[DÚVIDA] - Como fazer a melhor Montagem do cabeçote?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Juniioor
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Quarta-feira 16 2016f Novembro 2016 05:43:16 PM
Localização: Barueri - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

[DÚVIDA] - Como fazer a melhor Montagem do cabeçote?

Mensagem por Juniioor »

Bom dia amigos, sou entusiasta e realizo às manutenções do meu corsa em casa mesmo, já fiz uma variedades de serviços, meu carro não vê mecânico uns 3 anos já,
Porém estou com problema no cabeçote, creio que a junta está queimada, (ou sei la, velha)pois vaza água, minha sorte é que vaza pra fora do motor e não pra dentro, já uso ele com esse problema quase dois anos, não mistura com oleo ,nao perde rendimento, nao faz barulho, o unico problema é a compra de muitas e muitas aguas desmineralizada e tbm no fim do dia, sai ar parece panela de pressão , enfim com essa pandemia, tomei coragem de mexer, já comprei..

Jogo de junta, parafuso do cabeçote, jogo de tucho, balancim e escoras..o comando não sei se troco vou ver ainda..minhas dúvidas são :

Qual é o torque correto, alguns sites diz 25nm, 60,60,60 graus...
Outros dizem 25nm ,90,90,10 graus..
Conversando com um mecânico ele disse que poderia arredondar pra 30nm ,pois 25nm é pouco,
É por fim, na junção do cabeçote e da gaiola tem uma cola que parece pedra de cor branca, alguém sabe o nome dessa cola, pois vi gente colocando aquela loctite silicone 598?? Queria saber se é confiável ,mas queria a mesma que está no carro, alguém sabe..???

É um corsa gls 1.6 /8v...obrigado a todos..


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, mesmo vc mexendo, é pouco provável que tenha o instrumental para avaliar desgastes e folgas... se quer trocar tudo, vai de boa...mas...
O certo é retirar o cabeçote e enviar para uma boa retífica, que ira avaliar/corrigir planicidade, perda de material por corosão (que pode ser o seu caso usando só desmineralizada e ou idade/uso do motor), peças com medidas ou eficiência fora das esoecificações.
Para perda de material é possível repor com solda de alumínio (nem toda retífica faz, mas indica... para componentes fora de especificação, vc pode negociar o fornecimento ou deixar que façam...
Apenas 2 ítens são trocados obrigatoriamente no cabeçote, caso todas as peças estejam em conformidade...são os retentores das válvulas e do comando... e o serviço de reassentamento das válvulas (um saco fazer).
Para o torque, veja que a sua diferença é de 10° (despresível)... tenho uma junta da Sabó (vou trocar quando abrir o meu por outra razão), onde além da ordem de aperto vem a informação de 2,5 mkgf+60+60+60°.
Para o silicone, não sei qual o que a montadora usa, mas tenho usado o Silicone Grey 999, sem problemas, em qualquer parte do motor que requeira.


J0rge
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 22 2021f Junho 2021 11:18:13 PM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por J0rge »

Boa tarde to fazendo o cabeçote do meu corsa wind 96 1.0 mpfi 8v e tô na dúvida qual marca de junta comprar (sabó ou taranto) sei que as duas são boas
Mas as vezes uma marca é melhor para cada caro alguém Sabe dizer?


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 499
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Vai de Sabó.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Compra original GM, muito superior a qualquer paralela.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Bange escreveu: Quinta-feira 14 2020f Maio 2020 09:39:40 AM Olha, mesmo vc mexendo, é pouco provável que tenha o instrumental para avaliar desgastes e folgas... se quer trocar tudo, vai de boa...mas...
O certo é retirar o cabeçote e enviar para uma boa retífica, que ira avaliar/corrigir planicidade, perda de material por corosão (que pode ser o seu caso usando só desmineralizada e ou idade/uso do motor), peças com medidas ou eficiência fora das esoecificações.
Para perda de material é possível repor com solda de alumínio (nem toda retífica faz, mas indica... para componentes fora de especificação, vc pode negociar o fornecimento ou deixar que façam...
Apenas 2 ítens são trocados obrigatoriamente no cabeçote, caso todas as peças estejam em conformidade...são os retentores das válvulas e do comando... e o serviço de reassentamento das válvulas (um saco fazer).
Para o torque, veja que a sua diferença é de 10° (despresível)... tenho uma junta da Sabó (vou trocar quando abrir o meu por outra razão), onde além da ordem de aperto vem a informação de 2,5 mkgf+60+60+60°.
Para o silicone, não sei qual o que a montadora usa, mas tenho usado o Silicone Grey 999, sem problemas, em qualquer parte do motor que requeira.
Não usam silicone e nem semissecativa, pois altera a altura entre o cabeçote e a torre, principalmente afeta a altura na entrada do furo de lubrificação para o comando de válvulas. Por isso utiliza-se um veda flanges tipo Wurth 873 cor verde.


BRENO_COSTA
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 21 2024f Janeiro 2024 10:40:47 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por BRENO_COSTA »

Boa noite amigos, sou entusiasta e estou começando a realizar às manutenções do meu corsa em casa mesmo, já fiz alguns serviços.

Agora vou montar o cabeçote, e gostaria de saber se tem alguma posição correta que os pistões tem que ficar no bloco (no alto ou no meio). E se a árvore de cames do comando tem posição correta também, antes de colocar a tampa de válvula.

Modelo: Corsa Wind 1.0 8v

Obrigado a todos.


Avatar do usuário
Manfio
:: Piquet ::
Mensagens: 388
Registrado em: Sábado 12 2016f Março 2016 12:33:18 AM
Localização: Santa Maria - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994

Mensagem por Manfio »

Se deixar o 1 e 4 em cima, tem que por os cames do comando para cima a fim de não comprimir as válvulas.
Pode deixar a polia do virabrequim apontando para as 3 horas que os pistões estarão a meio curso. Depois tu monta a torre e deixa a polia do comando no ponto. Só girar 90 graus na polia do virabrequim que a seta ficará a 6 horas juntamente na marcação da bomba de óleo. Se souber o que está fazendo pode montar em qualquer posição desde que os pistões que estejam em PMS nunca tenham os cames do comando apontados para baixo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”