, tinha esquecido de comprar o mesmo
Depois da troca do filtro o carro não falhava mais, passou uns dois dias falhando um pouco ao ligar, mas depois de alguns minutos, ele parava, depois de dois dias, ele liga que é uma beleza.
Rodei uma semana e tirei a média, que subiu de 5km/l pra 6,7km/l
Depois dessa média, percebi que a fumaça preta no escape e o cheiro de gasolina continuavam, porém só se acelerasse bem mais forte.
Levei num mecânico pra aferir a pressão de bomba e está em 0,9 bar, segundo o mesmo, pressão normal.
Depois que ele mexeu, percebi que o carro acelerava sozinho em ruas mais esburacadas.
Aí saí mexendo em tudo que era mangueira no motor e vi que a do sensor map apresentava uma folga num T de plástico que tem, e quando mexia nele o carro acelerava e ficava meio louco.
Fiz a substituição de todas as mangueiras de vácuo e o problema das acelerações sumiram.
Mas ainda estava consumindo bastante e resolvi fazer o auto diagnóstico da injeção e vi que o carro apresenta dois códigos, só que tem hora que mostra o código 15, que é tensão alta no sensor de temp do motor e tem hora que acusa o código 13, problema na lambda.
O que me leva a dúvida do momento:
O sensor de temperatura pode estar defeituoso mesmo o carro mostrando a temperatura correta no painel e acionando a ventoinha normalmente?
E quanto a sonda lamba, as leituras são as seguintes:
Carro frio, assim que ligo: Sonda varia entre 170 e 180 mV
Carro a 90°(de acordo com o painel): Sonda varia entre 230 e 250mV
Carro depois de um acionamento da ventoinha: Sonda varia entre 240 e 290 mV
Vocês acham que devo partir logo pra uma sonda nova(se sim, qual marca recomendam) ou tento fazer uma limpeza antes?
Outros detalhes:
-> O teste da sonda foi feito descascando uma pequena parte do fio para colocar a ponta positiva do multímetro e colocando a parte negativa no bloco do motor
-> Já foi feita a substituição da mangueira do respiro do tanque(sem mudança signicativa no consumo)
-> O escapamento está com um pequeno furo no abafador
-> Só uso gasolina comum, porém em posto de confiança, sempre enchendo o tanque e completando ao chegar na metade
-> Não foi feito serviço em distribuidor e nem averiguado o ponto de ignição
-> Sensor de ocatanagem na posição 95
-> Queda de tensão nos aterramentos de cerca de 0.41mV
Desde já agradeço a ajuda de todos
[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
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Tudo começa pelo perfeito sincronismo mecânico e sem folgas em polias... se já fêz, confirma, se não fêz, já passou da hora...
Seu Corsa tem sensores separados pra painel e para o gerenciamento da ECU.
O cód. 15 ou é um problema com o sensor ou é mau contato no conector da sonda ou da ECU.
O cód. 13 é circuito aberto da lambda, que pode ser no conector (lado sonda ou ECU), ou é o aterramento feito na rosca dela, devido oxidação (ferrugem).
As medidas de voltagem da sonda lambda, não valem muito, pois a tempetatura de trabalho dos Corsas, vai de 92 +-2°C (mínima) a +- 98°C (máxima)...logo, com 90°C, a ECU entende que o motor está frio e coloca a mistura mais rica, podemdo ser esta uma das razões para o consumo elevado.
Seu Corsa tem sensores separados pra painel e para o gerenciamento da ECU.
O cód. 15 ou é um problema com o sensor ou é mau contato no conector da sonda ou da ECU.
O cód. 13 é circuito aberto da lambda, que pode ser no conector (lado sonda ou ECU), ou é o aterramento feito na rosca dela, devido oxidação (ferrugem).
As medidas de voltagem da sonda lambda, não valem muito, pois a tempetatura de trabalho dos Corsas, vai de 92 +-2°C (mínima) a +- 98°C (máxima)...logo, com 90°C, a ECU entende que o motor está frio e coloca a mistura mais rica, podemdo ser esta uma das razões para o consumo elevado.
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Polias estão em ordem, sem folga.
Quanto aos sensores, existe algum teste prático que possa ser feito pra avaliar se estão bons?
Fiz também a medição da sonda após o acionamento da ventoinha, com o motor já na sua tempo normal de funcionamento. O teste aparentar valores variando entre 240 e 290mV, sendo que essa variação ocorre de forma bem lenta...
Qual caminho vc me aconselha seguir? Pq sou meio ansioso e já tô com vontade de trocar sensor e lambda, mas fico com receio de comprar essas peças e não resolver o problema do consumo
Quanto aos sensores, existe algum teste prático que possa ser feito pra avaliar se estão bons?
