descarbonizar nao é nada facil, pra bem feito deve ser aproveitado o motor desmontado, ocasiao de uma retifica
e se o carro é sempre bem cuidado com combustivel bom, nao é pra ta tudo carbonizado nao...
[DÚVIDA] - Como trocar junta da tampa do comando de válvula?
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Fácil não é mesmo! Mas se for o caso de muitas obstruções, vale a pena desmontar para um banho químico!SemControle escreveu:descarbonizar nao é nada facil, pra bem feito deve ser aproveitado o motor desmontado, ocasiao de uma retifica
e se o carro é sempre bem cuidado com combustivel bom, nao é pra ta tudo carbonizado nao...
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Com certeza...
Deduzindo as causas:
1º teste - logo no inicio do 1º teste, com a tampa no lugar, sem o defletor de óleo, motor ligado em marcha lenta, olhando pelo bocal, o penultimo came lado bobina jogando óleo para cima em jato continuo e o ultimo não. a pressão inicial poderia estar baixa, pois, o carro estava parado mais de 24hs.
Dai observei que tinha óleo espalhado na base dos cames. Menos mal.
2º teste - sem a tampa, nesse ponto em que o óleo saia em jato continuo, mencionado acima, jorrou óleo até no limpador de parabrisa, no chão e eu tambem claro hehehe...mas, so neste ponto...
3º teste - após varetar os orificios, colocar a tampa no lugar, acelerando, tirando a tampa, foi notado que a tampa do comando de valvulas estava marcada de óleo em todos os pontos.
Ai já respirei aliviado...
No 1º teste, seria porque a pressão de óleo ainda estava baixa e depois normalizou no 3º teste jorrou em todos os pontos no final acelerando? Mas naquele ponto unico no 1º teste estava bem forte e os outros?
Alguem ai informa se esse eixo tem acesso nas lateral/pontas para vareta-lo e desobstruir?
Deduzindo as causas:
1º teste - logo no inicio do 1º teste, com a tampa no lugar, sem o defletor de óleo, motor ligado em marcha lenta, olhando pelo bocal, o penultimo came lado bobina jogando óleo para cima em jato continuo e o ultimo não. a pressão inicial poderia estar baixa, pois, o carro estava parado mais de 24hs.
Dai observei que tinha óleo espalhado na base dos cames. Menos mal.
2º teste - sem a tampa, nesse ponto em que o óleo saia em jato continuo, mencionado acima, jorrou óleo até no limpador de parabrisa, no chão e eu tambem claro hehehe...mas, so neste ponto...
3º teste - após varetar os orificios, colocar a tampa no lugar, acelerando, tirando a tampa, foi notado que a tampa do comando de valvulas estava marcada de óleo em todos os pontos.
Ai já respirei aliviado...
No 1º teste, seria porque a pressão de óleo ainda estava baixa e depois normalizou no 3º teste jorrou em todos os pontos no final acelerando? Mas naquele ponto unico no 1º teste estava bem forte e os outros?
Alguem ai informa se esse eixo tem acesso nas lateral/pontas para vareta-lo e desobstruir?
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entao vc ta confundindo carbonizacao com flushedu.GiorlanO escreveu:Fácil não é mesmo! Mas se for o caso de muitas obstruções, vale a pena desmontar para um banho químico!SemControle escreveu:descarbonizar nao é nada facil, pra bem feito deve ser aproveitado o motor desmontado, ocasiao de uma retifica
e se o carro é sempre bem cuidado com combustivel bom, nao é pra ta tudo carbonizado nao...
carbonizacao é na cabeca dos pistoes, camara de combustao.....
entupir galerias sao as borras de oleo ai é o flush q condena o q ta ruim....
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pra mim nao saiu oleo de cara nessa 1º ligada pelo tempo parado.....alcineu escreveu:Com certeza...
Deduzindo as causas:
1º teste - logo no inicio do 1º teste, com a tampa no lugar, sem o defletor de óleo, motor ligado em marcha lenta, olhando pelo bocal, o penultimo came lado bobina jogando óleo para cima em jato continuo e o ultimo não. a pressão inicial poderia estar baixa, pois, o carro estava parado mais de 24hs.
Dai observei que tinha óleo espalhado na base dos cames. Menos mal.
2º teste - sem a tampa, nesse ponto em que o óleo saia em jato continuo, mencionado acima, jorrou óleo até no limpador de parabrisa, no chão e eu tambem claro hehehe...mas, so neste ponto...
