[DÚVIDA] - Lenta oscilando frio Corsa GSI - já troquei tudo possível

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Otavio R
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

[DÚVIDA] - Lenta oscilando frio Corsa GSI - já troquei tudo possível

Mensagem por Otavio R »

Fala pessoal! já revirei o forum e não encontrei nada parecido com meu defeito:

Tenho um Corsa Gsi 96, e desde que comprei, ele oscila a lenta quando frio na primeira partida do dia. Já fiz todas as manutenções possíveis no carro e não consigo eliminar o defeito. Andando ele não falha nada, tá forte, acelera bem, consumo excelente. Quente a lenta fica estável normal, mas o giro demora um pouco a cair pra lenta algumas vezes quando está freando, desacelerando, mesmo se soltar no neutro.
Mas quando frio, o motor liga na rotação mais alta normal, e quando cai pros 900 rpm +- começa a oscilação, caindo e subindo giro e o sistema tentando corrigir, só afirma a lenta quando aquece, chegando perto dos 90º.

Já foi trocado bastante coisa e de fato o carro melhorou o funcionamento, porém não resolve a lenta:
- TBI nova original de estoque antigo;
- Atuador marcha lenta original novo;
- Sensor TPS Delphi;
- Sensor temperatura do motor;
- MAP Delphi com mangueira nova na medida correta;
- Velas novas;
- Cabos novos;
- Isolei válvula EGR pensando ser isso, melhorou funcionamento mas não resolveu lenta;
- Válvula canister já testei nova original, não mudou nada;
- Bicos originais equalizados na vazão correta, com estanqueidade perfeita;
- Nenhuma entrada de ar falso na admissão, todas mangueiras plugadas corretamente;
- Juntas TBI e admissão todas novas;
- Não tem catalisador pra dizer que seria entupimento;
- Tubulação de escape nova;
- Filtros todos novos;
- Bomba combustível Bosch nova;
- Linha de combustível revisada e refeito algumas gambiarras;
- Regulador de pressão combustível novo;
- Motor é novo e todos os periféricos também, os outros sensores que não foram trocados são novos, mas vieram no carro.

Scanners modernos não fazem leitura desse carro, mas também não acendeu luz de injeção, então não gravou erro pra analisar. Também não encontrei oficina que tivesse scanner antigo pra fazer leitura.

Faltou trocar somente sonda lambda, sensores de rotação, sensor de temperatura do ar da admissão e bobina.
Otavio R

Mensagem por Otavio R »

Detalhe que esqueci de mencionar: o carro dá partida perfeitamente, não demora, bateu pegou. Tanto frio na primeira partida, quanto quente.

Se alguém puder me dar uma força, agradeço muito.
Wilson
:: Administrador ::
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Wilson »

Será que não é cabeçote o problema ?
Imagem
Otavio R

Mensagem por Otavio R »

Wilson escreveu: Quinta-feira 20 2025f Fevereiro 2025 06:21:33 PM Será que não é cabeçote o problema ?
Aí já fica difícil saber né, e nem mexeria nisso no momento. Até porque não fui eu que fiz, mas o motor é novo. Não queima óleo, não baixa arrefecimento, não falha nada em nenhuma rotação, acelera forte e não tem nenhum barulho. Somente oscila lenta quando frio e mais nada. Tô acostumando com isso e deixando quieto.

Troquei a bobina esses dias e vou acabar trocando todos os sensores ao longo do tempo, se nada resolver ou vou convivendo até piorar muito ou partimos pra mexer algo mais pesado. Até porque é meu carro de uso diário.
Responder