Anúncios

[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
Responder
André Rocha Santos
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por André Rocha Santos »

Tenho um corsa sedan 2002 a gasolina, já tem 200 km rodados, uso muito ele pois diariamente percorro um trajeto de 50 km em média.
Bom enfim vamos ao caso.
O carro consumia na média de 5 litros por dia para 50 km na cidade em media 3 horas com o carro ligado entre trajeto e transito ida e volta, fazendo uma media de 10 km/l, para mim uma valor razoável. mas na semana passada ele deu para começar a dobrar o consumo do nada, coloquei em um dia 10 litros e depois dos 50 km já baixou para reserva.
Levei ele no mecânico e ele já resolveu o problema.
Era problema no pistão que estava furado, então a gasolina estava vazando e enchendo ele de gasolina e assim dobrando o consumo.
Mandei trocar os 4 pistões e as juntas vedantes, ai ficou 0 bala, agora tirei uma média do consumo e ta fazendo 13 km na cidade. O valor para troca dos pistões saiu por 200 reais.

Espero que ajude alguém que esteja passando pelo mesmo problema.
Vou postar ainda sobre porque o carro a gasolina partida elétrica demora a ligar pela manhã e porque o pistão faz barulho de vazamento.

Até mais.

Anúncios

ganimedes
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por ganimedes »

awaked escreveu:
ganimedes escreveu:Corsa 1.0 Wind 1995

220.000 km rodados

Gasolina Shell

Consumo
Estrada: 16,5 km/l (1 passageiro, sem bagagem, pneus calibrados, andando a 100km/h, vidros fechados)

Óleo utilizo o Mobil 20w40 troco a cada 5.000 km juntamente com o filtro.
Campinas não tem congestionamento, não? Rs!
Se está medindo corretamente, de tanque cheio até tanque cheio e só até o automático, é uma bela média. Certamente tem trajetos privilegiados.
Sim, tanque cheio até o automático sempre.

Não pego muito trânsito na cidade, trajetos como você citou, privilegiados.

A melhor média histórica máxima que consegui na estrada foram 17,5 km/L andando a 80km/h mas isso a muito tempo atrás quando eu estava fazendo testes...hoje a média geral oscila entre 16,5 km na estrada

Anúncios

RenanBernei
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por RenanBernei »

Pessoal o meu corsa 96 GL 1.6 2p está fazendo 5 km com o litro, eu ando mais ou menos um trajeto de 6 km até o trabalho todo dia, ta osso o carro ta bebendo demais, eu to com a grana meio curta pois casei esse mês e não queria ir direto no mecânico sem ter uma ideia, até porque estou numa cidade nova ( Sorocaba) e não tenho nenhum mecânico de confiança!

Obrigado ;)

Anúncios

awaked
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

RenanBernei escreveu:Pessoal o meu corsa 96 GL 1.6 2p está fazendo 5 km com o litro, eu ando mais ou menos um trajeto de 6 km até o trabalho todo dia, ta osso o carro ta bebendo demais, eu to com a grana meio curta pois casei esse mês e não queria ir direto no mecânico sem ter uma ideia, até porque estou numa cidade nova ( Sorocaba) e não tenho nenhum mecânico de confiança!

Obrigado ;)
O trajeto é curto, metade dele ou pouco mais o motor está frio, situação que gasta mais combustível.

Itens que atrapalham o consumo diretamente:
- Filtro de ar entupido.
- Bico injetor com problema.
- Falta de alinhamento da suspensão.
- Pneus não calibrados.
- Velas ruins.
- Escapamento obstruído (podre por dentro).
- Embreagem gasta.
- Falta de válvula termostática ou ela travada aberta (motor não atinge temperatura ideal).
- Sensor de temperatura da água errando (não adianta ver erro só, precisa ver o que ele informa - motor quente e ele diz que está 20ºC? Tem algo errado - só vai dar erro no scanner quando ele parar de vez.
- Sensor de oxigenio/sonda lambda travado. Ele tem que variar no scanner, um monte, loucamente. As vezes ele trava e também não apresenta erro pra central.
- Combustível ruim.
- Pé pesado.
- Óleo grosso demais (pessoal tem mania de acreditar em óleo pra alta kilometragem).

Enfim, bastante coisa.

Anúncios

Rorion
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Além disso tudo , façam uso do cut-off na medida do possível. Principalmente em declives. deixa o carro rodar sem acelerar engrenado claro. Em estradas e vias com fluidez.
Grandes cidades, esqueçam. Só aquele Citroen que ao parar o carro desliga, ao pisar na embreagem ou acelerador não lembro , ele religa. Nisso há economia nos congestionamentos.

Anúncios

LFRANCA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por LFRANCA »

To passando por algo parecido com o caso do RenanBernei, tenho um Novo Corsa Sedan 2003 1.0 a Gasolina com quase 207.000 km rodados.

Na cidade rodo por dia em media 30km, 15 de ida e 15 de volta do trabalho, e o carro ta fazendo 5km/l sem AC nesse trecho, na estrada o consumo dele com ar varia entre 11,8 e 12,8 km/l.

O jogo de velas é novo, filtros e óleo foram trocados a pouco mais de 2.000 km. E até agora não descobri o porque de beber tanto, meu tio tem um corsa sedan 2002 também 1.0 e o carro dele faz 12km/l na cidade e 16,5km/l na estrada. :(

Anúncios

awaked

Mensagem por awaked »

LFRANCA escreveu:To passando por algo parecido com o caso do RenanBernei, tenho um Novo Corsa Sedan 2003 1.0 a Gasolina com quase 207.000 km rodados.

Na cidade rodo por dia em media 30km, 15 de ida e 15 de volta do trabalho, e o carro ta fazendo 5km/l sem AC nesse trecho, na estrada o consumo dele com ar varia entre 11,8 e 12,8 km/l.

O jogo de velas é novo, filtros e óleo foram trocados a pouco mais de 2.000 km. E até agora não descobri o porque de beber tanto, meu tio tem um corsa sedan 2002 também 1.0 e o carro dele faz 12km/l na cidade e 16,5km/l na estrada. :(
Acredito que no seu caso seja o jeito de dirigir e as condições do trajeto. Porque normalmente um carro beberrão é beberrão sempre. Um beberrão nato faz 6 km/l pega a estrada e faz 7 km/l, por exemplo. Você mais do que dobra isso entre cidade e estrada.

Anúncios

awaked

Mensagem por awaked »

Bom, pouco acima tem tudo o que influencia no consumo, vai verificando, tem termostática? Funcionando?

Anúncios

Responder

Voltar para “Manutenção”