Amaciamento do motor

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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Cocorsinha1.4
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Amaciamento do motor

Mensagem por Cocorsinha1.4 »

Ola...

Acabo de comprar um Corsa 1.4 2010, chega semana que vem. Sou novo aqui no Forum e nao conseguir achar nenhum topico relacionado a amaciamento, desculpa se estiver.

Falam que se amaciar o motor "no pau" o motor fica mais esperto e mais gastao, diminuindo assim a vida util.
E tambem ja vi falarem que se amaciar o motor "delicado" o motor fica menos esperto e mais economico.
Tambem ja vi que hoje nao existe mais o papo de amaciar o motor pois eles sao feitos tudo com robos e muito precisos e outro dizem que tem peças que nao foram perfeitamente
polidas, por isso existe a necessidade de amaciar o motor.


Gostaria da ajuda de quem sabe do assunto.

Agradeço a atencao
Abraço


SemControle
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Mensagem por SemControle »

qnd vou amaciar, eu pego uma estrada e vou variando maciota, giro alto na ida, ai faco o retorno e volto na violencia, no amaciamento do escortinho na volta vim a 190 :D
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


pingaomg
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Mensagem por pingaomg »

Caro Cocorsinha1.4

Quando se usa o termo "amaciar o motor", isso é o ajuste das peças dentro do motor, quanto mais justas as peças, mais caracteristicas de carro novo o motor segura e quanto mais folga entre as peças, mais solto o motor trabalha.

Um motor que sempre andou em rotações baixas, não tem o mesmo rendimento de um motor que sempre passa em rotações altas, não chega ser miraculoso, mas pode dar alguma diferença perceptivel, variando no tempo de aceleração, velocidade final, consumo e durabilidade. Acredito que varie de motor pra outro e a maneira de amaciar.

Exemplo: tinha um Corsa 1.0 VHC, quando perto de "abrir o bico" ele andava mais que a maioria dos carros 1.x, melhorou muito a arrancada e cheguei algumas vezes a 200km/h, coisa que quando novo nunca cheguei nem perto.

Lembrando que motores em seu geral não são feitos pra trabalharem no seu limite, quanto mais por periodos mais prolongados. Quando novos o limite geralmente é o imposto pela fabricante e exposto no manual do proprietario, então evite, se puder, ficar fora da faixa adotada pela fabricante, pelo menos nos quilometros iniciais até o motor tenha uma maior folga.

Abraço


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