[quote="GSI T"][quote="dalton_lopes"]quem te carro original eh relaxado. quem tem carro turbo e quer ver seu motor durar bastante, com certeza, arruma um jeito de abaixar a temperatura dele. motor de corsa mil turbinao esquenta muito! após uma quebra por temperatura, resolvi usar o carro sem termostática. ando diariamente no transito com ele. quando pego uma estrada, no calor, ele anda mais frio do q de costume. isso me dá uma garantia de que meu motor nao vai quebrar, ainda mais com ele amaciando com a mistura um pouco mais gorda do q de costume. o engenheiro q projetou este carro nao preveu uma sobrealimentação e o calor que era geraria. entao meus caros corseiros turbos, se seus corsas estao aquecendo demasiadamente, por favor, tirem a valvula termostatica e evitem quebras por aquecimento. meu motor chegou da retifica a pouco tempo. nao instalo por nda nesse mundo a valvula termostatica. a razao eh justamente evitar quebras, já que estou com 12 de taxa e com 0.6 de pressão. futuramente jogo a taxa pra 9 e volto a rodar com 1.2kg. claro, sem a termostática. o corsa sem ela na estrada, eu tenho a tranquilidade de andar com o pé embaixo e ele nao aquecer demais. ja com a valvula, a reação de abertura e fechamento eh devagar demais pra acompanhar a elevação da temperatura. resumindo: quem tem corsa turbo, besteira continuar a usar a termostática. quem tem corsa original, é de suma importancia usar a valvula termostatica. quem tem corsa turbo e eh novato no assunto, acredite, tira logo a termostática. seu carro esquenta mais rapido do q vc imagina. se nao esquenta, eh pq vc nao ta acelerando o suficiente.[/quote]
Olha me desculpe mas o que vc disse está errado. No caso dos corsas 8v eu substituo a termostática por uma que abre bem antes e instalo outro cebolão pra ligar a ventoinha de acordo com essa nova termostática. Turbinei uma Pick-up corsa 2002 (1,1 bar) e o dono do carro e eu fomos pro RJ uma vez andar em um Track-Day do pessoal do
www.oktaneclub.com e fomos daqui lá acelerando (na época meu GSI tinha 0,8) ele andou muito mais do que eu na pista (autódromo de jacarepagua) eu só andei 2 baterias ele andou 5 baterias de 30 min de pé embaixo cada bateria, e essa pick-up usa essa termostática que te falei. No caso dos 16v (que é o caso do meu carro) não consegui nenhuma termostática pra substituir a original, ando com a original.[/quote]
Q cebolao é esse q vc ta usando???????