[DÚVIDA] - Como trocar junta da tampa do comando de válvula?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

descarbonizar nao é nada facil, pra bem feito deve ser aproveitado o motor desmontado, ocasiao de uma retifica
e se o carro é sempre bem cuidado com combustivel bom, nao é pra ta tudo carbonizado nao...
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edu.GiorlanO
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Mensagem por edu.GiorlanO »

SemControle escreveu:descarbonizar nao é nada facil, pra bem feito deve ser aproveitado o motor desmontado, ocasiao de uma retifica
e se o carro é sempre bem cuidado com combustivel bom, nao é pra ta tudo carbonizado nao...
Fácil não é mesmo! Mas se for o caso de muitas obstruções, vale a pena desmontar para um banho químico!



alcineu
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Mensagem por alcineu »

Com certeza...

Deduzindo as causas:

1º teste - logo no inicio do 1º teste, com a tampa no lugar, sem o defletor de óleo, motor ligado em marcha lenta, olhando pelo bocal, o penultimo came lado bobina jogando óleo para cima em jato continuo e o ultimo não. a pressão inicial poderia estar baixa, pois, o carro estava parado mais de 24hs.
Dai observei que tinha óleo espalhado na base dos cames. Menos mal.

2º teste - sem a tampa, nesse ponto em que o óleo saia em jato continuo, mencionado acima, jorrou óleo até no limpador de parabrisa, no chão e eu tambem claro hehehe...mas, so neste ponto...

3º teste - após varetar os orificios, colocar a tampa no lugar, acelerando, tirando a tampa, foi notado que a tampa do comando de valvulas estava marcada de óleo em todos os pontos.
Ai já respirei aliviado...

No 1º teste, seria porque a pressão de óleo ainda estava baixa e depois normalizou no 3º teste jorrou em todos os pontos no final acelerando? Mas naquele ponto unico no 1º teste estava bem forte e os outros?

Alguem ai informa se esse eixo tem acesso nas lateral/pontas para vareta-lo e desobstruir?
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SemControle
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edu.GiorlanO escreveu:
SemControle escreveu:descarbonizar nao é nada facil, pra bem feito deve ser aproveitado o motor desmontado, ocasiao de uma retifica
e se o carro é sempre bem cuidado com combustivel bom, nao é pra ta tudo carbonizado nao...
Fácil não é mesmo! Mas se for o caso de muitas obstruções, vale a pena desmontar para um banho químico!

entao vc ta confundindo carbonizacao com flush
carbonizacao é na cabeca dos pistoes, camara de combustao.....
entupir galerias sao as borras de oleo ai é o flush q condena o q ta ruim....
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Mensagem por SemControle »

alcineu escreveu:Com certeza...

Deduzindo as causas:

1º teste - logo no inicio do 1º teste, com a tampa no lugar, sem o defletor de óleo, motor ligado em marcha lenta, olhando pelo bocal, o penultimo came lado bobina jogando óleo para cima em jato continuo e o ultimo não. a pressão inicial poderia estar baixa, pois, o carro estava parado mais de 24hs.
Dai observei que tinha óleo espalhado na base dos cames. Menos mal.

2º teste - sem a tampa, nesse ponto em que o óleo saia em jato continuo, mencionado acima, jorrou óleo até no limpador de parabrisa, no chão e eu tambem claro hehehe...mas, so neste ponto...

3º teste - após varetar os orificios, colocar a tampa no lugar, acelerando, tirando a tampa, foi notado que a tampa do comando de valvulas estava marcada de óleo em todos os pontos.
Ai já respirei aliviado...

No 1º teste, seria porque a pressão de óleo ainda estava baixa e depois normalizou no 3º teste jorrou em todos os pontos no final acelerando? Mas naquele ponto unico no 1º teste estava bem forte e os outros?

