[DÚVIDA] - ACELERAÇÃO ALTA NA PRIMEIRA PARTIDA. O QUE FAZER?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [NOVO MEMBRO] - ACELERAÇÃO PRIMEIRA PARTIDA

Mensagem por Bange »

'O título do link é "Reset Corsa | LINHA GM ANTIGA!!!" e não como calibrar o sensor MAP... e nem sei se o procedimento realmente resseta dados e memória de erros...

Eu gostaria de abrir o assunto para os outros amigos... não só por este "procedimento" de resset descrito no link como também da seguinte situação que ocorre comigo esporadicamente...
Se coloco a chave e viro de imediato o motor, noto que a RPM custa a descer (mal chega a 2000), tipo uns 20s... mas se coloco a chave, viro posição I, espero uns 5s e trisco o motor, a normalização para ML é bem mais rápida... quase imediato.
Alguém arrisca um palpite?


ROMULO 660
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 24 2022f Agosto 2022 08:26:16 AM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por ROMULO 660 »

Como informei na reposta anterior não tenho conhecimento técnico sobre essa questão de reset, porém tentei o procedimento do link e no meu caso deu certo. Já em relação a virar a chave na posição 1 e aguardar alguns segundos conheço que funciona sim já observei que quando viro direto a chave fica acelerado sim. Então entro no carro viro a chave coloco o cinto e logo em seguida funciono o motor, o tempo do cinto ajuda muito kkkkkkk


ROMULO 660
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quarta-feira 24 2022f Agosto 2022 08:26:16 AM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por ROMULO 660 »

Acredito que seja algum tempo de leitura do módulo de injeção


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange escreveu: Segunda-feira 26 2022f Setembro 2022 11:45:22 PM Se coloco a chave e viro de imediato o motor, noto que a RPM custa a descer (mal chega a 2000), tipo uns 20s... mas se coloco a chave, viro posição I, espero uns 5s e trisco o motor, a normalização para ML é bem mais rápida... quase imediato.
Alguém arrisca um palpite?
Bom, o IAC (atuador de marcha lenta) tem aprendizado quando a ECU reseta... e desconfio que na primeira partida a ECU dá alguns passos nele, não? Segundo a apostila da Webmecauto, o mapa do IAC tem inputs da voltagem da bateria, temperatura do líquido de arrefecimento e da MAP. Pode haver um delay no processamento, intencional ou não, para a atuação dele se a linha 50 é acionada imediatamente depois da 15 e, por instantes, ele opera em "modo de segurança"... mas são só conjecturas.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu já pensei em MAP preguiçoso...


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Olha que interessante, trecho retirado da apostila de Instrução Programada Corsa Sedan 1.6 (está no meu drive)
Após o desligamento da chave de ignição, a ECM "estaciona" a válvula IAC para a próxima partida do motor, sendo que é necessário um período de 10 segundos para que a válvula IAC mova à posição "estacionada". Se este procedimento não for observado, o ECM não receberá as informações corretas sobre a posição da válvula IAC, resultando em problemas de partida e/ou controle de marcha lenta"
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cada montadora dá uma estratégia, mas no geral não foge muito de abrir e ir fechando até a estabilidade da ML.
A meu ver a ECU sabe em que posição o IAC parou, pois é um motor de passo e cada passo tem um avanço para frente ou para trás.
Na maioria das vezes o motor é desligado em ML estável e ao ser ligado novamente a ECU recua o eixo (abre a válvula com um determinado nr de passos) para garantir giro maior e vai fechando (dando passos) até o ajuste programado internamente da RPM (na linha Corsa parece que varia de 850 a 1000RPM).
O que deve ocorrer para a perda dessa informação?
Resset de memória
Troca do IAC por outro que não esteja na mesma posição do eixo... ou extremamente fora.
Problemas com a rosca do eixo
Obstrução (sujeira) que impede o movimento livre do eixo, no próprio eixo ou na sede (berço) da ponta do eixo (onde veda).
Mal contato ou oxidação no conector do IAC ou lá na ECU

Uma falha que vejo no projeto do programa da ECU, é que ele é limitado quanto ao seu auto ajuste, necessitando de um posicionamento básico para daí passar a funcionar como deve... o vídeo a seguir mostra como funciona, como testar, alguns defeitos e... como fazer o ajuste básico.
https://www.youtube.com/watch?v=f-5ehkybVtA

Então, o Rômulo tinha um problema... fez diversos procedimentos, trocou diversos componentes (incluindo o IAC), mas não executou o procedimento básico do IAC... por sorte (ou coincidência), encontrou um vídeo que pensou ser de recalibragem do sensor MAP, mas com título de "Reset Corsa | LINHA GM ANTIGA!!!"... o vídeo não é de resset (que significa zerar/limpar/redefinir parâmetros) e nem parece ser recalibragem de MAP ou TPS...e sim de ajuste básico (ou aprendizado) do IAC.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

gtmski escreveu: Terça-feira 27 2022f Setembro 2022 11:43:16 PM Olha que interessante, trecho retirado da apostila de Instrução Programada Corsa Sedan 1.6 (está no meu drive)...
Ainda vou cair em cima deste problema, pois noto que meu IAC fica trabalhando (tic tic tic...), apenas com a chave ligada... por que, se o motor não está ligado?


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Pois é, eu também noto isso. Por isso desconfiei que há uma calibração durante o pós-chave e antes da partida
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Mas não faz sentido se o motor está parado... seria um tic tic nervoso? 🤔


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”