[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Saciloto escreveu:Fala galera,
comprei um Classic 1.0 2012 final do ano passado, tava bem judiado, gastei quase 2000,00 pra deixar ele perfeito.
Com isso comecei fazer a média no alcool aqui na minha cidade, ele faz 5,8/6,2 no ar e 7/7,5 sem ar ( no maximo ).
Minha cidade tem algumas subidas mas tbm tem reta, vejo a galera falando que faz 9 - 10 km/l, mas n consigo fazer de jeito nenhum, tento manter uma rotação por volta de 2000 e nas subida a 2500.
Quanto vocês fazem? sinceramente eu não sei o que fazer.
Eu consigo fazer 10 no Classic, mas pego avenidas livres, não pego muito trânsito e não pego muitas subidas.

No trânsito pesado ou em uma cidade cheia de morros é claro que o consumo irá aumentar.

Com o Wind fiz 12, pois andei bastante na roça.
Carlos kapnoc
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 07 2019f Fevereiro 2019 06:39:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Carlos kapnoc »

Gente alguém com dicas de economia de combustível o meu 1.4 tá fazendo 6km por litro de álcool e 8 com gasolina
Deathlok664
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 22 2018f Abril 2018 11:00:18 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por Deathlok664 »

Saciloto escreveu:Fala galera,
comprei um Classic 1.0 2012 final do ano passado, tava bem judiado, gastei quase 2000,00 pra deixar ele perfeito.
Com isso comecei fazer a média no alcool aqui na minha cidade, ele faz 5,8/6,2 no ar e 7/7,5 sem ar ( no maximo ).
Minha cidade tem algumas subidas mas tbm tem reta, vejo a galera falando que faz 9 - 10 km/l, mas n consigo fazer de jeito nenhum, tento manter uma rotação por volta de 2000 e nas subida a 2500.
Quanto vocês fazem? sinceramente eu não sei o que fazer.

Tenho um Classic 2012 também. Faço 8km/l na cidade e na estrada faço 11km/l, no alcool mantendo entre 100 e 120km/h. Esse Classic tem o cambio curto. Melhor trocar as marchas entre 3000 e 4000 rpm para melhor aproveitar o torque do motor.
anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

Deathlok664 escreveu:Tenho um Classic 2012 também. Faço 8km/l na cidade e na estrada faço 11km/l, no alcool mantendo entre 100 e 120km/h. Esse Classic tem o cambio curto. Melhor trocar as marchas entre 3000 e 4000 rpm para melhor aproveitar o torque do motor.
Mas aí o consumo não piora? Sempre vejo instruírem para cambiar entre 2k e 2,5k RPM no máximo se quiser focar na economia.

Aliás, vejo que esses motores Familia I são criticados pela falta de torque em baixa, pois se o torque viesse mais cedo, numa menor rotação eles não teriam a fama de beberrão. Até que ponto isso é verdade?
Deathlok664
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 22 2018f Abril 2018 11:00:18 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por Deathlok664 »

Exatamente. No manual recomenda a troca de marchas próx do torque máximo do motor. Como esse motor é fraco em baixa rotação, então o consumo aumentaria se manter a rotação muito baixa. Por isso manter 120km/h em 5a a +- 4000 rpm. Me deu esse consumo de 11km/l. Não fiz o teste com menos rotação. Mas acredito que não melhore muito mais que isso. Mantenho as trocas de óleo de 6 em 6 meses, cabos e velas bons e etanol de qualidade.
Avatar do usuário
Cledman
:: Sport ::
Mensagens: 1230
Registrado em: Domingo 03 2011f Abril 2011 11:41:40 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cledman »

Rapaz!! Isso realmente está ruim!
Eu tava fazendo 11.5 na gasolina no meu sedan 2008.

Conferiu velas, filtros e etc?
Maxx Sedan Prata 2008/2009 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

Classic Bege Nevada 2004/2005 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=888547
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Carlos kapnoc escreveu:Gente alguém com dicas de economia de combustível o meu 1.4 tá fazendo 6km por litro de álcool e 8 com gasolina
anexei a esse topico q trata so disso, basta dar uma lida pra ver varias coisas q ajudam
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
RodrigoNet
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 08 2019f Março 2019 12:54:39 PM
Localização: São Pedro - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por RodrigoNet »

Olá galera do Fórum Corsa Club!

Eu tenho um Corsa Hatch Maxx 2012 (Completo - Inclusive Air Bags) e me parece que ele está com um consumo de combustível um pouco alto. Gostaria de saber de vcs aqui do fórum qual a média de consumo no etanol e na gasolina? Com um tanque cheio de etanol, o meu não faz mais q 280 KM aqui na cidade (SP), a média dele na cidade é de 6,2 KM/litro etanol e 8 KM/litro gasolina. Isso sem ar ligado, quando eu ligo o ar... o carro bebe mais que um Toro da Fiat.

Obs: O meu carro faz uma coisa estranha... toda vez que eu dou a partida com o motor frio... ele fica engasgando/falhando durante uns 5 minutos e depois normaliza.

Se eu dou a partida com o motor quente... isso não acontece

Me ajuda ae galera... Gostaria de saber a opinião de vcs???
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

RodrigoNet escreveu:Olá galera do Fórum Corsa Club!

Eu tenho um Corsa Hatch Maxx 2012 (Completo - Inclusive Air Bags) e me parece que ele está com um consumo de combustível um pouco alto. Gostaria de saber de vcs aqui do fórum qual a média de consumo no etanol e na gasolina? Com um tanque cheio de etanol, o meu não faz mais q 280 KM aqui na cidade (SP), a média dele na cidade é de 6,2 KM/litro etanol e 8 KM/litro gasolina. Isso sem ar ligado, quando eu ligo o ar... o carro bebe mais que um Toro da Fiat.

Obs: O meu carro faz uma coisa estranha... toda vez que eu dou a partida com o motor frio... ele fica engasgando/falhando durante uns 5 minutos e depois normaliza.

Se eu dou a partida com o motor quente... isso não acontece

Me ajuda ae galera... Gostaria de saber a opinião de vcs???
aqui tem bastante coisa sobre consumo....

essas falhas tem q ver, a injeção nao parece estar fazendo seu papel na fase de aquecimento do motor, mas pode ser algum sensor com problemas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
leandroesv
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 16 2017f Abril 2017 05:33:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por leandroesv »

RodrigoNet escreveu:Olá galera do Fórum Corsa Club!

Eu tenho um Corsa Hatch Maxx 2012 (Completo - Inclusive Air Bags) e me parece que ele está com um consumo de combustível um pouco alto. Gostaria de saber de vcs aqui do fórum qual a média de consumo no etanol e na gasolina? Com um tanque cheio de etanol, o meu não faz mais q 280 KM aqui na cidade (SP), a média dele na cidade é de 6,2 KM/litro etanol e 8 KM/litro gasolina. Isso sem ar ligado, quando eu ligo o ar... o carro bebe mais que um Toro da Fiat.

Obs: O meu carro faz uma coisa estranha... toda vez que eu dou a partida com o motor frio... ele fica engasgando/falhando durante uns 5 minutos e depois normaliza.

Se eu dou a partida com o motor quente... isso não acontece

Me ajuda ae galera... Gostaria de saber a opinião de vcs???
O meu 2012 faz em média 6,5km/l no álcool e 9,5 na gasolina, sem ar ligado. Para quem pega muito trânsito e fica no anda-e-para (meu caso), parece que é esse consumo mesmo, infelizmente.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”