Alguem ai informa se esse eixo tem acesso nas lateral/pontas para vareta-lo e desobstruir?
pra mim nao saiu oleo de cara nessa 1º ligada pelo tempo parado.....
vc sempre faz os eskeminhas ninja nas trocas de oleo, nao deve ter borra, tinha algum sinal de borra nas proximidades do comando?
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alcineu
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SemControle escreveu:
alcineu escreveu:Com certeza...

Deduzindo as causas:

1º teste - logo no inicio do 1º teste, com a tampa no lugar, sem o defletor de óleo, motor ligado em marcha lenta, olhando pelo bocal, o penultimo came lado bobina jogando óleo para cima em jato continuo e o ultimo não. a pressão inicial poderia estar baixa, pois, o carro estava parado mais de 24hs.
Dai observei que tinha óleo espalhado na base dos cames. Menos mal.

2º teste - sem a tampa, nesse ponto em que o óleo saia em jato continuo, mencionado acima, jorrou óleo até no limpador de parabrisa, no chão e eu tambem claro hehehe...mas, so neste ponto...

3º teste - após varetar os orificios, colocar a tampa no lugar, acelerando, tirando a tampa, foi notado que a tampa do comando de valvulas estava marcada de óleo em todos os pontos.
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No 1º teste, seria porque a pressão de óleo ainda estava baixa e depois normalizou no 3º teste jorrou em todos os pontos no final acelerando? Mas naquele ponto unico no 1º teste estava bem forte e os outros?

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pra mim nao saiu oleo de cara nessa 1º ligada pelo tempo parado.....
vc sempre faz os eskeminhas ninja nas trocas de oleo, nao deve ter borra, tinha algum sinal de borra nas proximidades do comando?
é o que tambem acredito...
no ultimo teste a tampa estava bem marcada de óleo...só fiquei intrigado, porque quando corri para desligar o motor no 2º teste, tinha voado óleo só pelo penultimo came...
quanto a borra, esta enegrecido no fundo/verniz, mas, nada gritante, mas, já esta encrostando sim.
Veja uma das fotos, estava meio escuro na garagem, o sol se escondeu justamente nessa hora e esqueci de acionar o flash...
por isso a negritude...
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Mensagem por SemControle »

ficou otima a foto assim.....

acho q o escurecido ai é mais pelo oleo queimado mesmo....e sao 12~13 anos usando o carro, manter a manutencao em ordem, é assim...
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SemControle escreveu:ficou otima a foto assim.....

acho q o escurecido ai é mais pelo oleo queimado mesmo....e sao 12~13 anos usando o carro, manter a manutencao em ordem, é assim...
correto...

O fundo esta enegrecido como se tivesse pintado de preto, mas, sem cascas de borra ressecada. Aquelas peças móveis ainda da para ver a cor do metal.
O cabeçote é mais vulnerável a borra, cascas de óleo ressecado, etc.
Analizando a situação, o fato do óleo não jorrar alto logo é pelo fato de ter que esperar alguns segundos para o óleo chegue em cima com força total. Se fosse bomba eletrica, como a do combustivel, seria instantanea.
Quanto ao eixo do comando de válvulas, o óleo passa pelo seu interior e sai em cada came, confirmado isso. Como ficou claro, não há obstruções.
Conclusão que cheguei: não se deve sair imediatamente com o carro assim que se liga o motor, sob risco de desgastar prematuramente o comando de valvulas, um dos motivos.

Já esta na hora de checar a peneira do pescador de óleo, a junta ja esta aguardando efetuar o serviço.
Da ultima vez, a peneira estava quase 50% obstruida.
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nao sair imediatamente serve tanto pro oleo como pra temperatura do motor....
raro quem segue a risca ligar, aquecer e sair
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com certeza, lembro-me de quando me entregaram o carro, bla bla, etc, ó não precisa esperar para aquecer, é ligar e sair, ai já viu né, até voce ter noção do que acontece lá dentro, o comando já desgastou com o tempo...mas sempre tive um pé atrás com isso, nem sempre espero, mas, as vezes lembro.
ai em 2003 conhecendo o corsaclube... :D :D :D
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