Fiz também a medição da sonda após o acionamento da ventoinha, com o motor já na sua tempo normal de funcionamento. O teste aparentar valores variando entre 240 e 290mV, sendo que essa variação ocorre de forma bem lenta...
Qual caminho vc me aconselha seguir? Pq sou meio ansioso e já tô com vontade de trocar sensor e lambda, mas fico com receio de comprar essas peças e não resolver o problema do consumo
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Acrescentando: a sonda é de fio e é preto esse fio e não foi feito a adaptação do terra na rosca dela.
O sensor de temp que o erro 15 se refere é o do gerenciamento da ecu né?
O sensor de temp que o erro 15 se refere é o do gerenciamento da ecu né?
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A carcaça/rosca é o terra da sonda... ela tem que fazer bom contato com a descarga,
que está conectada ao motor e este aterrado à bateria ...não existe aterramento adicional.
Sim... o do painel é outro sensor.
que está conectada ao motor e este aterrado à bateria ...não existe aterramento adicional.
Sim... o do painel é outro sensor.
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A ventoinha pode estar acionando prematuramente e não deixa a temperatura dentro da faixa normal.
Motor sem AC, 1 velocidade... liga com +- 98°C.
Motor com AC, 2 velocidades... liga a baixa com +- 95°C e a alta com +-98°C..
Qualquer dos casos, desliga com +-94°C.
Comece normalizando a temperatura, pois ela influencia a mistura que a sonda lê...
Normalizada a temperatura, volte a verificar a sonda... se não normalizar, tem que ver o MAP, estanqueidade do bico, sensor.ACT... a sonda é o resultado de um conjunto... se tudo normal, ela pode sim, estar com defeito... mas antes de uma troca, tudo deve ser verificado.
Motor sem AC, 1 velocidade... liga com +- 98°C.
Motor com AC, 2 velocidades... liga a baixa com +- 95°C e a alta com +-98°C..
Qualquer dos casos, desliga com +-94°C.
Comece normalizando a temperatura, pois ela influencia a mistura que a sonda lê...
Normalizada a temperatura, volte a verificar a sonda... se não normalizar, tem que ver o MAP, estanqueidade do bico, sensor.ACT... a sonda é o resultado de um conjunto... se tudo normal, ela pode sim, estar com defeito... mas antes de uma troca, tudo deve ser verificado.
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Eai pessoal, desculpa a demora em dar um retorno, mas as coisas estavam muito corridas e não tive tempo de fazer a troca do sensor...
Pois bem, realizei a troca ontem e tenho que admitir, não imaginava que um sensor de temperatura fizesse tanta diferente, o carro está menos acelerado e bem mais suave a aceleração.
O sensor que estava lá estava todo quebradiço, quando fui tirar, a chave deu uma escapada e bateu no conector do sensor e o bicho se quebrou inteiro...
Logo após a troca, o carro ficou meio pirado, com a lenta oscilando muito, aí rodei alguns km e fui guardar o carro. Aí fiz o processo de reset, deixei a noite toda com a bateria desconectada e hoje pela manhã estava bem filé.
Sexta feira irei encher o tanque e tirar a média.
Outro detalhe que notei é que no painel não houve diferença na atuação do ventilador(tendo o painel como base, claro): o mesmo liga quando o carro está com cerca 95° e desliga com cerca de 90°. O que me recomendam fazer nesse caso?
Pois bem, realizei a troca ontem e tenho que admitir, não imaginava que um sensor de temperatura fizesse tanta diferente, o carro está menos acelerado e bem mais suave a aceleração.
O sensor que estava lá estava todo quebradiço, quando fui tirar, a chave deu uma escapada e bateu no conector do sensor e o bicho se quebrou inteiro...
Logo após a troca, o carro ficou meio pirado, com a lenta oscilando muito, aí rodei alguns km e fui guardar o carro. Aí fiz o processo de reset, deixei a noite toda com a bateria desconectada e hoje pela manhã estava bem filé.
Sexta feira irei encher o tanque e tirar a média.
Outro detalhe que notei é que no painel não houve diferença na atuação do ventilador(tendo o painel como base, claro): o mesmo liga quando o carro está com cerca 95° e desliga com cerca de 90°. O que me recomendam fazer nesse caso?
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Outra coisa, o erro da sonda sumiu com a substituição do sensor de temperatura
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Pra ser sincero, eu nunca reparei se tem o cebolão, porém não tem ar.
irei verificar se o carro tem o cebolão e dou um retorno
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