3º teste - após varetar os orificios, colocar a tampa no lugar, acelerando, tirando a tampa, foi notado que a tampa do comando de valvulas estava marcada de óleo em todos os pontos.
Ai já respirei aliviado...
No 1º teste, seria porque a pressão de óleo ainda estava baixa e depois normalizou no 3º teste jorrou em todos os pontos no final acelerando? Mas naquele ponto unico no 1º teste estava bem forte e os outros?
Alguem ai informa se esse eixo tem acesso nas lateral/pontas para vareta-lo e desobstruir?
vc sempre faz os eskeminhas ninja nas trocas de oleo, nao deve ter borra, tinha algum sinal de borra nas proximidades do comando?
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é o que tambem acredito...SemControle escreveu:pra mim nao saiu oleo de cara nessa 1º ligada pelo tempo parado.....alcineu escreveu:Com certeza...
Deduzindo as causas:
1º teste - logo no inicio do 1º teste, com a tampa no lugar, sem o defletor de óleo, motor ligado em marcha lenta, olhando pelo bocal, o penultimo came lado bobina jogando óleo para cima em jato continuo e o ultimo não. a pressão inicial poderia estar baixa, pois, o carro estava parado mais de 24hs.
Dai observei que tinha óleo espalhado na base dos cames. Menos mal.
2º teste - sem a tampa, nesse ponto em que o óleo saia em jato continuo, mencionado acima, jorrou óleo até no limpador de parabrisa, no chão e eu tambem claro hehehe...mas, so neste ponto...
3º teste - após varetar os orificios, colocar a tampa no lugar, acelerando, tirando a tampa, foi notado que a tampa do comando de valvulas estava marcada de óleo em todos os pontos.
Ai já respirei aliviado...
No 1º teste, seria porque a pressão de óleo ainda estava baixa e depois normalizou no 3º teste jorrou em todos os pontos no final acelerando? Mas naquele ponto unico no 1º teste estava bem forte e os outros?
Alguem ai informa se esse eixo tem acesso nas lateral/pontas para vareta-lo e desobstruir?
vc sempre faz os eskeminhas ninja nas trocas de oleo, nao deve ter borra, tinha algum sinal de borra nas proximidades do comando?
no ultimo teste a tampa estava bem marcada de óleo...só fiquei intrigado, porque quando corri para desligar o motor no 2º teste, tinha voado óleo só pelo penultimo came...
quanto a borra, esta enegrecido no fundo/verniz, mas, nada gritante, mas, já esta encrostando sim.
Veja uma das fotos, estava meio escuro na garagem, o sol se escondeu justamente nessa hora e esqueci de acionar o flash...
por isso a negritude...
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ficou otima a foto assim.....
acho q o escurecido ai é mais pelo oleo queimado mesmo....e sao 12~13 anos usando o carro, manter a manutencao em ordem, é assim...
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correto...SemControle escreveu:ficou otima a foto assim.....
acho q o escurecido ai é mais pelo oleo queimado mesmo....e sao 12~13 anos usando o carro, manter a manutencao em ordem, é assim...
O fundo esta enegrecido como se tivesse pintado de preto, mas, sem cascas de borra ressecada. Aquelas peças móveis ainda da para ver a cor do metal.
O cabeçote é mais vulnerável a borra, cascas de óleo ressecado, etc.
Analizando a situação, o fato do óleo não jorrar alto logo é pelo fato de ter que esperar alguns segundos para o óleo chegue em cima com força total. Se fosse bomba eletrica, como a do combustivel, seria instantanea.
Quanto ao eixo do comando de válvulas, o óleo passa pelo seu interior e sai em cada came, confirmado isso. Como ficou claro, não há obstruções.
Conclusão que cheguei: não se deve sair imediatamente com o carro assim que se liga o motor, sob risco de desgastar prematuramente o comando de valvulas, um dos motivos.
Já esta na hora de checar a peneira do pescador de óleo, a junta ja esta aguardando efetuar o serviço.
Da ultima vez, a peneira estava quase 50% obstruida.
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nao sair imediatamente serve tanto pro oleo como pra temperatura do motor....
raro quem segue a risca ligar, aquecer e sair
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com certeza, lembro-me de quando me entregaram o carro, bla bla, etc, ó não precisa esperar para aquecer, é ligar e sair, ai já viu né, até voce ter noção do que acontece lá dentro, o comando já desgastou com o tempo...mas sempre tive um pé atrás com isso, nem sempre espero, mas, as vezes lembro.
ai em 2003 conhecendo o corsaclube...
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