[DÚVIDA] - VÁLVULA TERMOSTÁTICA: coloco ou não de volta?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Fiz sobre encomenda uma de temperatura + baixa, ela começa a abrir a 79 graus e está totalmente aberta a 86 graus, portanto muito antes da original COMEÇAR a abrir (92-94 graus). Quem quiser R$ 80,00 meu mail: rodolfo@mdmperformance.com.br
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Ariete

Mensagem por Ariete »

ValterJunior escreveu:Diferentemente dos motores VW (não irei falar mal destes), o sistema de arrefecimento dos GM´s julgo serem muito bons, repare o tamanho do radiador de um GM e de um VW que é a metade do GM.

A vávula termostátca serve p/ segurar a circulação da água enquanto o motor estiver abaixo da temperatura ideal, e a ventoinha liga p/ não ultrapassar essa temperatura....não falei nenhuma novidade aqui! :lol:

Então acho que essa é mais uma peça que é parte integrante do motor, e retira-la, acredito que seja uma solução mal pensada que pode vir a ocultar um outro problema que seria a real falha de um superaquecimento! :?
fora q o radiador dos gol, alem de ser pequeno , é atras do farol :lol: ou seja, nenhum vento bate ali,

o tempra tem o radiador umas 3 vezes maior q o do corsa, cabe 7.5 ou 8 litros, nao lembro, e a temperatura normal de funcionamento é 110 graus :lol:

aqui na minha cidade a temperatura de ebulicao é 98 graus,

meu corsa depois da revisao q eu fiz nunca mais passou dos 93 graus, antes chegava um pouco antes do vermelho, creio q seja 103 ou 104 graus,

vou comprar a valvula para colocar, pq o consumo tá alto, e ele demora muito para chegar nos 90 graus, no golf do meu pai, é 40 segundos, chega nos 90 graus, perfeito o sistema q a vw fez nos golf 1.6...


Prechet
:: Wind ::
Mensagens: 36
Registrado em: Quinta-feira 17 2006f Agosto 2006 06:36:36 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Prechet »

[quote="dalton_lopes"]quem te carro original eh relaxado. quem tem carro turbo e quer ver seu motor durar bastante, com certeza, arruma um jeito de abaixar a temperatura dele. motor de corsa mil turbinao esquenta muito! após uma quebra por temperatura, resolvi usar o carro sem termostática. ando diariamente no transito com ele. quando pego uma estrada, no calor, ele anda mais frio do q de costume. isso me dá uma garantia de que meu motor nao vai quebrar, ainda mais com ele amaciando com a mistura um pouco mais gorda do q de costume. o engenheiro q projetou este carro nao preveu uma sobrealimentação e o calor que era geraria. entao meus caros corseiros turbos, se seus corsas estao aquecendo demasiadamente, por favor, tirem a valvula termostatica e evitem quebras por aquecimento. meu motor chegou da retifica a pouco tempo. nao instalo por nda nesse mundo a valvula termostatica. a razao eh justamente evitar quebras, já que estou com 12 de taxa e com 0.6 de pressão. futuramente jogo a taxa pra 9 e volto a rodar com 1.2kg. claro, sem a termostática. o corsa sem ela na estrada, eu tenho a tranquilidade de andar com o pé embaixo e ele nao aquecer demais. ja com a valvula, a reação de abertura e fechamento eh devagar demais pra acompanhar a elevação da temperatura. resumindo: quem tem corsa turbo, besteira continuar a usar a termostática. quem tem corsa original, é de suma importancia usar a valvula termostatica. quem tem corsa turbo e eh novato no assunto, acredite, tira logo a termostática. seu carro esquenta mais rapido do q vc imagina. se nao esquenta, eh pq vc nao ta acelerando o suficiente.[/quote] Meu carro roda muito no GNV, será que aconselhavel eu tirar a termostatica?
Sò os fortes sobrevivem!!!!!


Ender
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Quarta-feira 13 2006f Dezembro 2006 08:41:57 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ender »

Olá,

Peguei um Corsinha C Hatch e também estava com sintoma de válvula aberta direta, mandei no mecânico ontem pra resolver isso. Afinal é como o disseram aí em cima, o engenheiro demorou anos pra desenvolver o motor pra vir um mechanico e dizer que o carro trabalha melhor sem a peça!

Andei uma semana com ela assim, o carro demorava uns 30 minutos pra ligar a ventoinha, está fazendo de 11 a 12Km/L na cidade desse jeito, espero que fique mais econômico, aparentemente nada errado com a temperatura do carro, fica a suspeita que o carro já tenha aquecido/fervido um dia, só isso (carro está com 38.000Km), vai saber, mas aparentemente nada errado com vazamentos, mangueiras, sensores e cabeçote, tudo aparenta estar muito novo aliás.

Depois posto o preço que paguei pra trocar, mas já adianto que tá dando um trapo do CENSURADO pra trocá-la, pois ela tem um acesso não muito fácil.

Ender


valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 424
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valfrid »

pedropaulo escreveu: o tempra tem o radiador umas 3 vezes maior q o do corsa, cabe 7.5 ou 8 litros, nao lembro, e a temperatura normal de funcionamento é 110 graus :lol:
Eu ia falar isso!! Eu tive um tempra e você não pode rodar sem aditivo!! O aditivo muda o ponto de ebulição da água para 120º C e o motor trabalha perto disso sempre!!

O meu tinha a válvula avariada, ficava sempre aberta, hora esquentava muito, hora esfriava demais. Troquei e nunca tive problemas!

Como já foi dito, acho que na preparação do carro você tem que tomar certos cuidados. O que foi projetado pelo engenheiro da GM é para rodar original, com certeza! Ao turbinar o carro e fazer a sobrealimentação, o uso de intercooler, trocar o radiador por um maior ou alterar a válvula termostática e outras coisas como retrabalhar cabeçotes, pistões, bielas e etc são itens a serem considerados dependendo do que for feito no motor!!

Infelizmente tem uns pseudo-preparadores por aí que acham que é só colocar a turbina, ajustar a pressão e pronto. [/list]
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10


cicerobruel
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sexta-feira 17 2004f Setembro 2004 01:45:00 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cicerobruel »

O problema de travamento principalmente em viagens é o seguinte:

O cara roda o ano inteiro só colocando água no radiador, sem limpeza nem aditivo
Na véspera de viagem, na ânsia de dar uma geral, ele manda fazer limpeza de radiador e/ou coloca aditivo no radiador
Nisso o radiador que tem algumas partes que enferrujam um pouco, solta além de ferrugem, sujeira, e essa vai pra bomba de água e pra válvula... travando elas
Um mecânico meu disse uma vez que a pior CENSURADO que se faz é num carro assim fazer limpeza pra viajar, melho viajar com o radiador sujo
O ideal é fazer uma limpeza bem antes, rodar com atenção umas semanas, depois fazer outra limpeza pra tirar a sujeira que o aditivo e a limpeza anterior tirou e ficou no sistema... daí sim fica bom
Hatch 98 MPFI 4 portas
Som Pioneer DEH 390MP+Blau GTA475+Sub 12" NARSW3D6+Mids Bravox EHMB6" (roxinho)+ tw 1tw1 Selenium+ Monster Cable XLN401

"A água não fura a pedra pela violência e sim pela
insistência!" Mude sua vida com perseverança!!


gladyston
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quarta-feira 04 2006f Outubro 2006 06:55:48 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por gladyston »

kra eu tirei a minha ontem do corsa gsi. O mecanico disse q a valvula termostatica ñ tinha necessidade aqui no brasil q é um pais tropical, so é necessario em paises frios p/ o motor estar sempre aquecido.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

gladyston escreveu:kra eu tirei a minha ontem do corsa gsi. O mecanico disse q a valvula termostatica ñ tinha necessidade aqui no brasil q é um pais tropical, so é necessario em paises frios p/ o motor estar sempre aquecido.
Rapaz, realmente, esses engenheiros projetistas da GM não chegam nem perto de um mecâncio desses ai!! :)


Lucídio Serves
:: Piquet ::
Mensagens: 254
Registrado em: Sexta-feira 10 2004f Setembro 2004 02:21:55 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucídio Serves »

wevertonvb escreveu:
gladyston escreveu:kra eu tirei a minha ontem do corsa gsi. O mecanico disse q a valvula termostatica ñ tinha necessidade aqui no brasil q é um pais tropical, so é necessario em paises frios p/ o motor estar sempre aquecido.
Rapaz, realmente, esses engenheiros projetistas da GM não chegam nem perto de um mecâncio desses ai!! :)
Realmente...esses engenheiros da GM só perdem tempo...hahahah.
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.


Bigtomas
:: Champ ::
Mensagens: 465
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 10:31:32 PM
Localização: Guaporé - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Bigtomas »

Acho que o pessoal ta um pocuco desinformado,tipo se vc fizer limpeza e troca a agua do sistema de arrefecimento,colocando aditivo na proporçao correta uma vez por ano independente da km e trocar a termostatica a cada 30mik km..dificilmente vai ter problemas de aquecimento.
Pelo menos o meu ta funcionando perfeitamente


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”